Recomendações para o Desenvolvimento de Softwares Voltados para Crianças com Transtorno do Espectro Autista

Authors

  • Heloise Cristini Magaton Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Silvia Amélia Bim Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.02.112

Keywords:

Transtorno do Espectro Autista, Softwares, Aplicações, Recomendações, Design, Desenvolvimento, Autismo

Abstract

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes desde idade muito precoce, com impactos múltiplos e variáveis em áreas relevantes do desenvolvimento humano, como comunicação, interação social, aprendizado e capacidade de adaptação. Estudos comprovam que crianças diagnosticadas com TEA gostam de tecnologia, como qualquer outra criança, sendo usada como uma ferramenta no auxílio ao tratamento deste transtorno. Essa pesquisa apresenta uma revisão de recomendações para o desenvolvimento de softwares para o público com TEA a partir de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de campo. Tal estudo consistiu na observação da interação de crianças TEA com a tecnologia em uma clínica especializada no tratamento deste transtorno e aplicação de questionários com profissionais especializados em TEA e responsáveis das crianças com TEA participantes das observações. A análise dos resultados confirma 12 recomendações encontradas na pesquisa bibliográfica e propõe 6 novas recomendações, as quais poderão ser usadas no desenvolvimento de softwares voltados para o público com TEA.

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Arquivos adicionais

Published

2019-05-31

Como Citar

MAGATON, H. C.; BIM, S. A. Recomendações para o Desenvolvimento de Softwares Voltados para Crianças com Transtorno do Espectro Autista. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 112–139, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.02.112. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4746. Acesso em: 19 set. 2024.

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Artigos Premiados