Jogo para Mensuração de Habilidades Preditoras de Leitura: Construção e Análise
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.260Keywords:
Leitura, Dislexia, Jogo, Teoria de Resposta ao Item, Teste Adaptativo InformatizadoAbstract
O objetivo deste trabalho é apresentar uma descrição do desenvolvimento de um jogo digital, com intuito de melhorar a capacidade de triagem de crianças, identificando sinais de dislexia em avaliações das habilidades cognitivas preditoras do desenvolvimento da leitura. O jogo é uma adaptação do "Teste de Habilidades Preditoras da Leitura", um instrumento psicométrico construído e validado no Brasil. O jogo é administrado por um algoritmo de seleção adaptativa de itens e projetado para mensurar as habilidades de aliteração, segmentação, memória visual e rima por meio da Teoria de Resposta ao Item. Como resultado, o trabalho evidencia a importância do uso de elementos de jogos associados a avaliação adaptativa informatizada e as suas condições efetivas na aplicabilidade.
Descargas
Citas
Araújo, A. L. S. O.; Santos, J. S.; Melo, M. R. A.; Andrade, W. L.; Guerreiro, D. D. S.; Figueiredo, J. C. A. (2019). Teoria de Resposta ao Item. In: Jaques, P. A.; Pimentel, M.; Siqueira, S.; Bittencourt, I. (Org.) Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa de Pesquisa. Porto Alegre: SBC. Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2.
Carvalho, F. B., Crenitte, P. A. P., & Ciasca, S. M. (2007). Distúrbios de aprendizagem na visão do professor. Revista Psicopedagogia, 24, 229–239. [GS Search]
Catts, H. W., & Kahmi, A. G. (1999). The connections between language and reading disabilities. Boston: Allyn Bacon. [GS Search]
Dias, C. S., Melo, M. R. A. (2015). Avaliação psicopedagógica com crianças e adolescentes com queixas de dificuldade de aprendizagem. In Melo, M. R. A. (Org.), Desenvolver: Um programa de avaliação e intervenção neuropsicológica para crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. Curitiba: CRV.
Fundação Papel Machê. (2016). Relatório Anual. Campina Grande: Fundação Papel Machê.
Joly, M. C. R. A. & Reppold, C. T. (2010). Testes informatizados para a avaliação psicológica e educacional. São Paulo: Casa do Psicólogo. [DOI:10.1590/S1413-82712011000100014.53].[GS Search]
Melo, M. R. A. (2015). Desenvolver: Um programa de avaliação e intervenção neuropsicológica para crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. Curitiba: CRV.
Moita, P. M. S. (2013). Avaliação adaptativa em dispositivos móveis das habilidades cognitivas preditoras do desenvolvimento de leitura em crianças (Unpublished master’s thesis). Universidade de Lisboa. Instituto de Educação. Faculdade de Ciências. Programa de Pós-Graduação em Tecnologias e Metodologias em E-learning, Lisboa. [GS Search]
Pasquali, L. (2004). Psicometria: Teoria dos testes na Psicologia e na Educação. Petrópolis: Editora Vozes. [GS Search]
Pinheiro, A. M. (1996). Contagem de Frequência de Ocorrência de Palavras Expostas a Crianças na Faixa Pré-escolar e Séries Iniciais do 1º Grau. São Paulo: Associação Brasileira de Dislexia. [GS Search]
Sartes, L. M., & Souza-Formigoni, M. L. (2013). Avanços na psicometria: da teoria clássica dos testes à teoria de resposta ao item. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26, 241–250. [GS Search]
Santos, J. S. Costa, R. A., Souza, R. P., Pereira, I. B. & Pereira, R. S. O. (2014). Proposta de um jogo educacional para alfabetização de crianças com dislexia. Workshop de Informática na Escola, 20, 457–466. [DOI:10.5753/cbie.wie.2014.457].[GS Search]
Soares, F. S. Munzlinger, E. & Riveros, L. J. M. (2005). Validação de um sistema especialista para o pré-diagnóstico da dislexia. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 25. [GS Search]
Vasconcellos, C. d. S. (1994). Disciplina: Construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo: Libertad. [DOI:10.1590/S0101-73301999000100009].[GS Search]
Zapirain, B. G. Zorilla, A. M. & Bartolome., N. A. (2012). Dyslexia diagnosis in reading stage though the use of games at school. International Conference on Computer Games, 17, 12–17. [DOI:10.1109/CGames.2012.6314544].[GS Search]
Archivos adicionales
Published
Cómo citar
Issue
Section
Licencia
Derechos de autor 2020 Jucelio Soares dos Santos, Monilly Ramos Araújo de Melo, Dalton Dario Serey Guerrero, Jorge César Abrantes Figueiredo, Carla Alexandra Silva Moita Minervino
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.