Experiência na Coordenação de Área do PIBID da Licenciatura em Informática: Ensino de Computação na Escola Pública

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.117

Keywords:

Formação inicial docente, PIBID, Ensino de Computação

Abstract

Este trabalho versa sobre as especificidades da política de formação inicial de professores no Curso de Licenciatura em Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Trata das ações operacionalizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em 03 (três) escolas na região da Zona Norte de Natal/RN. O presente estudo foi realizado por meio de revisão de literatura sobre formação docente e Ensino da Computação, bem como de uma pesquisa-ação nas escolas-campo parceiras do projeto, realizada entre os anos de 2012 e 2015, e da análise teórico-metodológica sistematizada ao longo das ações. Observa-se que o PIBID é uma significativa oportunidade de constituição dos saberes docentes necessários à prática didático-pedagógica no contexto escolar, particularmente no que concerne ao Ensino de Computação nas Escolas Públicas. Apesar da vivência de dificuldades acerca das condições materiais nas instituições públicas vinculadas ao Programa, conseguiu-se promover a inclusão de Tecnologia Educacional e difusão do pensamento computacional na Escola. As atividades desenvolvidas evidenciam a necessidade da interação entre a Instituição de Ensino Superior e as Escolas de Educação Básica na constituição da formação inicial de Licenciandos em Informática e promoção de disseminação do pensamento computacional no contexto escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pauleany Simões de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação (UFRN) com pós-doutoramento no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) em cooperação técnica no Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Citas

Alcaide, V., Elena, D., García, C. M. (2012). Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Editora UTFPR. [GS Search]

Almeida, M. D. et. al. (2006). Ensino médio noturno no Rio Grande do Norte: democratização e diversidade. Secretaria de Educação Básica. Disponível em [link].

Bell, T., Witten; I. H., Fellows, M. (2011). Computer Science Unplugged: ensinando ciência da computação sem o uso do computador (L. P. Barreto, Trad). Disponível em: [link]. [GS Search]

Bogdan, R. C.; Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos (M. J. Alvarez, S. B. dos Santos & T. M. Baptista, Trad.). Porto: Porto Editora. [GS Search]

Bombasar, J., Raabe, A., Miranda, E. M. de & Santiago, R. (2015). Ferramentas para o ensino-aprendizagem do pensamento computacional: onde está Alan Turing? In: S. C. C. S. Pinto & D. D. M. C. Matos (Eds.). Brazilian Symposium on Computers in Education. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. doi: 10.5753/cbie.sbie.2015.81 [GS Search]

Brackmann, C. P. (2017). Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. [Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponíveç em: [link]. [GS Search]

Brasil, Senado Federal. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: no 9394/96. Brasília. [GS Search]

Brasil, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. (2009). Decreto Presidencial n. 6.755, de 29 de janeiro de 2009. [GS Search]

Brasil, Ministério da Educação, Coordenação se Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2010). Portaria n. 72, de 9 de abril de 2010. Disponível em: [link]

Brasil. Ministério da Educação, Coordenação se Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2013). Portaria No 096, de 18 de Julho de 2013. Disponível em: [link]

Capistrano, L. F. D., Macêdo, G. C., Pinheiro, M. D., Costa, M. C. da & Silva, T. F. da (2013) Memória minha comunidade: Lagoa Azul. Natal: SEMURB. [GS Search]

Carvalho, M. L. B. de, Chaimowicz, L. & Moro, M. M. (2013). O Pensamento computacional no ensino médio mineiro. In: J. P. M. de Oliveira & P. A. Tedesco (Eds.). Anais do XXI Workshop sobre Educação em Computação (pp. 641-650). Sociedade Brasileira de Computação. [GS Search]

Conforto, D., Cavedini, P., Miranda, R., & Caetano, S. (2018). Pensamento computacional na educação básica: interface tecnológica na construção de competências do século XXI. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 1(1). doi: 10.5335/rbecm.v1i1.8481. [GS Search]

Fernandes, M. J. da S. & Mendonça, S. G. de L. (2015). PIBID/UNESP: novos sentidos para a formação docente. In: I. M. S. de Farias, M. S. L. Lima, M. M. D. Cavalcante & J. A. M. de Sales (Eds.). Didática e a Prática de Ensino na relação com a formação de professores. EdUECE. [GS Search]

Ferreira, A. C., Melhor, A., Barreto, J., de Paiva, L. F., & Matos, E. (2015). Experiência prática interdisciplinar do raciocínio computacional em atividades de computação desplugada na educação básica. In: C. S. de Menezes & E. Ferraz (Eds.). Anais do XXI Workshop de Informática na Escola (pp. 256 – 265). Sociedade Brasileira de Computação. doi: 10.5753/cbie.wie.2015.256. [GS Search]

Freire, P. (2006). Educação e mudança (M. Gadotti & L. L. Martin, Trad.). 29 ed. Editora Paz e Terra. [GS Search]

Freitas, H. C. L. (1996). O trabalho como princípio articulador na prática de ensino e nos estágios. Campinas: Papirus. [GS Search]

Gaspar, M. de L. R., Ribeiro, E. A., Silva, K. G. (2013). O ensino de computação, o PIBID e a formação inicial: primeiras aproximações com o objeto de estudo. In: Anais do II Colóquio Nacional: a produção do conhecimento em Educação Profissional. IFRN. Disponível em: [link]. [GS Search]

Imbernón, F.(2006) Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza (2. ed.). São Paulo: Cortês. [GS Search]

Marinho, A. R. D. S., de Morais, P. S., de Souza, G. R., & do Nascimento, A. S. (2018). Relato de Experiência Vivenciada no PIBID sobre a Utilização da Computação Desplugada, a Hora do Código e do Scratch no Ensino Médio. In: L. Galvão & S. Martins (Eds.). Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação. doi: 10.5753/wei.2018.3507. [GS Search]

Martinhago, A. Z; Samarzaro, R., Lima, I., Guimarães, L. (2014). Computação Desplugada no Ensino de Bando de Dados na Educação Superior. In: Anais do XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Sociedade Brasileira de Computação. [GS Search]

Pimenta, S. G., Ghedin, E. (2005). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez. [GS Search]

Pretto, N., Souza, J. S., Rocha, T. B. (2011). Tabuleiro digital: uma experiência de inclusão digital em ambiente educacional. In: N. Preto & M. H. Bonilla (Ed.). Inclusão digital: polêmica contemporânea (pp. 163-182). Salvador: EDUFBA. [GS Search]

Raabe, A. L. A., Frango, I., Ribeiro, L., Granville, L. Z., Salgado, L., da Cruz, M. J. K., & Fortes, S. (2017). Referenciais de formação em computação: Educação básica. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. [GS Search]

Ramalho, B. L., Nuñez, I. B., Gauthier, C. (2003). Formar o professor-profissionalizar o ensino: Perspectivas e desafios. Editora Sulina. [GS Search]

Santos, I. (2015, dez. 28). Bem-vindo ao Mundo da Robótica. Robótica na Escola. Disponível em: [link]

Sarmento, A., Farias, M., & Santos, H. (2017). Relato de Experiência do PIBID: Promovendo o Ensino de Computação de forma interdisciplinar com Português no Ensino Fundamental. In J A. de C. Filho (Ed). Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação. doi: 10.5753/cbie.wie.2017.313. [GS Search]

Silva, M. G. L. da; Barroso, M. T. (2010). Caracterização de laboratórios escolares de química em escolas públicas em natal. Revista Educação em Questão, 37 (23), 121-145. Natal: EDUFRN. [GS Search]

Tardif, M. (2012). Saberes docentes e formação profissional (14 ed.). Editora Vozes. [GS Search]

Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, 31 (3), 443-466. doi: 10.1590/S1517-97022005000300009. [GS Search]

Vaillant, D., Marcelo, C. (2012). Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Editora UTFPR. [GS Search]

Valente, J. A. (2008). Informática na educação: conformar ou transformar a escola. PERSPECTIVA, 24, 21-49. doi: 10.5335/rbecm.v1i1.8481. [GS Search]

Vieira, A., Passos, O., Barreto, R. (2013). Um Relato de Experiência do Uso da Técnica Computação Desplugada. In: n: J. P. M. de Oliveira & P. A. Tedesco (Eds.). Anais do XXI Workshop sobre Educação em Computação (pp. 671-680). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. [GS Search]

Wing, J. M. (2006). Computational Thinking. Communications of the ACM, 49 (3), 33-35. doi: 10.1145/1118178.1118215. [GS Search]

Zanini, A. S.; Raabe, A. L. A. (2012). Análise dos enunciados utilizados nos problemas de programação introdutória em cursos de ciência da computação no Brasil. In: A. M. R. Vincenzi, J. P. M. de Oliveira & E. J. Spinosa (Eds). Anais do Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. [GS Search]

Archivos adicionales

Published

2021-03-12

Cómo citar

MORAIS, P. S. de; SOUZA, M. Experiência na Coordenação de Área do PIBID da Licenciatura em Informática: Ensino de Computação na Escola Pública. Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 29, p. 117–132, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.117. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2991. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Núm. Especial :: Producción Técnico-Científica en la Licenciatura en Informática