Um Jogo Sério para Reduzir a Vulnerabilidade de Crianças em Combate a Violência Sexual

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3619

Keywords:

Violência sexual infantil, Tecnologia educacional, Jogos sérios

Abstract

A violência sexual infantil é um problema grave de saúde pública. Esse problema traz prejuízos tanto para as vítimas, quanto para a sociedade. Inúmeras medidas surgiram em todo o mundo, voltadas à proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes. Dentre as medidas, destacam-se as estratégias educativas baseadas em jogos, demostrando-se como boas aliadas no ensino preventivo e no combate à violência sexual. A presente pesquisa realizou o desenvolvimento de um jogo sério focado no ensino-aprendizagem da prevenção da violência sexual infantil. O processo avaliativo do jogo foi realizado na Escola Municipal Pauline Parucker. A escola viabilizou a participação de um total 112 (cento e doze) crianças para a pesquisa, contudo, dessas apenas 33 (trinta e três) foram autorizadas pelos responsáveis a participarem do estudo. A amostra de crianças autorizadas foi segmentada em dois grupos: grupo controle com 18 (dezoito) crianças e grupo experimental com 15 (quinze). O grupo experimental usou o jogo e o grupo controle prosseguiu com as atividades pedagógicas em sala de aula. Ambos os grupos tiveram suas percepções sobre prevenção ao abuso mensuradas pela tradução do instrumento CKAQ. Essa avaliação foi realizada antes e após o jogo, de modo a identificar se houve avanços sobre as práticas de prevenção. Os resultados apresentados apontam para uma equivalência estatística entre os grupos estudados. Posto que a falta de informação torna as crianças vulneráveis em relação à violência sexual infantil, considera-se baixa adesão de crianças como uma barreira a ser problematizada pela pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Albert, F. R., & Costa, D. L. (2020). Desenvolvimento visual de jogo sério sobre educação sexual. XIX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 64–71. [link].

Barron, I., & Topping, K. (2008). School-based child sexual abuse prevention programmes: the evidence on effectiveness. Journal of Children’s Services, 31–53. doi: 10.1108/17466660200800017 [GS Search].

Brasil. (2009). Lei nº 12.015, de 7 de Agosto de 2009. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. [link].

Brasil. (2017). Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. [link].

Budin, L. E., & Johnson, C. F. (1989). Sex abuse prevention programs: Offenders’ attitudes about their efficacy. Child Abuse & Neglect, 13(1), 77–87. doi: 10.1016/0145-2134(89)90031-8 [GS Search].

Carrara, M. R., & Guedes, G. P. (2018). Criança Protegida: um jogo para prevenir a violência sexual contra crianças. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 29(1), 1825–1829. doi: 10.5753/cbie.sbie.2018.1825 [GS Search].

Diocesano, T. F. A. (2018). Um Jogo como Estratégia de Apoio à Prevenção da Violência Sexual Infantil [diss. de mestr., Universidade do Estado de Santa Catarina]. [GS Search].

Finkelhor, D. (2009). The prevention of childhood sexual abuse. The future of children, 19(2), 169–194. doi: 10.1353/foc.0.0035 [GS Search].

Jones, C. (2008). Online Games-Based Child Safety Environment. Proceedings of the 5th Australasian Conference on Interactive Entertainment, 8(4). doi: 10.1145/1514402.1514406 [GS Search].

Jones, C., & Pozzebon, K. (2010). Being Safety Smart: Social Issue Game for Child Protective Behaviour Training. Science Open. doi: 10.14236/ewic/HCI2010.20 [GS Search].

Jones, C., Scholes, L., Rolfe, B., & Stieler-Hunt, C. (2020). A serious-game for child sexual abuse prevention: An evaluation of Orbit. Child Abuse & Neglect, 107(104569). doi: 10.1016/j.chiabu.2020.104569 [GS Search].

Lopes, T. N., & Araujo, R. (2021). Um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre Aplicação de Jogos Digitais no Treinamento de Processos Organizacionais. iSys - Brazilian Journal of Information Systems, 14(2), 96–125. doi: 10.5753/isys.2021.1092 [GS Search].

Meyer, F. (2017). Análise do jogo ’trilha da proteção’: como auxilar na diminuição da vulnerabilidade para a violência sexual infantil [diss. de mestr., Universidade Estadual Paulista]. [GS Search].

Müller, A. R., Röder, M., & Fingerle, M. (2014). Child sexual abuse prevention goes online: Introducing “Cool and Safe” and its effects. Computers & Education, 78, 60–65. doi: 10.1016/j.compedu.2014.04.023 [GS Search].

Pajala, P., & Ripatti, P. (2018). A compiled analysis of child abuse prevention programs for educators [diss. de mestr., University of Oulu]. [GS Search].

Silva, R. R., Rivero, L., & Santos, R. P. d. (2021). ProgramSE: Um Jogo para Aprendizagem de Conceitos de Lógica de Programação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 301–330. doi: 10.5753/rbie.2021.29.0.301 [GS Search].

Tutty, L. M. (1992). The ability of elementary school children to learn child sexual abuse pre- vention concepts. Child abuse & neglect, 16(3), 369–384. doi: 10.1016/0145-2134(92)90046-T [GS Search].

Unesco. (2019). Orientações técnicas internacionais de educação em sexualidade: Uma abordagem baseada em evidências (rel. técn.). Geneva. [GS Search].

Arquivos adicionais

Published

2024-09-25

Como Citar

FAVA, A. M.; BERKENBROCK, C. D. M.; VAHLDICK, A.; FUCK, A. F. Um Jogo Sério para Reduzir a Vulnerabilidade de Crianças em Combate a Violência Sexual. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 480–509, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3619. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3619. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)