A Participação Feminina nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio da Educação Profissional e Tecnológica

Authors

  • Thamiris Stephane Zangeski Novais Paiva Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá
  • Juliana Saragiotto Silva Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.993

Keywords:

Estudo de gênero, meninas, Ciência e Tecnologia

Abstract

Historicamente, as mulheres foram relegadas ao papel de cuidadoras, reprodutoras e mantenedoras da vida na esfera doméstica. Inclusive, por muito tempo, a educação da mulher foi pautada na incorporação das Ciências relacionadas ao cuidado, em detrimento das Ciências Exatas. Atualmente, estudos demonstram o aumento da escolaridade das mulheres frente aos homens; entretanto, as mulheres continuam sendo minoria em algumas áreas do conhecimento, que, no senso comum, são destinadas aos homens. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi investigar a representação feminina em alguns cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá, Cel. Octayde Jorge da Silva, no período de 2010 a 2019. Após definido o lócus do estudo, procedeu-se à coleta de dados, em duas fases. Na primeira, foram angariadas as listagens de matrículas de estudantes dos cursos, no sistema “Q-Acadêmico” do Campus. Na segunda, foram coletados, na Plataforma Nilo Peçanha, os dados referentes à concentração feminina no lócus da pesquisa e nos demais Institutos Federais do Brasil, entre os anos de 2017 e 2019. A partir da análise e discussão dos dados, percebeu-se que a representatividade feminina, nos cursos pesquisados, foi inferior à masculina. Este fato contrapõe outras pesquisas que demonstram que, no Brasil, as matrículas na EPT vêm sendo ocupadas, majoritariamente, por mulheres. Além disso, verificou-se que as taxas de evasão feminina são menores que a masculina e que as taxas de conclusão de curso são maiores. Conclui-se assim, que apesar de as meninas terem maior representatividade na EPT em nível nacional, no recorte desta pesquisa, este fato não se repetiu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CONFEA. (2021). Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Programa Mulher (2021 – 2023). Brasília-DF. Recuperado de [link]

Freitas, L. B., & da Luz, N. S. (2017). Gênero, Ciência e Tecnologia: estado da arte. cadernos Pagu, 49, e174908. doi: 10.1590/18094449201700490008. [GS Search]

García, M. I. G. (2018). Ciencia tecnología y género. Recuperado de [link]. [GS Search]

García, M. I. G., & Sedeño, E. P. (2002). Ciencia, tecnología y género. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología, Sociedad e Innovación, v. 2, p. 5, 2002. Recuperado de [link]. [GS Search]

IFMT. (2017). Instituto Federal de Mato Grosso. Plano Estratégico Institucional de Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso PEIAPEE – IFMT 2017. Recuperado de [link]

IFMT. (2018). Instituto Federal de Mato Grosso. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019 – 2023. Recuperado de [link]

INEP. (2020a). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Panorama da educação: destaques do Education at a Glance 2020 [recurso eletrônico]. Recuperado de [link]

INEP. (2020b). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 3° Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação 2020 [recurso eletrônico]. Recuperado de [link]

INEP. (2020c). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo Técnico: Censo da Educação Básica Estadual 2019 [recurso eletrônico]. Recuperado de [link]

Kunze, N. (2009). O Surgimento da Rede Federal de Educação Profissional nos Primórdios do Regime Republicano Brasileiro. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 2(2), 8-24. doi: 10.15628/rbept.2009.2939. [GS Search]

Lopes, S. F. P., & Quirino, R. (2017). Relações de gênero na Educação Profissional e Tecnológica: as escolhas das alunas do CEFET-MG. In: Anais Eletrônicos do Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress (Anais Eletrônicos). Recuperado de [link]. [GS Search]

Louro, G. L. (2004). Mulheres na sala de aula. In: M. D. Priore (Org.), História das mulheres no Brasil, 469.

Marinho, G., Fagundes, S., & Aguilar, C. (2019). Análise da participação feminina nos cursos técnicos e de graduação da área de Informática da Rede Federal de Educação Tecnológica e do Cefet/RJ, campus Nova Friburgo. In: Anais do XIII Women in Information Technology, (pp. 21-30). Porto Alegre: SBC. doi: 10.5753/wit.2019.6709. [GS Search]

MEC. (2020). Ministério da Educação Plataforma Nilo Peçanha (Anos base 2017-2019). Recuperado de [link]

Paiva, T. S. Z. N. (Autora). (2021, Março, 17). Ciência, Tecnologia e Meninas [podcast]. Recuperado de [link]

Pereira, J., De Moura, L., Coelho, N., Montes, G., Magesti, I., & Coelho, A. (2020). Uma Análise da Participação das Mulheres nos Cursos Técnico em Informática e Ciência da Computação do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. In: Anais do XIV Women in Information Technology, (pp. 139-148). Porto Alegre: SBC. doi: 10.5753/wit.2020.11284. [GS Search]

Ribeiro, K., & Maciel, C. (2020). Um Estudo sobre o Desenvolvimento da Carreira das Estudantes do Ensino Médio Integrado em Informática. In Anais dos Workshops do IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 21-30). Porto Alegre: SBC. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2020.21. [GS Search]

Saavedra, L. (2009). Assimetrias de Género nas Escolhas Vocacionais, Guião de Educação, Género e Cidadania, Lisboa, p.121-130, jan. 2009. Recuperado de [link]. [GS Search]

Santana, T., Assis, I., Braga, R., & Louzada, N. (2017). A importância de atividades de empoderamento feminino como forma de minimizar a evasão das mulheres nos cursos de Tecnologia da Informação. In: Anais do XI Women in Information Technology. Porto Alegre: SBC. doi: 10.5753/wit.2017.3407. [GS Search]

UNICEF. (1979). Fundo das Nações Unidas para a Infância. Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres. . Recuperado de [link]

Arquivos adicionais

Published

2021-08-06

Como Citar

PAIVA, T. S. Z. N.; SILVA, J. S. A Participação Feminina nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 993–1006, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.993. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3509. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Edição Especial :: Construindo sinergias LATAM para pesquisas colaborativas