A Participação Feminina nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio da Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.993Keywords:
Estudo de gênero, meninas, Ciência e TecnologiaAbstract
Historicamente, as mulheres foram relegadas ao papel de cuidadoras, reprodutoras e mantenedoras da vida na esfera doméstica. Inclusive, por muito tempo, a educação da mulher foi pautada na incorporação das Ciências relacionadas ao cuidado, em detrimento das Ciências Exatas. Atualmente, estudos demonstram o aumento da escolaridade das mulheres frente aos homens; entretanto, as mulheres continuam sendo minoria em algumas áreas do conhecimento, que, no senso comum, são destinadas aos homens. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi investigar a representação feminina em alguns cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá, Cel. Octayde Jorge da Silva, no período de 2010 a 2019. Após definido o lócus do estudo, procedeu-se à coleta de dados, em duas fases. Na primeira, foram angariadas as listagens de matrículas de estudantes dos cursos, no sistema “Q-Acadêmico” do Campus. Na segunda, foram coletados, na Plataforma Nilo Peçanha, os dados referentes à concentração feminina no lócus da pesquisa e nos demais Institutos Federais do Brasil, entre os anos de 2017 e 2019. A partir da análise e discussão dos dados, percebeu-se que a representatividade feminina, nos cursos pesquisados, foi inferior à masculina. Este fato contrapõe outras pesquisas que demonstram que, no Brasil, as matrículas na EPT vêm sendo ocupadas, majoritariamente, por mulheres. Além disso, verificou-se que as taxas de evasão feminina são menores que a masculina e que as taxas de conclusão de curso são maiores. Conclui-se assim, que apesar de as meninas terem maior representatividade na EPT em nível nacional, no recorte desta pesquisa, este fato não se repetiu.
Descargas
Citas
CONFEA. (2021). Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Programa Mulher (2021 – 2023). Brasília-DF. Recuperado de [link]
Freitas, L. B., & da Luz, N. S. (2017). Gênero, Ciência e Tecnologia: estado da arte. cadernos Pagu, 49, e174908. doi: 10.1590/18094449201700490008. [GS Search]
García, M. I. G. (2018). Ciencia tecnología y género. Recuperado de [link]. [GS Search]
García, M. I. G., & Sedeño, E. P. (2002). Ciencia, tecnología y género. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología, Sociedad e Innovación, v. 2, p. 5, 2002. Recuperado de [link]. [GS Search]
IFMT. (2017). Instituto Federal de Mato Grosso. Plano Estratégico Institucional de Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso PEIAPEE – IFMT 2017. Recuperado de [link]
IFMT. (2018). Instituto Federal de Mato Grosso. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019 – 2023. Recuperado de [link]
INEP. (2020a). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Panorama da educação: destaques do Education at a Glance 2020 [recurso eletrônico]. Recuperado de [link]
INEP. (2020b). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 3° Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação 2020 [recurso eletrônico]. Recuperado de [link]
INEP. (2020c). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo Técnico: Censo da Educação Básica Estadual 2019 [recurso eletrônico]. Recuperado de [link]
Kunze, N. (2009). O Surgimento da Rede Federal de Educação Profissional nos Primórdios do Regime Republicano Brasileiro. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 2(2), 8-24. doi: 10.15628/rbept.2009.2939. [GS Search]
Lopes, S. F. P., & Quirino, R. (2017). Relações de gênero na Educação Profissional e Tecnológica: as escolhas das alunas do CEFET-MG. In: Anais Eletrônicos do Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress (Anais Eletrônicos). Recuperado de [link]. [GS Search]
Louro, G. L. (2004). Mulheres na sala de aula. In: M. D. Priore (Org.), História das mulheres no Brasil, 469.
Marinho, G., Fagundes, S., & Aguilar, C. (2019). Análise da participação feminina nos cursos técnicos e de graduação da área de Informática da Rede Federal de Educação Tecnológica e do Cefet/RJ, campus Nova Friburgo. In: Anais do XIII Women in Information Technology, (pp. 21-30). Porto Alegre: SBC. doi: 10.5753/wit.2019.6709. [GS Search]
MEC. (2020). Ministério da Educação Plataforma Nilo Peçanha (Anos base 2017-2019). Recuperado de [link]
Paiva, T. S. Z. N. (Autora). (2021, Março, 17). Ciência, Tecnologia e Meninas [podcast]. Recuperado de [link]
Pereira, J., De Moura, L., Coelho, N., Montes, G., Magesti, I., & Coelho, A. (2020). Uma Análise da Participação das Mulheres nos Cursos Técnico em Informática e Ciência da Computação do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. In: Anais do XIV Women in Information Technology, (pp. 139-148). Porto Alegre: SBC. doi: 10.5753/wit.2020.11284. [GS Search]
Ribeiro, K., & Maciel, C. (2020). Um Estudo sobre o Desenvolvimento da Carreira das Estudantes do Ensino Médio Integrado em Informática. In Anais dos Workshops do IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 21-30). Porto Alegre: SBC. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2020.21. [GS Search]
Saavedra, L. (2009). Assimetrias de Género nas Escolhas Vocacionais, Guião de Educação, Género e Cidadania, Lisboa, p.121-130, jan. 2009. Recuperado de [link]. [GS Search]
Santana, T., Assis, I., Braga, R., & Louzada, N. (2017). A importância de atividades de empoderamento feminino como forma de minimizar a evasão das mulheres nos cursos de Tecnologia da Informação. In: Anais do XI Women in Information Technology. Porto Alegre: SBC. doi: 10.5753/wit.2017.3407. [GS Search]
UNICEF. (1979). Fundo das Nações Unidas para a Infância. Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres. . Recuperado de [link]
Archivos adicionales
Published
Cómo citar
Issue
Section
Licencia
Derechos de autor 2021 Thamiris Stephane Zangeski Novais Paiva, Juliana Saragiotto Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.