Evidências no desenvolvimento de habilidades socioemocionais via tecnologias educacionais digitais/analógicas para crianças do século XXI: um mapeamento sistemático do estado da arte como fomento a gestores para apoio à políticas públicas brasileiras

Authors

  • Felipe Faustino de Souza Universidade Federal de Sergipe (UFS) - PROCC
  • Luís Antônio dos Santos Silva Universidade Federal de Sergipe (UFS) - PROCC
  • Maria Augusta S. N. Nunes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - PPGI / (UFS) - PROCC

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.1121

Keywords:

Atenção Plena, Desenvolvimento de Empatia, Educação, Evidências, Empatia, Mindfulness, Habilidade socioemocional, Tecnologias Educacionais, Tecnologias Digitais, Crianças, Século XXI

Abstract

Contexto: O desenvolvimento de habilidades socioemocionais pode ser considerado como um elemento bastante relevante a ser incorporado na educação de crianças para o século XXI. A empregabilidade dos mesmos dependerá de como essas habilidades terão sido incorporadas e desenvolvidas durante os processos de ensino-aprendizagem brasileiros atuais, sendo esta uma preocupação recorrente dos gestores a serem, inclusive, apoiadas por meio de políticas públicas. Objetivo: Mapear as iniciativas, buscando evidências científicas, de como o desenvolvimento destas habilidades socioemocionais, tais como Empatia e Mindfulness, tem sido apresentadas, desenvolvidas e/ou aplicadas às crianças do século XXI integrantes do ensino básico brasileiro com o propósito de auxiliar gestores educacionais. Metodologia: Utilizando o método de Mapeamento Sistemático da Literatura, proposta por Petersen et al., foi realizada uma pesquisa em bases de dados nacionais e internacionais visando responder, dentre outras, à pergunta: "Quais evidências existem que relacionam o uso de tecnologias educacionais digitais/analógicas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais aos estudantes no ensino básico brasileiro?". Resultados: Foram encontrados 96 estudos que apresentam habilidades socioemocionais (Empatia e Mindfulness), que atendem aos critérios de inclusão e exclusão. Estes revelaram que habilidades socioemocionais foram desenvolvidas usando tecnologias educacionais digitais/analógicas e em sua maioria com evidências apoiadas por métodos estatísticos. Conclusão: A análise destas publicações possibilitou obter um panorama sobre as tecnologias educacionais digitais/analógicas que vêm sendo utilizadas no contexto do desenvolvimento de habilidades socioemocionais (Empatia/Mindfulness) no cenário brasileiro e mundial, como e onde têm sido aplicadas, e os resultados obtidos com sua aplicação. Os dados mostram que há, sim, evidências de publicações que desenvolvem habilidades socioemocionais, tais como Empatia e Mindfulness, que são aplicáveis à crianças do século XXI no ensino básico brasileiro, bem como no exterior e, que em sua maioria, são apoiados por métodos/técnicas estatísticas, revelando, assim, rigor na validação de seus resultados.

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Arquivos adicionais

Published

2020-12-20

Como Citar

SOUZA, F. F. de; SILVA, L. A. dos S.; NUNES, M. A. S. N. Evidências no desenvolvimento de habilidades socioemocionais via tecnologias educacionais digitais/analógicas para crianças do século XXI: um mapeamento sistemático do estado da arte como fomento a gestores para apoio à políticas públicas brasileiras. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 1121–1150, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.1121. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4220. Acesso em: 4 jul. 2024.

Issue

Section

Edição Especial :: Mapeamento e RSL - Tecnologias na Educação Básica