Um Jogo Sério para Reduzir a Vulnerabilidade de Crianças em Combate a Violência Sexual

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3619

Keywords:

Violência sexual infantil, Tecnologia educacional, Jogos sérios

Abstract

A violência sexual infantil é um problema grave de saúde pública. Esse problema traz prejuízos tanto para as vítimas, quanto para a sociedade. Inúmeras medidas surgiram em todo o mundo, voltadas à proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes. Dentre as medidas, destacam-se as estratégias educativas baseadas em jogos, demostrando-se como boas aliadas no ensino preventivo e no combate à violência sexual. A presente pesquisa realizou o desenvolvimento de um jogo sério focado no ensino-aprendizagem da prevenção da violência sexual infantil. O processo avaliativo do jogo foi realizado na Escola Municipal Pauline Parucker. A escola viabilizou a participação de um total 112 (cento e doze) crianças para a pesquisa, contudo, dessas apenas 33 (trinta e três) foram autorizadas pelos responsáveis a participarem do estudo. A amostra de crianças autorizadas foi segmentada em dois grupos: grupo controle com 18 (dezoito) crianças e grupo experimental com 15 (quinze). O grupo experimental usou o jogo e o grupo controle prosseguiu com as atividades pedagógicas em sala de aula. Ambos os grupos tiveram suas percepções sobre prevenção ao abuso mensuradas pela tradução do instrumento CKAQ. Essa avaliação foi realizada antes e após o jogo, de modo a identificar se houve avanços sobre as práticas de prevenção. Os resultados apresentados apontam para uma equivalência estatística entre os grupos estudados. Posto que a falta de informação torna as crianças vulneráveis em relação à violência sexual infantil, considera-se baixa adesão de crianças como uma barreira a ser problematizada pela pesquisa.

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Arquivos adicionais

Published

2024-09-25

Como Citar

FAVA, A. M.; BERKENBROCK, C. D. M.; VAHLDICK, A.; FUCK, A. F. Um Jogo Sério para Reduzir a Vulnerabilidade de Crianças em Combate a Violência Sexual. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 480–509, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3619. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3619. Acesso em: 22 dez. 2024.

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