Desenvolvimento da Habilidade de Escrita de Relatórios Técnicos utilizando Avaliações Colaborativas e Rubricas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.166

Keywords:

metodologia de ensino-aprendizagem, avaliação por pares, rubrica, habilidade de comunicação escrita, relatórios técnicos

Abstract

Neste artigo, apresenta-se uma metodologia de ensino baseada em uma combinação das técnicas de avaliação colaborativa e rubrica com o objetivo de permitir que os alunos acompanhem e avaliem os trabalhos de seus pares buscando um ambiente educacional mais favorável ao desenvolvimento de habilidades de comunicação escrita. A metodologia foi aplicada em um curso de graduação, sendo que os trabalhos produzidos pelos alunos foram avaliados por especialista e a qualidade educacional do ensino empregado foi mensurada por meio do instrumento multidimensional de avaliação do ensino mundialmente conhecido como "Students’ Evaluation of Educational Quality"(SEEQ). Os resultados obtidos mostram-se promissores em dois aspectos: ao ter influenciado os alunos na confecção de melhores relatórios técnicos como consequência do aprendizado se comparados a metodologia tradicional (ponto de vista do professor) e; ter produzido uma melhora estatística significativa e mais uniforme na percepção dos alunos sobre a qualidade educacional empregada na disciplina (ponto de vista dos alunos).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrade, H. (2000, feb). Using rubrics to promote thinking and learning.Educational Leadership,57(5), 13-18.[GS Search].

CAMPBELL, Alistair. Application of ICT and rubrics to the assessment process where professional judgement is involved: the features of an e-marking tool. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 30, n. 5, p. 529-537, 2005.[DOI:10.1080/02602930500187055].[GS Search].

COFFEY, Martin; GIBBS, Graham. The evaluation of the Student Evaluation of Educational Quality Questionnaire (SEEQ) in UK higher education. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 26, n. 1, p. 89-93, 2001.[DOI:10.1080/02602930020022318].[GS Search].

FERREIRA, Danielle Mello; DA SILVA, Angela Carrancho. Avaliaç&atildeo de um Web F&oacuterum por meio de Rubricas. Meta: Avaliaç&atildeo, v. 2, n. 4, p. 87-127, 2010.[GS Search].

FLORIAN-GAVIRIA, Beatriz; GLAHN, Christian; GESA, Ramon Fabregat. A software suite for efficient use of the European qualifications framework in online and blended courses. IEEE Transactions on Learning Technologies, v. 6, n. 3, p. 283-296, 2013.[DOI:10.1109/TLT.2013.18].[GS Search].

FRAN&CcedilA, Ana Shirley. Comunicaç&atildeo Escrita Nas Empresas: Teorias E Pr&aacuteticas. Editora Atlas SA, 2000.[GS Search].

GAROUSI, Vahid. Applying peer reviews in software engineering education: An experiment and lessons learned. IEEE Transactions on Education, v. 53, n. 2, p. 182-193, 2009.[DOI:10.1109/TE.2008.2010994].[GS Search].

HUBA, Mary E.; FREED, Jann E. Learner-centered assessment on college campuses: Shifting the focus from teaching to learning. Allyn & Bacon, 160 Gould St., Needham Heights, MA 02494, 2000.[GS Search].

LOBATO, Antonio Soares et al. Um sistema gerenciador de rubricas para apoiar a avaliaç&atildeo em ambientes de aprendizagem. XX Simp&oacutesio Brasileiro de Inform&aacutetica na Educaç&atildeo, Florian&oacutepolis/SC, 2009.[GS Search].

MARSH, Herbert W. SEEQ: A RELIABLE, VALID, AND USEFUL INSTRUMENT FOR COLLECTING STUDENTS'EVALUATIONS OF UNIVERSITY TEACHING. British journal of educational psychology, v. 52, n. 1, p. 77-95, 1982.[DOI:10.1111/j.2044-8279.1982.tb02505.x].[GS Search].

MCGOLDRICK, KimMarie; PETERSON, Brian. Using rubrics in economics. International Review of Economics Education, v. 12, p. 33-47, 2013.[DOI:10.1016/j.iree.2013.04.009].[GS Search].

NG, Eugenia MW. Using a mixed research method to evaluate the effectiveness of formative assessment in supporting student teachers' wiki authoring. Computers & education, v. 73, p. 141-148, 2014.[DOI:10.1016/j.compedu.2013.12.016].[GS Search].

OLIVEIRA, T. et al. AM (2017). O ensino e aprendizado de Arquitetura e Organizaç&atildeo de Computadores num curr&iacuteculo de Engenharia de Computa&ccedilao estruturado em uma abordagem pr&aacutetica e sist&ecircmica. International Journal of Computer Architecture Education (IJCAE), v. 6, n. 1, p. 27-36.[GS Search].

OLIVEIRA, Tiago et al. Metodologia de Ensino baseada em Avaliaç&otildees Colaborativas e Rubricas para o Aprimoramento da Habilidade de Escrita de Relat&oacuterios T&eacutecnicos em Cursos de Graduaç&atildeo. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simp&oacutesio Brasileiro de Inform&aacutetica na Educaç&atildeo-SBIE). 2018. p. 1603.[DOI:10.5753/cbie.sbie.2018.1603].[GS Search].

REDDY, Y. Malini; ANDRADE, Heidi. A review of rubric use in higher education. Assessment & evaluation in higher education, v. 35, n. 4, p. 435-448, 2010.[DOI:10.1080/02602930902862859].[GS Search].

RICHARDSON, John TE. Instruments for obtaining student feedback: A review of the literature. Assessment & evaluation in higher education, v. 30, n. 4, p. 387-415, 2005.[DOI:10.1080/02602930500099193].[GS Search].

SILVA, Elaine; MOREIRA, Dilvan. WebCoM: a tool to use peer review to improve student interaction. Journal on Educational Resources in Computing (JERIC), v. 3, n. 1, p. 3, 2003.[DOI:https:10.1145/958795.958798].[GS Search].

TEN&OacuteRIO, Thyago et al. Does peer assessment in on-line learning environments work? A systematic review of the literature. Computers in Human Behavior, v. 64, p. 94-107, 2016.[DOI:10.1016/j.chb.2016.06.020].[GS Search].

TOPPING, Keith. Self and peer assessment in school and university: Reliability, validity and utility. In: Optimising new modes of assessment: In search of qualities and standards. Springer, Dordrecht, 2003. p. 55-87.[DOI:10.1007/0-306-48125-1_4].[GS Search].

TRAHASCH, Stephan. From peer assessment towards collaborative learning. In: 34th Annual Frontiers in Education, 2004. FIE 2004. IEEE, 2004. p. F3F-16.[DOI:10.1109/FIE.2004.1408638].[GS Search].

UGULINO, Wallace et al. Avaliaç&atildeo Colaborativa: um Estudo com a Ferramenta Moodle Workshop. XX Simp&oacutesio Brasileiro de Inform&aacutetica na Educaç&atildeo, Florian&oacutepolis/SC, 2009..[GS Search].

WANG, Yanqing et al. Assessment of programming language learning based on peer code review model: Implementation and experience report. Computers & Education, v. 59, n. 2, p. 412-422, 2012.[DOI:10.1016/j.compedu.2012.01.007].[GS Search].

ZORZO, A. F. et al. Referenciais de Formaç&atildeo para os Cursos de Graduaç&atildeo em Computaç&atildeo. Sociedade Brasileira de Computaç&atildeo (SBC). 153p, 2017. 2017.[GS Search].

Arquivos adicionais

Published

2020-02-16

Como Citar

OLIVEIRA, T.; STRINGHIN, D.; CRAIBAS, J. J. S.; CORRÊA, D. G. M. Desenvolvimento da Habilidade de Escrita de Relatórios Técnicos utilizando Avaliações Colaborativas e Rubricas. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 166–190, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.166. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3739. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos Premiados