Jogo para Mensuração de Habilidades Preditoras de Leitura: Construção e Análise

Authors

  • Jucelio Soares dos Santos UFCG
  • Monilly Ramos Araújo de Melo UFCG
  • Dalton Dario Serey Guerrero UFCG
  • Jorge César Abrantes Figueiredo UFCG
  • Carla Alexandra Silva Moita Minervino UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.260

Keywords:

Leitura, Dislexia, Jogo, Teoria de Resposta ao Item, Teste Adaptativo Informatizado

Abstract

O objetivo deste trabalho é apresentar uma descrição do desenvolvimento de um jogo digital, com intuito de melhorar a capacidade de triagem de crianças, identificando sinais de dislexia em avaliações das habilidades cognitivas preditoras do desenvolvimento da leitura. O jogo é uma adaptação do "Teste de Habilidades Preditoras da Leitura", um instrumento psicométrico construído e validado no Brasil. O jogo é administrado por um algoritmo de seleção adaptativa de itens e projetado para mensurar as habilidades de aliteração, segmentação, memória visual e rima por meio da Teoria de Resposta ao Item. Como resultado, o trabalho evidencia a importância do uso de elementos de jogos associados a avaliação adaptativa informatizada e as suas condições efetivas na aplicabilidade.

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Arquivos adicionais

Published

2020-02-16

Como Citar

DOS SANTOS, J. S.; DE MELO, M. R. A.; GUERRERO, D. D. S.; FIGUEIREDO, J. C. A.; MINERVINO, C. A. S. M. Jogo para Mensuração de Habilidades Preditoras de Leitura: Construção e Análise. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 260–272, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.260. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3938. Acesso em: 4 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos