Espaços de Convivência Híbridos: Possibilidades para a Compreensão Leitora de Infográficos
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.563Keywords:
Leitura, Ensino Híbrido, InfográficoAbstract
O objetivo deste trabalho é apresentar a descrição do desenvolvimento de um projeto de intervenção educacional, que pretendeu melhorar a capacidade de leitura de alunos do ensino fundamental, especificamente a leitura de textos que se utilizam de linguagem verbal e não verbal para geração de sentido. O projeto de intervenção é parte final de uma pesquisa realizada em uma escola pública na zona rural da cidade de Montes Claros (MG), onde averiguou-se deficiência de compreensão textual, por parte dos discentes, ao depararem-se com textos multissemióticos. A pesquisa contou com a fase inicial de coletas de dados e mensuração das informações obtidas; formulação de estratégias de ação para solução do problema detectado; desenvolvimento dessas estratégias; e por fim avaliação da eficiência das estratégias aplicadas ampliando a compreensão dessa nova situação. O projeto de intervenção utilizou o ensino híbrido como possibilidade para desenvolver a compreensão leitora de infográficos. Como resultado, o trabalho evidencia a importância do uso de metodologias ativas associadas a educação personalizada e as reais condições de aplicabilidade no ensino fundamental, em escola pública.
Descargas
Citas
Bacich, L., Tanzi Neto, A., Trevisani, F. M. (Org.) (2015). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre, RS: Penso. [GS Search]
Brasil. Ministério da Educação. Inep. Resultados do Pisa 2015. (2018, novembro, 20) Disponível em: <[link]>
Brasil. Ministério da Educação. Inep. Resultados da Prova Brasil 2017. (2018, novembro, 20). Disponível em: <[link]>
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. (2018, agosto, 10) – Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. 126p. Disponível em: <[link]>
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. (2018, agosto, 15). Disponível em: <[link]>
Carvalho, R. S. (2018). Ensinar a ler, aprender a avaliar: avaliação diagnóstica das habilidades de leitura. São Paulo, SP: Parábola.
Coscarelli, C. V. Alfabetização e Letramento digital. (2014). In: COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa (Org.) Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica Editora. [GS Search]
Coscarelli, C. V. (Org.) (2016). Tecnologias para aprender. São Paulo, SP: Parábola Editorial.
Ferrarezi Jr., C., Carvalho, R. S. de C. (2017). De alunos a leitores: o ensino da leitura na educação básica. São Paulo: Parábola Editorial. [GS Search]
Kleiman, Â. (2002). Oficina de leitura: teoria e prática. 9 ed. São Paulo: Pontes.
Koch, I. V., Elias, V. M. (2017). Ler e compreender: os sentidos do texto. 3 ed.. São Paulo, SP: Contexto. [GS Search]
Lakatos, E. M., Marconi, M. de A. (2003). Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas. [GS Search]
Leffa, V. J. Aspectos da leitura. (1996). Porto Alegre, RS: Sagra: DC Luzzatto. [GS Search]
Marcuschi, L. A. (2008). Produção Textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial.
Moran, J. (2015). Educação híbrida: Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi Neto; TREVISANI, Fernando de Mello (org.) Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. (pp. 27-45). Porto Alegre, RS: Penso. [GS Search]
Paiva, F. A. (2009). A leitura de infográficos da revista Superinteressante: procedimentos de leitura e compreensão. 205f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. [GS Search]
Paiva, F. A. (2013). Habilidades de leitura e letramentos: o desempenho de estudantes no processamento da leitura de infográficos digitais. 299f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. [GS Search]
Paiva, F. A. (2016). Leitura de imagens em infográficos. In: COSCARELLI, Carla Viana. (org.). Tecnologias para aprender. (pp. 43-59). São Paulo: Parábola Editorial.
Ribeiro, A. E. (2016). Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial.
Ribeiro, A. E. (2016). Leitura, escrita e tecnologia: questões, relações e provocações. In: COSCARELLI, Carla Viana. (org.). Tecnologias para aprender. (pp 31-42). São Paulo, SP: Parábola Editorial.
Rojo, R. (2009). Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial. [GS Search]
Rojo, R., Moura, E. (Orgs.). (2012) Multiletramentos na escola. São Paulo. SP: Parábola Editorial.
Schiehl, E. P., Gasparini, I. (2021). Modelos de Ensino Híbrido: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2017), pp. 1-10, SBC. doi: 10.5753/cbie.sbie.2017.1 [GS Search]
Soares, E. A. (2020). Espaços de convivência híbridos: possibilidades para desenvolver a compreensão leitora de infográficos. 157f. Dissertação (Mestrado em Letras/ Profletras) – Faculdade de Letras, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros.
Solé, I. (1998). Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling. 6 ed. Porto Alegre, RS: Artmed. [GS Search]
Thornburg, D. (2018). Campfires in Cyberspace: Primordial Metaphors for Learning in the 21st Century. 1996. Disponível em: <[link]>. [GS Search]
Archivos adicionales
Published
Cómo citar
Issue
Section
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.