Evidências no desenvolvimento de habilidades socioemocionais via tecnologias educacionais digitais/analógicas para crianças do século XXI: um mapeamento sistemático do estado da arte como fomento a gestores para apoio à políticas públicas brasileiras

Authors

  • Felipe Faustino de Souza Universidade Federal de Sergipe (UFS) - PROCC
  • Luís Antônio dos Santos Silva Universidade Federal de Sergipe (UFS) - PROCC
  • Maria Augusta S. N. Nunes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - PPGI / (UFS) - PROCC

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.1121

Keywords:

Atenção Plena, Desenvolvimento de Empatia, Educação, Evidências, Empatia, Mindfulness, Habilidade socioemocional, Tecnologias Educacionais, Tecnologias Digitais, Crianças, Século XXI

Abstract

Contexto: O desenvolvimento de habilidades socioemocionais pode ser considerado como um elemento bastante relevante a ser incorporado na educação de crianças para o século XXI. A empregabilidade dos mesmos dependerá de como essas habilidades terão sido incorporadas e desenvolvidas durante os processos de ensino-aprendizagem brasileiros atuais, sendo esta uma preocupação recorrente dos gestores a serem, inclusive, apoiadas por meio de políticas públicas. Objetivo: Mapear as iniciativas, buscando evidências científicas, de como o desenvolvimento destas habilidades socioemocionais, tais como Empatia e Mindfulness, tem sido apresentadas, desenvolvidas e/ou aplicadas às crianças do século XXI integrantes do ensino básico brasileiro com o propósito de auxiliar gestores educacionais. Metodologia: Utilizando o método de Mapeamento Sistemático da Literatura, proposta por Petersen et al., foi realizada uma pesquisa em bases de dados nacionais e internacionais visando responder, dentre outras, à pergunta: "Quais evidências existem que relacionam o uso de tecnologias educacionais digitais/analógicas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais aos estudantes no ensino básico brasileiro?". Resultados: Foram encontrados 96 estudos que apresentam habilidades socioemocionais (Empatia e Mindfulness), que atendem aos critérios de inclusão e exclusão. Estes revelaram que habilidades socioemocionais foram desenvolvidas usando tecnologias educacionais digitais/analógicas e em sua maioria com evidências apoiadas por métodos estatísticos. Conclusão: A análise destas publicações possibilitou obter um panorama sobre as tecnologias educacionais digitais/analógicas que vêm sendo utilizadas no contexto do desenvolvimento de habilidades socioemocionais (Empatia/Mindfulness) no cenário brasileiro e mundial, como e onde têm sido aplicadas, e os resultados obtidos com sua aplicação. Os dados mostram que há, sim, evidências de publicações que desenvolvem habilidades socioemocionais, tais como Empatia e Mindfulness, que são aplicáveis à crianças do século XXI no ensino básico brasileiro, bem como no exterior e, que em sua maioria, são apoiados por métodos/técnicas estatísticas, revelando, assim, rigor na validação de seus resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alfano, B. (2020). Número de alunos no Brasil volta a cair pelo terceiro ano consecutivo. [Link]

Batson, C. D., Lishner, D. A., & Stocks E. L. (2015). 13 The empathy-altruism hypothesis. In D. A. Schroeder & W. G. Graziano (Eds.), Oxford library of psychology. The Oxford handbook of prosocial behavior (pp. 259–281). doi: 10.1093/oxfordhb/9780195399813.013.023 [GS Search]

Bernárdez, B., Durán, A., Parejo, J. A., & Ruiz--Cortés, A. (2014). A controlled experiment to evaluate the effects of mindfulness in software engineering. In Proceedings of the 8th ACM/IEEE International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement (pp. 1-10). doi: 10.1145/2652524.2652539 [GS Search]

Colagrossi, A. L. R., & Vassimon, G. (2017). A aprendizagem socioemocional pode transformar a educação infantil no Brasil. Construção psicopedagógica, 25(26): 17-23. [GS Search]

Cheng, Y., Chiang, H-C, Ye, J., & Cheng, L-H (2010). Enhancing empathy instruction using a collaborative virtual learning environment for children with autistic spectrum conditions. Computers & Education, 55(4): 1449-1458. doi: 10.1016/j.compedu.2010.06.008 [GS Search]

Cordazzo, S. T. D., & Vieira, M. L. (2007). A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Estudos e pesquisas em psicologia, Rio de Janeiro, 7(1). [GS Search]

Cornelius-White, J. (2007). Learner-centered teacher-student relationships are effective: A meta-analysis. Review of educational research 77(1): 113-143. doi: 10.3102/003465430298563 [GS Search]

Davis, D. M., & Hayes, J. A. (2011). What are the benefits of Mindfulness? A practice review of psychotherapy-related research. Psychotherapy, 48(2): 198. doi: 10.1037/a0022062 [GS Search]

Erbe, R., & Lohrmann, D. (2015). Mindfulness Meditation for Adolescent Stress and Well-Being: A Systematic Review of the Literature with Implications for School Health Programs. Health Educator, 47(2), 12-19. [GS Search]

Fadel, C. (2008). 21st Century Skills: How can you prepare students for the new Global Economy?. Disponível em: [Link]

Garaigordobil, M. (2012). Evaluation of a program to prevent political violence in the Basque conflict: effects on the capacity of empathy, anger management and the definition of peace. Gaceta sanitaria 26(3): 211-216. doi: 10.1016/j.gaceta.2011.06.014 [GS Search]

Idoeta, Paula A. (2020). Trabalhos dos sonhos de jovens de hoje correm risco de não existir no futuro. Disponível em: [Link].

Jones, S. M., & Doolittle, E. J. (2017). Social and emotional learning: Introducing the issue. The Future of Children. The Future of Children, 27(1), 3-11. doi: 10.2307/44219018 [GS Search]

Kaplan, S. (2001). Meditation, restoration, and the management of mental fatigue. Environment and behavior, 33(4): 480-506. doi: 10.1177/00139160121973106 [GS Search]

KFC. Model UN Teaches the 10 Future Skills Employers Want, 2016. Disponível em: [Link].

Kitchenham, B. A., & Charters, S. (2007). Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. Keele University and University of Durham, EBSE Technical Report Version 2.3. [GS Search]

Long, Edgar CJ, Jeffrey J., A., & Mikiyasu, H. (2008). Transferable principles from a formative evaluation of a couples' empathy program. Journal of Couple & Relationship Therapy 7(2): 88-112. doi: 10.1080/15332690802106828 [GS Search]

Madaliyeva, Z., Mynbayeva, A., Sadvakassova, Z., & Zholdassova, M. (2015). Correction of Burnout in Teachers. Procedia-Social and Behavioral Sciences 171: 1345-1352. doi: 10.1016/j.sbspro.2015.01.252 [GS Search]

Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum, 2019. Página Inicial. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.

Oliveira, E. (2018). Quase 4 em cada 10 jovens de 19 anos não concluíram o ensino médio, aponta levantamento. Disponível em: [Link].

ONU. Sustainable Development, 2015. Disponível em: [Link].

Paranhos, M.(2016) Relações entre habilidades socioemocionais e inovação para alguns licenciandos em ciências biológicas. Universidade Federal de Sergipe, p. 27-34,2016. [GS Search]

Pensar Contemporâneo. (2019). A Empatia é ensinada a estudantes de 6 a 16 anos nas escolas da Dinamarca. Disponível em: [Link]

Petersen, K., Feldt, R., Mujtaba, S., & Mattsson, M. (2008). Systematic Mapping Studies in Software Engineering. Proceedings of the 12th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering. 17. doi: 10.14236/ewic/EASE2008.8 [GS Search]

Ponsoda, F. C. (2017). The effect of an out-of-school Mindfulness program on adolescents’ stress reduction and emotional wellbeing. Cuadernos de Psicología del Deporte, 17(3), 35-44. [GS Search]

Ruic, G. (2019). Estes são os países mais felizes do mundo. Disponível em: [Link]

Santos, C. G., Nunes, M. A. S. N., & Romero, M. (2019). Guia de atividades desplugadas para o desenvolvimento do pensamento computacional. [] Porto Alegre, SBC, 2019 40 p.: il -(Almanaque para a popularização de ciência da computação. Série 12, Guia pedagógico; v2) ISBN 978-85-7669-474-8 . Acesso em 22/06/2020. [Link].

Senado Federal. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: [Link]

Swan, P., & Riley, P. (2012). Mentalization: A tool to measure teacher empathy in primary school teachers. Australian Association for Research in Education/APERA Conference, Sydney. [GS Search]

UNESCO. Global Citizenship Education: Topics and Learning Objectives, 2016. Disponível em: [Link]

Sahin, M. (2012). An investigation into the efficiency of empathy training program on preventing bullying in primary schools. Children and Youth Services Review 34(7): 1325-1330. doi: 10.1016/j.childyouth.2012.03.013 [GS Search]

Silva, I. D., Nunes, M. A. S. N., Felizardo, K. E., Nakagawa, E. Y., Ferrari, F. C., Fabbri, S. C. P. F., & Júnior, J. H. S. Almanaque Para Popularização De Ciência Da Computação Série 6: Metodologia Científica e Tecnológica; Volume 7: Mapeamento Sistemático - PARTE 1. 1. ed. Porto Alegre: SBC, 2018. v. 7. 36p . Disponível em: [Link]

De Waal, F. BM. (2008). Putting the Altruism Back Into Altruism: The Evolution of Empathy. Annual review of psychology, 59, 279-300. doi: 10.1146/annurev.psych.59.103006.093625 [GS Search]

Warren, C, & Lessner, S. (2014). "Who has Family Business?" Exploring the Role of Empathy in Student-Teacher Interactions. Perspectives in Urban Education. 11: 122-131. [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2020-12-20

Como Citar

SOUZA, F. F. de; SILVA, L. A. dos S.; NUNES, M. A. S. N. Evidências no desenvolvimento de habilidades socioemocionais via tecnologias educacionais digitais/analógicas para crianças do século XXI: um mapeamento sistemático do estado da arte como fomento a gestores para apoio à políticas públicas brasileiras. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 1121–1150, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.1121. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4220. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Edição Especial :: Mapeamento e RSL - Tecnologias na Educação Básica