Um Survey Investigativo Sobre Aspectos Motivadores do Ingresso e Evasão dos Alunos dos Cursos Técnicos da Área de Informática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.3246

Keywords:

Evasão, Alunos de cursos técnicos de informática, Survey, Questionário, Pesquisa empírica

Abstract

A desistência de alunos antes da conclusão de um curso, conhecida como evasão, é um problema frequente que causa perda de recursos, tempo e de impacto social. Por isso, é de extrema importância identificar e analisar os fatores que levam à evasão nos cursos técnicos. Este estudo tem como objetivo investigar os principais motivos que influenciam a evasão de alunos nos cursos técnicos de informática do IFPB campus Campina Grande. Para isso, foi elaborado um questionário com o intuito de conhecer o perfil dos alunos evadidos e as razões que os levaram a ingressar e abandonar o curso. Foram obtidas 57 respostas, de um total de mais de 150 alunos evadidos nos últimos 10 anos dos cursos técnicos da área de informática. Os resultados sugerem que a motivação para o ingresso e evasão para essa modalidade de ensino difere-se dos motivos da evasão no ensino superior. Fatores como estado emocional, problemas pessoais ou familiares e dificuldade em aprender determinados conteúdos disciplinares estão entre os mais recorrentemente citados para evasão dos alunos. Por outro lado, a facilidade de inserção no mercado, interesse e aptidões, possibilidade de estudar e trabalhar e ascensão profissional estão entre os mais recorrentemente citados para ingresso dos alunos nos cursos técnicos de informática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Albuquerque, D. W. (2022, may). Material suplementar do artigo evasão dos alunos de cursos técnicos do ifpb. FigShare. Retrieved from [Link]

Araújo, C. C., & Reis, E. A. (2017). O perfil do estudante do curso técnico em informática do instituto federal de educação, ciência e tecnologia da paraíba. Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar-ISSN 2237-4982, 5, 1–14.

Bastos, O., et al. (2016). A evasão escolar no ensino técnico-um estudo de caso do cefet-rj. Revista Educação e Cultura Contemporânea, 13(32), 217–234. [GS Search]

Campos, R. K. d. N., & Santana, G. d. C. (2013, sep). Fatores e motivos da evasão escolar no curso técnico subsequente de manutenção e suporte em informática do ifs-campus itabaiana. Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR. Retrieved from [Link] [GS Search]

Carvalho, L., Santos, A., Nakamura, F., & Oliveira, E. (2019). Detecção precoce de evasão em cursos de graduação presencial em computação: um estudo preliminar. In Anais do xxvii workshop sobre educaçao em computaçao (pp. 233–243). doi: 10.5753/wei.2019.6632 [GS Search]

Cravo, A. C. (2012). Análise das causas da evasão escolar do curso técnico de informática em uma faculdade de tecnologia de florianópolis. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 5(2), 238–250. doi: 10.5007/1983-4535.2012v5n2p238 [GS Search]

Figueiredo, N. G. d. S., & Salles, D. M. R. (2017). Educação profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 25, 356–392. doi: 10.1590/S0104-40362017002500397 [GS Search]

Frank, M. d. O. N. e. a. (2019). A evasão no curso de técnico de informática do ifrn campus ipanguaçu (2011/2019). Anais VI CONEDU. Disponível em: [Link]. Acesso em março 2022., 1. [GS Search]

Gaioso, N. P. L. (2006). O fenômeno da evasão escolar na educação superior no brasil. brasília, 2005. Projeto Permanência e Êxito do educando no CEFET/SC. [GS Search]

Gugelmin, L. (2015). Evasão escolar na educação profissional: diagnóstico dos cursos técnicos subsequentes do colégio estadual de pato branco. Unpublished master’s thesis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. [GS Search]

Hoed, R. M. (2017, feb). Análise da evasão em cursos superiores: o caso da evasão em cursos superiores da área de computação. Mestrado Profissional em Computação Aplicada (Dissertações). [GS Search]

IFPB (2023). Apresentação da instituição de ensino. Site Institucional do Instituto Federal da Paraíba. Retrieved from [Link]

Johann, C. C., et al. (2012). Evasão escolar no instituto federal sul-rio-grandense: um estudo de caso no campus passo fundo. Programa de Pós-Graduação em Educação. [GS Search]

Kinnunen, P., & Malmi, L. (2006). Why students drop out cs1 course? In Proceedings of the second international workshop on computing education research (pp. 97–108). doi: 10.1145/1151588.1151604 [GS Search]

Linaker, J., Sulaman, S. M., Höst, M., & de Mello, R. M. (2015). Guidelines for conducting surveys in software engineering v. 1.1. Lund University. [GS Search]

Linke, E. C., Nogueira, B. C., & LINKE, E. C. (2017). A evasão escolar no ensino técnico profissionalizantes. Anais do 22º Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 01–14. [GS Search]

Marques, L. T., Marques, B. T., Silva, C. A. M., Rocha, R. S., Silva, J. C. P., Chaves, L., . . . others (2020). A evasão escolar no ensino superior: Um estudo de caso do curso de ciência da computação da ufersa. Brazilian Journal of Development, 6(12), 103334–103350. doi: 10.34117/bjdv6n12-728 [GS Search]

Oliveira Silva, G., de Lima Albuquerque, J., de Pinho, M. A. B., de Moraes Filho, R. A., & de Araújo, C. W. F. (2020). Políticas públicas no combate a evasão e abandono escolar na educação básica brasileira: uma revisão de literatura. ID on line. Revista de psicologia, 14(53), 1010–1025. doi: 10.14295/idonline.v14i53.2925 [GS Search]

Pinheiro, L. S., Lira, F., Rezende, M. T., & Fontoura, N. d. O. (2019). Os desafios do passado no trabalho doméstico do século xxi: reflexões para o caso brasileiro a partir dos dados da pnad contínua. Texto para Discussão (TD). [GS Search]

Queiroga, E., Cechinel, C., & Araújo, R. (2017). Predição de estudantes com risco de evasão em cursos técnicos a distância. In Brazilian symposium on computers in education (simpósio brasileiro de informática na educaçao-sbie) (Vol. 28, p. 1547). doi: 10.5753/cbie.sbie.2017.1547 [GS Search]

Queiroz, L. D. (2006). Um estudo sobre a evasão escolar: para se pensar na inclusão escolar. Rev Bras Estudos Pedag, 64(147), 38–69. [GS Search]

Rigo, S. J., Cazella, S. C., & Cambruzzi, W. (2012). Minerando dados educacionais com foco na evasão escolar: oportunidades, desafios e necessidades. In Anais do workshop de desafios da computação aplicada à educação (pp. 168–177). [GS Search]

Rodrigues, F. S. (2013). Estudo sobre a evasão no curso de ciência da computação da ufrgs. Monografia de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). [GS Search]

Saraiva, D., Pereira, S., Gallindo, E., Braga, R., & Oliveira, C. (2019). Uma proposta para predição de risco de evasão de estudantes em um curso técnico em informática. In Anais do xxvii workshop sobre educação em computação (pp. 319–333). doi: 10.5753/wei.2019.6639 [GS Search]

SETEC/MEC/Brasil (2022). Rede federal de educação profissional científica e tecnológica. Plataforma Nilo Peçanha. Retrieved from [Link]

Silva, C. R., Pimentel, B. R., & Finardi, K. R. (2014). Refletindo sobre a evasão em um curso técnico do pronatec. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 15(3). [GS Search]

Da Silva, F. (2020). Curso técnico integrado ao ensino médio: Percepções sobre a evasão. Dissertação de Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). [GS Search]

Silva, J., Dias, P. C., & Silva, M. C. d. (2017). Fatores de influência no processo de evasão escolar em três cursos técnicos do instituto federal de educação, ciência e tecnologia de brasília. Revista da UIIPS, 5(3), 6–21. [GS Search]

Silva, L. B., et al. (2019). Perfil da evasão e da retenção de estudantes dos cursos de ciências humanas e ciências biomédicas. PROSSIGA. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia/Pró-reitoria de Graduação. [GS Search]

Silva Filho, R. B., & de Lima Araújo, R. M. (2017). Evasão e abandono escolar na educação básica no brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação por escrito, 8(1), 35–48. [GS Search]

Stephenson, C., Miller, A. D., Alvarado, C., Barker, L., Barr, V., Camp, T., . . . others (2018). Retention in computer science undergraduate programs in the us: Data challenges and promising interventions. ACM. doi: 10.1145/3406772 [GS Search]

Vasconcelos, V., & Andrade, E. (2018). Análise da evasão de alunos na licenciatura em computação. In Anais do xxvi workshop sobre educação em computação. doi: 10.5753/wei.2018.3482 [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2023-08-20

Como Citar

SOUSA, M. K. V. de; ALBUQUERQUE, D. W.; DANTAS FILHO, E.; PERKUSICH, M. B. Um Survey Investigativo Sobre Aspectos Motivadores do Ingresso e Evasão dos Alunos dos Cursos Técnicos da Área de Informática. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 467–487, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.3246. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3246. Acesso em: 8 set. 2024.

Issue

Section

Artigos Premiados :: WEI