A Participação Feminina nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio da Educação Profissional e Tecnológica

Authors

  • Thamiris Stephane Zangeski Novais Paiva Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá
  • Juliana Saragiotto Silva Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.993

Keywords:

Estudo de gênero, meninas, Ciência e Tecnologia

Abstract

Historicamente, as mulheres foram relegadas ao papel de cuidadoras, reprodutoras e mantenedoras da vida na esfera doméstica. Inclusive, por muito tempo, a educação da mulher foi pautada na incorporação das Ciências relacionadas ao cuidado, em detrimento das Ciências Exatas. Atualmente, estudos demonstram o aumento da escolaridade das mulheres frente aos homens; entretanto, as mulheres continuam sendo minoria em algumas áreas do conhecimento, que, no senso comum, são destinadas aos homens. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi investigar a representação feminina em alguns cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá, Cel. Octayde Jorge da Silva, no período de 2010 a 2019. Após definido o lócus do estudo, procedeu-se à coleta de dados, em duas fases. Na primeira, foram angariadas as listagens de matrículas de estudantes dos cursos, no sistema “Q-Acadêmico” do Campus. Na segunda, foram coletados, na Plataforma Nilo Peçanha, os dados referentes à concentração feminina no lócus da pesquisa e nos demais Institutos Federais do Brasil, entre os anos de 2017 e 2019. A partir da análise e discussão dos dados, percebeu-se que a representatividade feminina, nos cursos pesquisados, foi inferior à masculina. Este fato contrapõe outras pesquisas que demonstram que, no Brasil, as matrículas na EPT vêm sendo ocupadas, majoritariamente, por mulheres. Além disso, verificou-se que as taxas de evasão feminina são menores que a masculina e que as taxas de conclusão de curso são maiores. Conclui-se assim, que apesar de as meninas terem maior representatividade na EPT em nível nacional, no recorte desta pesquisa, este fato não se repetiu.

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Arquivos adicionais

Published

2021-08-06

Como Citar

PAIVA, T. S. Z. N.; SILVA, J. S. A Participação Feminina nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 993–1006, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.993. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3509. Acesso em: 7 set. 2024.

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Edição Especial :: Construindo sinergias LATAM para pesquisas colaborativas