Jogo para Mensuração de Habilidades Preditoras de Leitura: Construção e Análise

Authors

  • Jucelio Soares dos Santos UFCG
  • Monilly Ramos Araújo de Melo UFCG
  • Dalton Dario Serey Guerrero UFCG
  • Jorge César Abrantes Figueiredo UFCG
  • Carla Alexandra Silva Moita Minervino UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.260

Keywords:

Leitura, Dislexia, Jogo, Teoria de Resposta ao Item, Teste Adaptativo Informatizado

Abstract

O objetivo deste trabalho é apresentar uma descrição do desenvolvimento de um jogo digital, com intuito de melhorar a capacidade de triagem de crianças, identificando sinais de dislexia em avaliações das habilidades cognitivas preditoras do desenvolvimento da leitura. O jogo é uma adaptação do "Teste de Habilidades Preditoras da Leitura", um instrumento psicométrico construído e validado no Brasil. O jogo é administrado por um algoritmo de seleção adaptativa de itens e projetado para mensurar as habilidades de aliteração, segmentação, memória visual e rima por meio da Teoria de Resposta ao Item. Como resultado, o trabalho evidencia a importância do uso de elementos de jogos associados a avaliação adaptativa informatizada e as suas condições efetivas na aplicabilidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Araújo, A. L. S. O.; Santos, J. S.; Melo, M. R. A.; Andrade, W. L.; Guerreiro, D. D. S.; Figueiredo, J. C. A. (2019). Teoria de Resposta ao Item. In: Jaques, P. A.; Pimentel, M.; Siqueira, S.; Bittencourt, I. (Org.) Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa de Pesquisa. Porto Alegre: SBC. Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2.

Carvalho, F. B., Crenitte, P. A. P., & Ciasca, S. M. (2007). Distúrbios de aprendizagem na visão do professor. Revista Psicopedagogia, 24, 229–239. [GS Search]

Catts, H. W., & Kahmi, A. G. (1999). The connections between language and reading disabilities. Boston: Allyn Bacon. [GS Search]

Dias, C. S., Melo, M. R. A. (2015). Avaliação psicopedagógica com crianças e adolescentes com queixas de dificuldade de aprendizagem. In Melo, M. R. A. (Org.), Desenvolver: Um programa de avaliação e intervenção neuropsicológica para crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. Curitiba: CRV.

Fundação Papel Machê. (2016). Relatório Anual. Campina Grande: Fundação Papel Machê.

Joly, M. C. R. A. & Reppold, C. T. (2010). Testes informatizados para a avaliação psicológica e educacional. São Paulo: Casa do Psicólogo. [DOI:10.1590/S1413-82712011000100014.53].[GS Search]

Melo, M. R. A. (2015). Desenvolver: Um programa de avaliação e intervenção neuropsicológica para crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. Curitiba: CRV.

Moita, P. M. S. (2013). Avaliação adaptativa em dispositivos móveis das habilidades cognitivas preditoras do desenvolvimento de leitura em crianças (Unpublished master’s thesis). Universidade de Lisboa. Instituto de Educação. Faculdade de Ciências. Programa de Pós-Graduação em Tecnologias e Metodologias em E-learning, Lisboa. [GS Search]

Pasquali, L. (2004). Psicometria: Teoria dos testes na Psicologia e na Educação. Petrópolis: Editora Vozes. [GS Search]

Pinheiro, A. M. (1996). Contagem de Frequência de Ocorrência de Palavras Expostas a Crianças na Faixa Pré-escolar e Séries Iniciais do 1º Grau. São Paulo: Associação Brasileira de Dislexia. [GS Search]

Sartes, L. M., & Souza-Formigoni, M. L. (2013). Avanços na psicometria: da teoria clássica dos testes à teoria de resposta ao item. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26, 241–250. [GS Search]

Santos, J. S. Costa, R. A., Souza, R. P., Pereira, I. B. & Pereira, R. S. O. (2014). Proposta de um jogo educacional para alfabetização de crianças com dislexia. Workshop de Informática na Escola, 20, 457–466. [DOI:10.5753/cbie.wie.2014.457].[GS Search]

Soares, F. S. Munzlinger, E. & Riveros, L. J. M. (2005). Validação de um sistema especialista para o pré-diagnóstico da dislexia. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 25. [GS Search]

Vasconcellos, C. d. S. (1994). Disciplina: Construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo: Libertad. [DOI:10.1590/S0101-73301999000100009].[GS Search]

Zapirain, B. G. Zorilla, A. M. & Bartolome., N. A. (2012). Dyslexia diagnosis in reading stage though the use of games at school. International Conference on Computer Games, 17, 12–17. [DOI:10.1109/CGames.2012.6314544].[GS Search]

Archivos adicionales

Published

2020-02-16

Cómo citar

DOS SANTOS, J. S.; DE MELO, M. R. A.; GUERRERO, D. D. S.; FIGUEIREDO, J. C. A.; MINERVINO, C. A. S. M. Jogo para Mensuração de Habilidades Preditoras de Leitura: Construção e Análise. Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 28, p. 260–272, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.260. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3938. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artículos