Espaços de Convivência Híbridos: Possibilidades para a Compreensão Leitora de Infográficos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.563

Keywords:

Leitura, Ensino Híbrido, Infográfico

Abstract

O objetivo deste trabalho é apresentar a descrição do desenvolvimento de um projeto de intervenção educacional, que pretendeu melhorar a capacidade de leitura de alunos do ensino fundamental, especificamente a leitura de textos que se utilizam de linguagem verbal e não verbal para geração de sentido. O projeto de intervenção é parte final de uma pesquisa realizada em uma escola pública na zona rural da cidade de Montes Claros (MG), onde averiguou-se deficiência de compreensão textual, por parte dos discentes, ao depararem-se com textos multissemióticos. A pesquisa contou com a fase inicial de coletas de dados e mensuração das informações obtidas; formulação de estratégias de ação para solução do problema detectado; desenvolvimento dessas estratégias; e por fim avaliação da eficiência das estratégias aplicadas ampliando a compreensão dessa nova situação. O projeto de intervenção utilizou o ensino híbrido como possibilidade para desenvolver a compreensão leitora de infográficos. Como resultado, o trabalho evidencia a importância do uso de metodologias ativas associadas a educação personalizada e as reais condições de aplicabilidade no ensino fundamental, em escola pública.

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Biografía del autor/a

Elaine Aparecida Soares, Escola Municipal Manoel Pereira do Nascimento

Mestre em Letras pelo PROFLETRAS/Unimontes e professora do ensino fundamental da Escola Municipal Manoel Pereira do Nascimento - Montes Claros - MG

Fábia Magali Santos Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora e mestre pela FE/UnB. Professora  do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação  e Programa  de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia - ProFilo. Pesquisadora  do Educ@r: Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Digitais na Educação - 
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais - Unimontes

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Published

2021-06-22

Cómo citar

SOARES, E. A.; VIEIRA, F. M. S. Espaços de Convivência Híbridos: Possibilidades para a Compreensão Leitora de Infográficos. Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 29, p. 563–575, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.563. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2973. Acesso em: 16 sep. 2024.

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Artículos