Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo de Tabuleiro para Ensinar o Conceito de Algoritmos na Educação Básica

Authors

  • Christiane Gresse von Wangenheim Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Giselle Araújo e Silva de Medeiros Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Raul Missfeldt Filho Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Giani Petri Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Fernando da Cruz Pinheiro Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • M. Nathalie F. Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Jean C. R. Hauck Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.310

Keywords:

Jogo Educacional, Pensamento Computacional, Educação Básica, Programação, Jogo de Tabuleiro

Abstract

Atualmente se observa uma ênfase maior no ensino do pensamento computacional já na educação básica como uma das habilidades do século XXI. O pensamento computacional descreve um modo específico de raciocínio algorítmico baseado em conceitos e processos derivados da programação de computadores. Uma maneira de ensinar conceitos relacionados sobre algoritmos e programação são jogos não-digitais, sendo considerados alternativas de aprendizagem eficazes e ao mesmo tempo divertidas. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta SplashCode, um jogo de tabuleiro de baixo custo para complementar o ensino de algoritmos e programação, inicialmente apresentado por meio de aula expositiva. O jogo foi desenvolvido de forma sistemática seguindo um processo de design instrucional, e aplicado e avaliado em uma escola pública brasileira. Os resultados da avaliação indicam que o jogo pode contribuir à aprendizagem dos alunos, a interação social, relevância e diversão, proporcionando uma experiência de aprendizagem agradável, lúdica, eficiente e efetiva. O jogo também foi avaliado muito positivamente em relação a usabilidade facilitando o seu entendimento. Um ponto muito elogiado pelos alunos foi o design e a escolha de caracteres Kawaii representando adequadamente preferências do público-alvo. Os resultados do presente trabalho podem ser utilizados por professores da educação básica no ensino de computação e por pesquisadores e designers instrucionais para melhorar o desenvolvimento de métodos e materiais instrucionais nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiane Gresse von Wangenheim, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Departamento de Informática e Estatística

Giselle Araújo e Silva de Medeiros, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Programa de Pós-Graduação em Educação

Raul Missfeldt Filho, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Departamento de Informática e Estatística

Giani Petri, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Colégio Politécnico

Fernando da Cruz Pinheiro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Departamento de Informática e Estatística

M. Nathalie F. Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Programa de Pós-Graduação em Design

Jean C. R. Hauck, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Departamento de Informática e Estatística

Referências

Abt. C.C. (2002). Serious games. Lanham: University Press of America. [GS Search]

Adams, E. e Rollings A. (2006). Fundamentals of game design. New York: Prentice Hall. [GS Search]

All, A., Castellar, E. P. N., & Looy, J. V. (2016). Assessing the effectiveness of digital game-based learning: Best practices. Computers & Education, 92–93, 90-103. [DOI:10.1016/j.compedu.2015.10.007]

Astrachan, O. & Briggs, Α. (2012). The CS Principles Project. ACM Inroads, 3(2). [GS Search]

Battistella, P. E. ENgAGED: Um processo de desenvolvimento de jogos para ensino em computação. 2016. Tese (Doutorado em Ciência da Computação), PPGCC/Universidade Federal de Santa Catarina. [GS Search]

Battistella, P. & Gresse von Wangenheim, C. (2016a). ENgAGED: Um Processo de Desenvolvimento de Jogos para Ensinar Computação. In: Anais do 27° Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Uberlândia, Brasil. [DOI:10.5753/cbie.sbie.2016.380]

Battistella, P. & Gresse von Wangenheim, C. (2016b). Games for teaching computing in higher education – a systematic review. IEEE Technology and Engineering Education Journal, 9(1), 8-30. [GS Search]

Brackmann, C. P., Boucinha, R. M., Román-González, M., Barone, D. & Casali, A. (2017). Pensamento Computacional Desplugado: Ensino e Avaliação na Educação Primária da Espanha. In: Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Recife, Brasil. [DOI: 10.5753/cbie.wcbie.2017.982]

Brackmann, C., Barone, D., Casali, A. Boucinha, R. & Munõz-Hernandez, S. (2016). Computational thinking: Panorama of the Americas. In: Proc. of the International Symposium on Computers in Education, Salamanca, Spain. [DOI:10.1109 / SIIE.2016.7751839]

Branch, R. M. (2009). Instructional Design: The ADDIE Approach. New York: Springer. [GS Search]

Brathwaite, B. & Schreiber, I. (2009). Challenges for game designers. Course Technology, CENGAGE Learning, Boston, EUA. [GS Search]

Calderón, A. & Ruiz M. (2015). A systematic literature review on serious games evaluation: An application to software project management. Computers & Education, 87, 396-422. [GS Search]

Caulfield, C., Xia, J., Veal, D. & May, S. P. (2011). A systematic survey of games used for software engineering education. Modern Applied Science, 5(6), 28-43. [GS Search]

Casarotto, R. I., Bernardi, G., Cordenonsi, A. Z. & Duarte Medina, R. (2018). Logirunner: um Jogo de Tabuleiro como Ferramenta para o Auxílio do Ensino e Aprendizagem de Algoritmos e Lógica de Programação. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, 16(1). [GS Search]

Connoly, T. M., Boyle, E. A., Macarthur, E., Hainey, T. & Boyle, J. M. (2012). A systematic literature review of empirical evidence on computer games and serious games. Computers & Education, 59(2), 661-686. [GS Search]

CSTA. ACM. CSTA K –12 Computer Science Standards, (2016). [GS Search]

Davis, F. D. (1989). Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS quarterly, 319-340. [GS Search]

Djaouti, D., Alvarez J., Jessel J. P., & Rampnoux O. (2011). Origins of Serious Games. In: Ma M., Oikonomou A., Jain L. (Eds). Serious Games and Edutainment Applications. London: Springer. [GS Search]

França, R. & Tedesco, P. (2015). Desafios e oportunidades ao ensino do pensamento computacional na educação básica no Brasil. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Maceió, Brasil. [GS Search]

Fu, F., Su, R., & Yu, S. (2009). EGameFlow: A scale to measure learners' enjoyment of e-learning games. Computers & Education, 52(1), 101-112. [GS Search]

Garneli, V., Giannakos, M. N., & Chorianopoulos, K. (2015). Computing education in K-12 schools: A review of the literature. In: Proc. of the IEEE Global Engineering Education Conference, Tallin, Estonia. [DOI: 10.1109/EDUCON.2015.7096023]

Gomes, T., Melo, J. & Tedesco, P. (2016). Jogos Digitais no Ensino de Conceitos de Programação para Crianças. In: Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Uberlândia, Brazil. [GS Search]

Gresse von Wangenheim, C. & Shull, F. (2009). To Game or Not to Game? IEEE Software, 26(2), 92-94. [DOI:10.1109/MS.2009.54]

Gresse von Wangenheim, C., Petri, G. & Borgatto, A. F. (2018). MEEGA+KIDS: A Model for the Evaluation of Educational Games for Computing Education in Secondary School. Technical Report INCoD/GQS.06.2018.E, INCoD/INE/UFSC, Florianopolis/Brazil. [GS Search]

Grover, S. & Pea, R. (2013). Computational Thinking in K–12: A review of the state of the field. Educational Researcher, 42(1), 38-43. [DOI:10.3102/0013189X12463051]

Guzdial, M. (2008). Education: Paving the way for computational thinking. Communications of the ACM, 51(8), 25-27. [DOI:10.1145 / 1378704.1378713]

Haddaway, N. R. et al. (2015). The role of Google Scholar in evidence reviews and its applicability to grey literature searching. PloS one, 10(9). [GS Search]

Herz, J. C. (1997). Joystick nation: how videogames ate our quarters, won our hearts, and rewired our minds. Little, Brown and Company, Boston, MA. [GS Search]

International Standard Organization (ISO). (2014). ISO/IEC 25010: Systems and software engineering – Systems and software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) – System and software quality models, Technical Report. [GS Search]

Kalelioglu F., Gülbahar Y., & Kukul. V. (2016). A Framework for Computational Thinking Based on a Systematic Research Review. Baltic Journal of Modern Computing, 4(3). [GS Search]

Kazimoglu, C., Kiernan. M., Bacon, L. & Mackinnon, L. (2012). A Serious Game for Developing Computational Thinking and Learning Introductory Computer Programming. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 47, 1991-1999. [GS Search]

Keller, J. (1987). Development and Use of the ARCS Model of motivational Design. Journal of Instructional Development, 10(3), 2-10. [DOI: 10.1007/BF02905780]

Kish, L. (1994). Multipopulation survey designs: five types with seven shared aspects. International Statistical Review, 62(2), 167–186. [GS Search]

Kremers, R. Level Design: Concept, theory, and practice. A. K. Peters, EUA, 2009. [GS Search]

MEC. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. 2018. [GS Search]

Michael, D. & Chen, S.. (2006) Serious games: games that educate, train, and inform. Thomson Course Technology, Boston, EUA. [GS Search]

Mioto, F., Petri, G., Gresse von Wangenheim, C., Borgatto, A. F. & Pacheco, L. H. M. (2019). bASES21 – Um Modelo para a Autoavaliação de Habilidades do Século XXI no Contexto do Ensino de Computação na Educação Básica. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(1). [DOI: 10.5753/rbie.2019.27.01.26]

Mohamed, H. & Jaafar, A. (2010). Development and Potential Analysis of Heuristic Evaluation for Educational Computer Game (PHEG). In: Proc. of the 5th Int. Conf. on Computer Sciences and Convergence Information Technology, Seoul, South Korea. [GS Search]

Morrison B. B. & Preston J.A. (2009). Engagement: Gaming throughout the Curriculum. In: Proc. of the 40th ACM Technical Symposium on Computer Science Education, Chattanooga, TN. [GS Search]

Nouri, J., Zhang, L., Mannila, L. & Norén, E. (2019). Development of computational thinking, digital competence and 21st century skills when learning programming in K-9. Education Inquiry, published online. [DOI: 10.1080/20004508.2019.1627844]

O’Brien, H. L. & Toms, E. G. (2010). The Development and Evaluation of a Survey to Measure User Engagement. Journal of the American Society for Information Science and Technology, 61(1), 50–69. [GS Search]

Okazaki, M. & Johnson, G. (2013). Kawaii!: Japan's Culture of Cute. Munich: Prestel.

Petri G., C. Gresse von Wangenheim & A.F. Borgatto A.F. (2018). MEEGA+, Systematic Model to Evaluate Educational Games. In: Lee N. (eds) Encyclopedia of Computer Graphics and Games, Springer. [GS Search]

Petri, G. (2018). A Method for the Evaluation of the Quality of Games for Computing Education. Tese de doutorado (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC)), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) [GS Search]

Pfahl, D., Ruhe, G. & Koval, N. (2001). An Experiment for Evaluating the Effectiveness of Using a System Dynamics Simulation Model in Software Project Management Education. In: Proc. of the Int. Symposium on Software Metrics, London, GB. [DOI:10.1109/METRIC.2001.915519]

Savi, R., Gresse von Wangenheim, C. & Borgatto, A. F. (2011). A Model for the Evaluation of Educational Games for Teaching Software Engineering. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, São Paulo, Brasil. [DOI:10.1109/SBES.2011.27]

Sociedade Brasileira de Computação. Ensino de Computação na Educação Básica. (2018). [GS Search]

Sindre, G. & Moody, D. (2003). Evaluating the Effectiveness of Learning Interventions: an Information Systems Case Study. In: Proc. of the 11th European Conf. on Information Systems, Naples, Italy. [GS Search]

Singh, J., Kumar Dorairaj, S. & Woods, P. (2007). Learning Computer Programming Using A Board Game – Case Study on C-Jump. In: Proc. of the Int. Symposium on Information and Communications Technologies, Kuala Lumpur, Malaysia. [GS Search]

Susi, T., Johannesson, M. & Backlund, P. (2007) Serious Games: an overview. Technical Report HS-IKI-TR-07-001, University of Skövde, Sweden. [GS Search]

Sweetser, P. & Wyeth, P. (2005). GameFlow: a model for evaluating player enjoyment in games. Computers in Entertainment, 3(3), 1-24. [DOI:10.1145/1077246.1077253]

Tullerton, T. (2008) Game design workshop: A play centric approach to creating innovates games. 3. ed. Burlington: Morgan Kaufmann, p. 470. 2008. [GS Search]

Tsarava, K., Moeller, K. & Ninaus, M. (2018). Training Computational Thinking through board games: The case of Crabs & Turtles. International Journal of Serious Games, 5(2), 25-44. [DOI:10.17083/ijsg.v5i2.248]

Tullis, T. & Albert, W. (2008). Measuring the User Experience: Collecting, Analyzing, and Presenting Usability Metrics. Burlington: Morgan Kaufmann. [GS Search]

Unnikrishnan, R., Amrita, N., Muir, A. & Rao, B. (2016). Of Elephants and Nested Loops: How to Introduce Computing to Youth in Rural India. In: Proc. of the 15th International Conference on Interaction Design and Children, Manchester, UK, 137–146. [DOI: 10.1145/2930674.2930678]

Wang, P. S. (2015). From Computing to Computational Thinking. 1st ed. New York: Chapman and Hall/CRC. [DOI: 10.1201/9781315115320]

Wiebe, E. N., Lamb, A., Hardy, M. & Sharek, D. (2014). Measuring engagement in video game-based environments: Investigation of the User Engagement Scale. Computers in Human Behavior, 32, 123-132. [DOI: 10.1016/j.chb.2013.12.001]

Wing, J. M. (2006). Computational Thinking. Theoretical Computer Science, 49(3). [DOI:10.1145/1118178.1118215]

Wing, J. M. (2010). Computational Thinking: What and Why? Link Magazine. [GS Search]

Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B. & Wesslén, A. (2012). Experimentation in Software Engineering. New York: Springer-Verlag Berlin Heidelberg. [GS Search]

Yin, R. K. (2017). Case study research: design and methods (6th ed.). Thousand Oaks: Sage Publications, Inc. [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2019-12-12

Como Citar

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; MEDEIROS, G. A. e S. de; MISSFELDT FILHO, R.; PETRI, G.; PINHEIRO, F. da C.; FERREIRA, M. N. F.; HAUCK, J. C. R. Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo de Tabuleiro para Ensinar o Conceito de Algoritmos na Educação Básica. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 310–335, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.03.310. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4735. Acesso em: 16 set. 2024.

Issue

Section

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)