Experiência na Coordenação de Área do PIBID da Licenciatura em Informática: Ensino de Computação na Escola Pública

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.117

Keywords:

Formação inicial docente, PIBID, Ensino de Computação

Abstract

Este trabalho versa sobre as especificidades da política de formação inicial de professores no Curso de Licenciatura em Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Trata das ações operacionalizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em 03 (três) escolas na região da Zona Norte de Natal/RN. O presente estudo foi realizado por meio de revisão de literatura sobre formação docente e Ensino da Computação, bem como de uma pesquisa-ação nas escolas-campo parceiras do projeto, realizada entre os anos de 2012 e 2015, e da análise teórico-metodológica sistematizada ao longo das ações. Observa-se que o PIBID é uma significativa oportunidade de constituição dos saberes docentes necessários à prática didático-pedagógica no contexto escolar, particularmente no que concerne ao Ensino de Computação nas Escolas Públicas. Apesar da vivência de dificuldades acerca das condições materiais nas instituições públicas vinculadas ao Programa, conseguiu-se promover a inclusão de Tecnologia Educacional e difusão do pensamento computacional na Escola. As atividades desenvolvidas evidenciam a necessidade da interação entre a Instituição de Ensino Superior e as Escolas de Educação Básica na constituição da formação inicial de Licenciandos em Informática e promoção de disseminação do pensamento computacional no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Pauleany Simões de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação (UFRN) com pós-doutoramento no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) em cooperação técnica no Instituto Federal da Bahia (IFBA).

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Arquivos adicionais

Published

2021-03-12

Como Citar

MORAIS, P. S. de; SOUZA, M. Experiência na Coordenação de Área do PIBID da Licenciatura em Informática: Ensino de Computação na Escola Pública. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 117–132, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.117. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2991. Acesso em: 9 out. 2024.

Issue

Section

Edição Especial :: Produção Técnico-científica na Licenciatura em Computação