Evidências no desenvolvimento de habilidades socioemocionais via tecnologias educacionais digitais/analógicas para crianças do século XXI: um mapeamento sistemático do estado da arte como fomento a gestores para apoio à políticas públicas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.1121Keywords:
Atenção Plena, Desenvolvimento de Empatia, Educação, Evidências, Empatia, Mindfulness, Habilidade socioemocional, Tecnologias Educacionais, Tecnologias Digitais, Crianças, Século XXIAbstract
Contexto: O desenvolvimento de habilidades socioemocionais pode ser considerado como um elemento bastante relevante a ser incorporado na educação de crianças para o século XXI. A empregabilidade dos mesmos dependerá de como essas habilidades terão sido incorporadas e desenvolvidas durante os processos de ensino-aprendizagem brasileiros atuais, sendo esta uma preocupação recorrente dos gestores a serem, inclusive, apoiadas por meio de políticas públicas. Objetivo: Mapear as iniciativas, buscando evidências científicas, de como o desenvolvimento destas habilidades socioemocionais, tais como Empatia e Mindfulness, tem sido apresentadas, desenvolvidas e/ou aplicadas às crianças do século XXI integrantes do ensino básico brasileiro com o propósito de auxiliar gestores educacionais. Metodologia: Utilizando o método de Mapeamento Sistemático da Literatura, proposta por Petersen et al., foi realizada uma pesquisa em bases de dados nacionais e internacionais visando responder, dentre outras, à pergunta: "Quais evidências existem que relacionam o uso de tecnologias educacionais digitais/analógicas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais aos estudantes no ensino básico brasileiro?". Resultados: Foram encontrados 96 estudos que apresentam habilidades socioemocionais (Empatia e Mindfulness), que atendem aos critérios de inclusão e exclusão. Estes revelaram que habilidades socioemocionais foram desenvolvidas usando tecnologias educacionais digitais/analógicas e em sua maioria com evidências apoiadas por métodos estatísticos. Conclusão: A análise destas publicações possibilitou obter um panorama sobre as tecnologias educacionais digitais/analógicas que vêm sendo utilizadas no contexto do desenvolvimento de habilidades socioemocionais (Empatia/Mindfulness) no cenário brasileiro e mundial, como e onde têm sido aplicadas, e os resultados obtidos com sua aplicação. Os dados mostram que há, sim, evidências de publicações que desenvolvem habilidades socioemocionais, tais como Empatia e Mindfulness, que são aplicáveis à crianças do século XXI no ensino básico brasileiro, bem como no exterior e, que em sua maioria, são apoiados por métodos/técnicas estatísticas, revelando, assim, rigor na validação de seus resultados.
Descargas
Citas
Alfano, B. (2020). Número de alunos no Brasil volta a cair pelo terceiro ano consecutivo. [Link]
Batson, C. D., Lishner, D. A., & Stocks E. L. (2015). 13 The empathy-altruism hypothesis. In D. A. Schroeder & W. G. Graziano (Eds.), Oxford library of psychology. The Oxford handbook of prosocial behavior (pp. 259–281). doi: 10.1093/oxfordhb/9780195399813.013.023 [GS Search]
Bernárdez, B., Durán, A., Parejo, J. A., & Ruiz--Cortés, A. (2014). A controlled experiment to evaluate the effects of mindfulness in software engineering. In Proceedings of the 8th ACM/IEEE International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement (pp. 1-10). doi: 10.1145/2652524.2652539 [GS Search]
Colagrossi, A. L. R., & Vassimon, G. (2017). A aprendizagem socioemocional pode transformar a educação infantil no Brasil. Construção psicopedagógica, 25(26): 17-23. [GS Search]
Cheng, Y., Chiang, H-C, Ye, J., & Cheng, L-H (2010). Enhancing empathy instruction using a collaborative virtual learning environment for children with autistic spectrum conditions. Computers & Education, 55(4): 1449-1458. doi: 10.1016/j.compedu.2010.06.008 [GS Search]
Cordazzo, S. T. D., & Vieira, M. L. (2007). A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Estudos e pesquisas em psicologia, Rio de Janeiro, 7(1). [GS Search]
Cornelius-White, J. (2007). Learner-centered teacher-student relationships are effective: A meta-analysis. Review of educational research 77(1): 113-143. doi: 10.3102/003465430298563 [GS Search]
Davis, D. M., & Hayes, J. A. (2011). What are the benefits of Mindfulness? A practice review of psychotherapy-related research. Psychotherapy, 48(2): 198. doi: 10.1037/a0022062 [GS Search]
Erbe, R., & Lohrmann, D. (2015). Mindfulness Meditation for Adolescent Stress and Well-Being: A Systematic Review of the Literature with Implications for School Health Programs. Health Educator, 47(2), 12-19. [GS Search]
Fadel, C. (2008). 21st Century Skills: How can you prepare students for the new Global Economy?. Disponível em: [Link]
Garaigordobil, M. (2012). Evaluation of a program to prevent political violence in the Basque conflict: effects on the capacity of empathy, anger management and the definition of peace. Gaceta sanitaria 26(3): 211-216. doi: 10.1016/j.gaceta.2011.06.014 [GS Search]
Idoeta, Paula A. (2020). Trabalhos dos sonhos de jovens de hoje correm risco de não existir no futuro. Disponível em: [Link].
Jones, S. M., & Doolittle, E. J. (2017). Social and emotional learning: Introducing the issue. The Future of Children. The Future of Children, 27(1), 3-11. doi: 10.2307/44219018 [GS Search]
Kaplan, S. (2001). Meditation, restoration, and the management of mental fatigue. Environment and behavior, 33(4): 480-506. doi: 10.1177/00139160121973106 [GS Search]
KFC. Model UN Teaches the 10 Future Skills Employers Want, 2016. Disponível em: [Link].
Kitchenham, B. A., & Charters, S. (2007). Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. Keele University and University of Durham, EBSE Technical Report Version 2.3. [GS Search]
Long, Edgar CJ, Jeffrey J., A., & Mikiyasu, H. (2008). Transferable principles from a formative evaluation of a couples' empathy program. Journal of Couple & Relationship Therapy 7(2): 88-112. doi: 10.1080/15332690802106828 [GS Search]
Madaliyeva, Z., Mynbayeva, A., Sadvakassova, Z., & Zholdassova, M. (2015). Correction of Burnout in Teachers. Procedia-Social and Behavioral Sciences 171: 1345-1352. doi: 10.1016/j.sbspro.2015.01.252 [GS Search]
Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum, 2019. Página Inicial. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.
Oliveira, E. (2018). Quase 4 em cada 10 jovens de 19 anos não concluíram o ensino médio, aponta levantamento. Disponível em: [Link].
ONU. Sustainable Development, 2015. Disponível em: [Link].
Paranhos, M.(2016) Relações entre habilidades socioemocionais e inovação para alguns licenciandos em ciências biológicas. Universidade Federal de Sergipe, p. 27-34,2016. [GS Search]
Pensar Contemporâneo. (2019). A Empatia é ensinada a estudantes de 6 a 16 anos nas escolas da Dinamarca. Disponível em: [Link]
Petersen, K., Feldt, R., Mujtaba, S., & Mattsson, M. (2008). Systematic Mapping Studies in Software Engineering. Proceedings of the 12th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering. 17. doi: 10.14236/ewic/EASE2008.8 [GS Search]
Ponsoda, F. C. (2017). The effect of an out-of-school Mindfulness program on adolescents’ stress reduction and emotional wellbeing. Cuadernos de Psicología del Deporte, 17(3), 35-44. [GS Search]
Ruic, G. (2019). Estes são os países mais felizes do mundo. Disponível em: [Link]
Santos, C. G., Nunes, M. A. S. N., & Romero, M. (2019). Guia de atividades desplugadas para o desenvolvimento do pensamento computacional. [] Porto Alegre, SBC, 2019 40 p.: il -(Almanaque para a popularização de ciência da computação. Série 12, Guia pedagógico; v2) ISBN 978-85-7669-474-8 . Acesso em 22/06/2020. [Link].
Senado Federal. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: [Link]
Swan, P., & Riley, P. (2012). Mentalization: A tool to measure teacher empathy in primary school teachers. Australian Association for Research in Education/APERA Conference, Sydney. [GS Search]
UNESCO. Global Citizenship Education: Topics and Learning Objectives, 2016. Disponível em: [Link]
Sahin, M. (2012). An investigation into the efficiency of empathy training program on preventing bullying in primary schools. Children and Youth Services Review 34(7): 1325-1330. doi: 10.1016/j.childyouth.2012.03.013 [GS Search]
Silva, I. D., Nunes, M. A. S. N., Felizardo, K. E., Nakagawa, E. Y., Ferrari, F. C., Fabbri, S. C. P. F., & Júnior, J. H. S. Almanaque Para Popularização De Ciência Da Computação Série 6: Metodologia Científica e Tecnológica; Volume 7: Mapeamento Sistemático - PARTE 1. 1. ed. Porto Alegre: SBC, 2018. v. 7. 36p . Disponível em: [Link]
De Waal, F. BM. (2008). Putting the Altruism Back Into Altruism: The Evolution of Empathy. Annual review of psychology, 59, 279-300. doi: 10.1146/annurev.psych.59.103006.093625 [GS Search]
Warren, C, & Lessner, S. (2014). "Who has Family Business?" Exploring the Role of Empathy in Student-Teacher Interactions. Perspectives in Urban Education. 11: 122-131. [GS Search]
Archivos adicionales
Published
Cómo citar
Issue
Section
Licencia
Derechos de autor 2020 Felipe Faustino de Souza, Luís Antônio dos Santos Silva, Maria Augusta S. N. Nunes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.