Recomendações para o Desenvolvimento de Softwares Voltados para Crianças com Transtorno do Espectro Autista

Authors

  • Heloise Cristini Magaton Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Silvia Amélia Bim Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.02.112

Keywords:

Transtorno do Espectro Autista, Softwares, Aplicações, Recomendações, Design, Desenvolvimento, Autismo

Abstract

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes desde idade muito precoce, com impactos múltiplos e variáveis em áreas relevantes do desenvolvimento humano, como comunicação, interação social, aprendizado e capacidade de adaptação. Estudos comprovam que crianças diagnosticadas com TEA gostam de tecnologia, como qualquer outra criança, sendo usada como uma ferramenta no auxílio ao tratamento deste transtorno. Essa pesquisa apresenta uma revisão de recomendações para o desenvolvimento de softwares para o público com TEA a partir de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de campo. Tal estudo consistiu na observação da interação de crianças TEA com a tecnologia em uma clínica especializada no tratamento deste transtorno e aplicação de questionários com profissionais especializados em TEA e responsáveis das crianças com TEA participantes das observações. A análise dos resultados confirma 12 recomendações encontradas na pesquisa bibliográfica e propõe 6 novas recomendações, as quais poderão ser usadas no desenvolvimento de softwares voltados para o público com TEA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

American Psychiatric Association & Others. (2014). Manual diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (5th ed., text rev.). Artmed Editora. [GS Search]

Baranauskas, M. C., Souza, C. S., & Pereira, R. (2014). I GranDIHC-Br - Grandes Desafios de Pesquisa em Interação Humano-Computador no Brasil. Relatório Técnico. Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) (2014). http://doi.org/10.13140/2.1.3651.9201

Barry, M., Kehoe, A., & Pitt, I. (2008). Usability evaluation of educational game software for children with autism. World Conference on Educational Media and Technology. 1366–1370. Retrieved from: [GS Search]

Barry, M., & Pitt, I. (2006). Interaction design: a multidimensional approach for learners with autism. Conference on Interaction design and children. ACM, 33–36. doi: [GS Search]

Britto, T. C. P. & Pizzolato, E. B. (2018). GAIA: a proposal guide of recommendations of Web interfaces accessibility with focus on Autism aspects (GAIA: uma proposta de um guia de recomendações de acessibilidade de interfaces Web com foco em aspectos do Autismo). Brazilian Journal of Computers in Education (Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE), 26(2), 102-123. doi: http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2018.26.02.102 [GS Search]

Cunha, R. M. (2011). Desenvolvimento e avaliação de um jogo de computador para ensino de vocabulário para crianças com autismo. PUC-Rio. Retrieved from: [GS Search]

Dautenhahn, K. (2000). Design issues on interactive environments for children with autism. 3rd International Conference on Disability, Virtual Reality and Associated Technologies University of Reading. Retrieved from:[GS SEARCH]

Farias, E. B., Silva, L.W.C., & Cunha, M.X.C. (2014). ABC AUTISMO: Um aplicativo móvel para auxiliar na alfabetização de crianças com autismo baseado no Programa TEACCH. X Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (2014), 458–469. Retrieved from: [GS SEARCH]

Goldsmith, T. R. & LeBlanc, L. A. (2004). Use of technology in interventions for children with autism. Journal of Early and Intensive Behavior Intervention, 1(2):166-178. doi:http://dx.doi.org/10.1037/h0100287 [GS Search]

Mello, A., M., S. (2001). Autismo: guia prático. Brasília: Corde. Retrieved from:[GS SEARCH]

Millen, L., Edlin-White, R., & Cobb, S. (2010). The development of educational collaborative virtual environments for children with autism. 5th Cambridge Workshop on Universal Access and Assistive Technology. Cambridge. V1, 7. Retrieved from: [GS Search]

Neto, A., Rufino, H., Nakamoto, P., Palis, R., & Beira, D. (2017). Cotidiano: um software para auxiliar crianças autistas em suas atividades diárias. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE, Vol. 28. 404. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.404 [GS Search]

Pantoja, J., Sousa, A., & de Araújo Júnior, R. M. (2018). Alfa autista: uma aplicação mobile para o auxílio na alfabetização do autista através de método fônico. Um estudo de caso na APAE-Marabá. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE, Vol. 29. 1873. Retrieved from: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/8177 [GS Search]

Piconi, A. C., & Tanaka, E. H. (2003). A construção de histórias em quadrinhos eletrônicas por alunos autistas. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE, Vol. 1. 385–394. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.1873 [GS Search]

Putnam, C. & Chong, L. (2008). Software and technologies designed for people with autism: what do users want?. 10th international ACM SIGACCESS conference on Computers and accessibility. 3–10. http://doi.org/10.1145/1414471.1414475 [GS Search]

Ribeiro, P. C., Braz P., Silva G. F. M., & Raposo A. (2013). ComFiM: Um Jogo Colaborativo para Estimular a Comunicação de Crianças com Autismo. X Brazilian Symposium in Collaborative Systems. Sociedade Brasileira de Computação, 72. Retrieved from: [GS Search]

Van Rijn, H., & Stappers, P. J. (2008). The puzzling life of autistic toddlers: design guidelines from the LINKX project. Advances in Human-Computer Interaction. http://dx.doi.org/10.1155/2008/639435 [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2019-05-31

Como Citar

MAGATON, H. C.; BIM, S. A. Recomendações para o Desenvolvimento de Softwares Voltados para Crianças com Transtorno do Espectro Autista. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 112–139, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.02.112. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4746. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos Premiados