Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo de Tabuleiro para Ensinar o Conceito de Algoritmos na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.310Keywords:
Jogo Educacional, Pensamento Computacional, Educação Básica, Programação, Jogo de TabuleiroAbstract
Atualmente se observa uma ênfase maior no ensino do pensamento computacional já na educação básica como uma das habilidades do século XXI. O pensamento computacional descreve um modo específico de raciocínio algorítmico baseado em conceitos e processos derivados da programação de computadores. Uma maneira de ensinar conceitos relacionados sobre algoritmos e programação são jogos não-digitais, sendo considerados alternativas de aprendizagem eficazes e ao mesmo tempo divertidas. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta SplashCode, um jogo de tabuleiro de baixo custo para complementar o ensino de algoritmos e programação, inicialmente apresentado por meio de aula expositiva. O jogo foi desenvolvido de forma sistemática seguindo um processo de design instrucional, e aplicado e avaliado em uma escola pública brasileira. Os resultados da avaliação indicam que o jogo pode contribuir à aprendizagem dos alunos, a interação social, relevância e diversão, proporcionando uma experiência de aprendizagem agradável, lúdica, eficiente e efetiva. O jogo também foi avaliado muito positivamente em relação a usabilidade facilitando o seu entendimento. Um ponto muito elogiado pelos alunos foi o design e a escolha de caracteres Kawaii representando adequadamente preferências do público-alvo. Os resultados do presente trabalho podem ser utilizados por professores da educação básica no ensino de computação e por pesquisadores e designers instrucionais para melhorar o desenvolvimento de métodos e materiais instrucionais nesse contexto.
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