Mapeamento Conceitual Colaborativo na Educação Bilíngue de Surdos: Framework e Requisitos para Tecnologia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3758

Keywords:

Educação bilíngue para surdos, Mapas conceituais, Aprendizagem colaborativa, Aprendizagem colaborativa com suporte computacional

Abstract

Os surdos no Brasil enfrentam desafios significativos ao acessar e concluir a educação formal. Este estudo tem como objetivo fortalecer a educação bilíngue para surdos, identificando como adotar o mapeamento conceitual colaborativo para atender às especificidades dos estudantes surdos nos anos iniciais do ensino fundamental bilíngue. Os mapas conceituais apresentam características visuais de representação de conhecimento e são reconhecidos para a promoção da aprendizagem. Para alcançar esse objetivo, empregou-se o método de pesquisa-ação, no qual estudantes surdos, professores surdos e ouvintes de uma escola bilíngue participaram ativamente da construção de um framework para mapeamento conceitual colaborativo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, questionários, observações e análise documental dos mapas produzidos pelos estudantes. Além disso, a pesquisa envolveu a análise de vídeo das interações dos estudantes durante as atividades com mapas conceituais. O framework é composto por cinco fases: capacitação dos professores, planejamento do processo, planejamento das atividades, promoção do interesse dos estudantes e execução das atividades. Cada fase oferece recomendações específicas, validadas no contexto, que servem como base para o desenvolvimento de uma tecnologia de apoio colaborativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguiar, J. G., & Correia, P. R. M. (2013). Como fazer bons mapas conceituais? Estabelecendo parâmetros de referências e propondo atividades de treinamento. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 13(2), 141–157. [GS Search].

Anderson-Inman, L., Terrazas-Arellanes, F. E., & Slabin, U. (2009). Supported eText in Captioned Videos: A Comparison of Expanded versus Standard Captions on Student Comprehension of Educational Content. Journal of Special Education Technology, 24(3), 21–34. https://doi.org/10.1177/016264340902400303 [GS Search].

Brasil. (2002). Lei 10.436 de 24 de abril de 2002. Recuperado janeiro 29, 2024, de [Link] [GS Search].

Brasil. (2005). Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Recuperado janeiro 29, 2024, de [Link] [GS Search].

Brasil. (2021). Pesquisa nacional de saúde: 2019: ciclos de vida/Brasil. IBGE. [Link] [GS Search].

Brasil, M. d. E. (2023). Sobre o DEBASI. Recuperado janeiro 29, 2024, de [Link] [GS Search].

Cai, H., Gu, X., & Slotta, J. D. (2015). Orchestrating visualization tools for supporting collaborative problem solving in the classroom: A case study. International Conference on Computer Supported Collaborative Learning - CSCL, 2, 793–794. [GS Search].

Campelo, L. F., & Piconez, S. C. B. (2017). O uso dos mapas conceituais na eja: favorecendo a aprendizagem de surdos em geografia. Revista Acadêmica - Ensino de Ciências e Tecnologias, 1(1). [GS Search].

Cañas, A. J., Novak, J. D., & Reiska, P. (2015). How good is my concept map? Am I a good Cmapper? Knowledge Management and E-Learning, 7(1), 6–19. https://doi.org/10.34105/j.kmel.2015.07.002 [GS Search].

Cañas, A. J., & Reiska, P. (2018). What are my student learning when they concept map. Proceedings of the Eighth International Conference on Concept Mapping. Medellín, Colombia, 289–299. [GS Search].

Castillo, E. P., Mosquera, D. B., & Palacio, D. L. (2008). Concept maps: A tool to improve reading comprehension skills of children with hearing impairments. Proceedings of the Third International Conference on Concept Mappin, 322–329. [GS Search].

Charallo, T. G., Freitas, K. R., & Zara, R. A. (2017). Mapa conceitual semiestruturado no ensino de conceitos químicos para alunos surdos. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, 1–9. [GS Search].

Chiu, C.-H. (2004). Evaluating system-based strategies for managing conflict in collaborative concept mapping. Journal of Computer Assisted Learning, 20(2), 124–132. https://doi.org/10.1111/j.1365-2729.2004.00072.x[GS Search].

Correia, P. R. M., Ballego, R. d. S., & Nascimento, T. d. S. (2020). Os Professores Podem Fazer Mapas Conceituais? Sim, Eles Devem! Grad+ Revista Graduação USP, 4(1), 29–39. [GS Search].

da Silva, A. N., de Araújo, A. R. A., Vaz, D. L. P., & Faria, J. C. N. d. M. (2021). Uso de mapas conceituais no ensino de ciências para estudantes surdos/as. Em R. P. Rodrigues, F. W. Adams & N. Q. Amauro (Ed.), Ensino de ciências pensando no estudante surdo (1ª ed., pp. 59–67). Gradus Editora. [GS Search].

Derry, S. J., Pea, R. D., Barron, B., Engle, R. A., Erickson, F., Goldman, R., Hall, R., Koschmann, T., Lemke, J. L., Sherin, M. G., & Sherin, B. L. (2010). Conducting Video Research in the Learning Sciences: Guidance on Selection, Analysis, Technology, and Ethics. Journal of the Learning Sciences, 19(1), 3–53. https://doi.org/10.1080/10508400903452884 [GS Search].

Dillenbourg, P. (1999). What do you mean by “collaborative learning”? Em P. Dillenbourg (Ed.), Collaborative learning: Cognitive and computational approaches (pp. 1–19). Elsevier. [GS Search].

Dillenbourg, P., & Fischer, F. (2007). Basics of computer-supported collaborative learning. Zeitschrift für Berufsund Wirtschaftspädagogik, 21, 111–130. [GS Search].

do Nascimento, S. P. d. F., Moreira, A. B. M. B., Pereira, M. C. d. C., Silva, I. R., Bernardino, E. L. A., & da Cruz, O. M. d. S. e. S. (2021). Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos da Educação Básica e do Ensino Superior: Caderno Introdutório (1ª ed.). Ministério da Educação DIPEBS/ SEMESP. [GS Search].

Felipe, T. A. (2006). Políticas públicas para inserção da LIBRAS na educação de surdos. Espaço: Informativo Técnico-Científico do INES, 25, 33–47. [GS Search].

Felipe, T. A. (2012). Aquisição da Linguagem e Escolas Bilíngues para surdos. Amazônida: revista do programa de Pós- Graduação em Educação da faculdade de educação da Universidade Federal do Amazonas, 17(1), 37–62. [GS Search].

Felipe, T. A., de Bulhões, P. A. M., Bulhões, E. M. d. L., Gazale, P. B. F., & Diniz, H. G. (2005). Dicionário Virtual de Língua Brasileira de Sinais V2. Recuperado outubro 3, 2023, de [Link] [GS Search].

Ferretti, C., & Georg, I. (2015). Uso do cmaptools como ferramenta visual de aprendizagem. ARTEFACTUM-Revista de estudos em Linguagens e Tecnologia, 11(2). [GS Search].

Gao, H., Shen, E., Losh, S., & Turner, J. (2007). A Review of Studies on Collaborative Concept Mapping: What Have We Learned About the Technique and What Is Next? Journal of Interactive Learning Research, 18(4), 479–492. [Link] [GS Search].

Gaspar, R. (2014). Unidade Lexical. Recuperado setembro 29, 2023, de [Link] [G Search].

Hwang, G. J., Chu, H. C., & Liang, Y. R. (2012). Effects of computerized collaborative concept map approach on students’ learning achievements and cognitive loads. Proceedings of the 12th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies, ICALT 2012, 258–262. https://doi.org/10.1109/ICALT.2012.233 [GS Search].

Jang, S.-J. (2010). The Impact on Incorporating Collaborative Concept Mapping with Coteaching Techniques in Elementary Science Classes. School Science and Mathematics, 110(2), 86–97. https://doi.org/10.1111/j.1949-8594.2009.00012.x [GS Search].

Jena, A. K. (2014). Effects of collaborative and individual modes of concept maps on plant science: a comparative analysis. International Journal of Innovation and Learning, 15(2), 167. https://doi.org/10.1504/IJIL.2014.059759 [GS Search].

Kane, M. E. (2010). Concept Mapping: A Visual Learning Strategy Benefiting Post-secondary Deaf and Hard of Hearing Accounting Students [tese de dout., Rochester Institute of Technology]. [Link] [GS Search].

Kobbe, L., Weinberger, A., Dillenbourg, P., Harrer, A., Hämäläinen, R., Häkkinen, P., & Fischer, F. (2007). Specifying computer-supported collaboration scripts. International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning, 2(2-3), 211–224. https://doi.org/10.1007/ s11412-007-9014-4 [GS Search].

Lin, C.-P., Wong, L.-H., & Shao, Y.-J. (2012). Comparison of 1:1 and 1:m CSCL environment for collaborative concept mapping. Journal of Computer Assisted Learning, 28(2), 99–113. [GS Search].

Lipponen, L. (2002). Exploring foundations for computer-supported collaborative learning. Proceedings of the Conference on Computer Support for Collaborative Learning Foundations for a CSCL Community - CSCL ’02, 72–81. https://doi.org/10.3115/1658616.165862 [GS Search].

Mallmann, L., & Geller, M. (2011). (Re)pensando o uso de Libras e Signwriting: uma experiência com mapas conceituais. Acta Scientiae, 13(1), 158–176. [GS Search].

Moraes, R. (2003). Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação (Bauru), 9(2), 191–211. [GS Search].

Moraes, R., & Galiazzi, M. d. C. (2016). Análise textual discursiva (3. ed. rev). Unijuí. [GS Search].

Moreira, M. A. (2011). Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Em Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares (1ª ed., pp. 123–142). Editora Livraria da Física. [GS Search].

Moreira, M. A. (2013). Aprendizagem significativa em mapas conceituais. Textos de apoio ao professor de física, 24(6), 55. [Link] [GS Search].

Nikolaraizi, M., & Theofanous, M. (2012). The strategical use of concept maps in reading comprehension of students who are deaf. Proceedings of the Fifth International Conference on Concept Mapping, 406–413. [GS Search].

Nikolaraizi, M., & Vekiri, I. (2012). The design of a software to enhance the reading comprehension skills of deaf students: An integration of multiple theoretical perspectives. Education and Information Technologies, 17(2), 167–185. https://doi.org/10.1007/s10639-011-9152-1 [GS Search].

Nikolaraizi, M., Vekiri, I., & Easterbrooks, S. R. (2013). Investigating Deaf Students’ Use of Visual Multimedia Resources in Reading Comprehension. American Annals of the Deaf, 157(5), 458–473. https://doi.org/10.1353/aad.2013.0007 [GS Search].

Novak, J. D., & Cañas, A. J. (2008). The theory underlying concept maps and how to construct and use them (rel. técn.). Institute for Human e Machine Cognition. [Link] [GS Search].

Novak, J. D., & Cañas, A. J. (2010). A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elabora-los e usa-los. Praxis Educativa, 5(1), 9–29. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.5i1.009029 [GS Search].

Pereira, M. C. d. C., Moreira, A. B. M. B., Silva, I. d. C., Malaquias, I. R. M., Meireles, R. M. d. P. L., Nascimento, S. P. d. F. d., Lima, M. D., de Araújo, N. R. S., Lima, P. E. C., & Vilhalva, S. (2021). Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos da Educação Básica e do Ensino Superior: Caderno II: Ensino Fundamental (anos iniciais) (1ª ed.). Ministério da Educação DIPEBS/ SEMESP. [GS Search].

Roma, P. M. d. S., & da Silva, M. (2021). Mapas conceituais no ensino de física para alunos Surdos. Em R. P. Rodrigues, F. W. Adams & N. Q. Amauro (Ed.), Ensino de ciências pensando no estudante surdo (1ª ed., pp. 11–19). Gradus Editora. [GS Search].

Roschelle, J., & Teasley, S. D. (1995). The Construction of Shared Knowledge in Collaborative Problem Solving. Em Computer Supported Collaborative Learning (pp. 69–97). Springer Berlin Heidelberg. https://doi.org/10.1007/978-3-642-85098-1_5 [GS Search].

Santos, J. L. I. O. d., Coutinho, M. A., Calixto, H. R. d. S., Gomes, E. M. L. d. S., & de Souza, F. F. (2018). Pedagogia visual na educação de surdos: uso de mapas conceituais como estratégia pedagógica. V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão - CEDUCE. [Link] [GS Search].

Schroeder, N. L., Nesbit, J. C., Anguiano, C. J., & Adesope, O. O. (2018). Studying and Constructing Concept Maps: a Meta-Analysis. Educational Psychology Review, 30(2), 431–455. https://doi.org/10.1007/s10648-017-9403-9 [GS Search].

Silva, L. R. (2024). Tecnologia CSCL para Mapeamento Conceitual: Lições Aprendidas para a Educação Bilíngue para Surdos [Tese]. Universidade Federal do Paraná. [GS Search].

Silva, L. R., & García, L. S. (2021). Tecnologias de Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional Inclusivas ao Surdo: Um Mapeamento Sistemático de Literatura. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 538–551. https://doi.org/10.5753/sbie.2021.217336 [GS Search].

Sizmur, S., & Osborne, J. (1997). Learning processes and collaborative concept mapping. International Journal of Science Education, 19(10), 1117–1135. https://doi.org/10.1080/0950069970191002 [GS Search].

Sousa, C. S., Ferreira, D., & Rodrigues, C. L. (2019). Technologies For Educating Deaf Children A Systematic Literature Review. Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2019), 1161. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.1161 [GS Search].

Stahl, G., & Hakkarainen, K. (2021). Theories of CSCL. Em U. Cress, C. Rosé, A. Wise & J. Oshima (Ed.), International Handbook of Computer-Supported Collaborative Learning (pp. 23–43). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-65291-3_2 [GS Search].

Stahl, G., Koschmann, T., & Suthers, D. (2022, abril). Computer-Supported Collaborative Learning. Em K. R. Sawyer (Ed.), The Cambridge Handbook of the Learning Sciences (3ª, pp. 406–427). Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/9781108888295.025 [GS Search].

Stinson, M. S., & Stevenson, S. (2013). Effects of Expanded and Standard Captions on Deaf College Students’ Comprehension of Educational Videos. American Annals of the Deaf, 158(4), 453–467. https://doi.org/10.1353/aad.2013.0033 [GS Search].

Strobel, K. (2013). As Imagens do Outro Sobre a Cultura Surda (3ª ed.). Ed. da UFSC. [GS Search].

Stumpf, M. R. (2005). Aprendizagem de escrita de língua de sinais pelo sistema SignWriting : língua de sinais no papel e no computador [Tese]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. [Link] [GS Search].

Sundararajan, N., Adesope, O., & Cavagnetto, A. (2017). The Process of Collaborative Concept Mapping in Kindergarten and the Effect on Critical Thinking Skills. Journal of STEM Education: Innovations and Research, 19(1), 5–13. [GS Search].

Thiollent, M. (1986). Metodologia da pesquisa-ação (2ª ed.). Cortez. [GS Search].

van Boxtel, C., van der Linden, J., Roelofs, E., & Erkens, G. (2002). Collaborative Concept Mapping: Provoking and Supporting Meaningful Discourse. Theory Into Practice, 41(1), 40–46. https://doi.org/10.1207/s15430421tip4101_7 [GS Search].

Vygotsky, L. S. (1979). Mind in society: The development of higher psychological processes (2ª ed.). Harvard University Press. [GS Search].

Zara, R. A., & Rieger, C. P. E. (2015). Diagnóstico de Aprendizagem de aluno surdo através de mapas conceituais: Dificuldades e Limitações. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC, 1–8. [GS Search].

Arquivos adicionais

Published

2024-08-06

Como Citar

SILVA, L. R. da; FELIPE, T. A.; GARCÍA, L. S. Mapeamento Conceitual Colaborativo na Educação Bilíngue de Surdos: Framework e Requisitos para Tecnologia. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 390–421, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3758. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3758. Acesso em: 3 dez. 2024.

Issue

Section

Artigos