Breve estado da arte da Web 2.0 no Ensino de Química: análise das produções em periódicos e congressos científicos
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.265Keywords:
Web 2.0, TIC, Estado da arte, Ensino de QuímicaAbstract
Esta pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento e uma análise sobre o estado da arte de ferramentas da Web 2.0 no Ensino de Química desde o surgimento da Web 2.0, em 2005, até o ano de 2015. Analisamos a produção de 6061 artigos/comunicações em quatro periódicos e quatro congressos científicos. Foram encontrados 122 trabalhos sobre Web Social nos periódicos e 217 nos congressos científicos, de um total de 1971 publicações delimitadas pelas TIC, com 103 trabalhos direcionados exclusivamente ao Ensino de Química. Além disso, apresenta-se a utilização de alguns recursos da Web 2.0 e como estes estão sendo inseridos no Ensino de Química, destacando um breve resumo de trabalhos divulgados. Embora as publicações na área não sejam homogêneas, os resultados mostram um pequeno crescimento das pesquisas utilizando a Web 2.0 no Ensino de Química no seu primeiro decênio. Este artigo, além de apresentar um panorama geral sobre ferramentas da Web 2.0 no Ensino de Química, serve de base para a ampliação das pesquisas na área e no desenvolvimento de novos estudos.
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