DuinoBlocks4Kids: Utilizando Tecnologia Livre e Materiais de Baixo Custo para o Exercício do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I por meio do Aprendizado de Programação Aliado à Robótica Educacional

Authors

  • Rubens Lacerda Queiroz UFRJ
  • Fábio Ferrentini Sampaio UFRJ
  • Mônica Pereira Santos UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.02.167

Keywords:

Pensamento Computacional, Ensino de programação, Robótica Educacional, Maturidade cognitiva

Abstract

Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o desenvolvimento do Pensamento Computacional em crianças do Ensino Fundamental I, através do aprendizado de programação por meio da Robótica Educacional, fazendo-se uso exclusivamente de tecnologia livre e materiais recicláveis e de baixo custo. Busca-se também levantar hipóteses acerca da existência de uma relação direta entre certas características cognitivas de crianças com idade entre 8 e 10 anos (tais como a habilidade de sequenciar eventos ou ideias, a habilidade de realizar operações mentais a partir de experiências concretas, dentre outras) e a habilidade para realizar determinadas atividades relacionadas ao aprendizado de programação de computadores. Os resultados observados indicam (a partir do uso de um kit didático desenvolvido para a realização deste estudo) a possibilidade de desenvolvimento das seguintes habilidades do Pensamento Computacional: capacidade de abstração, compreensão de fluxos de controle, depuração e detecção sistemática de erros, pensamento iterativo, uso da lógica condicional e decomposição de problemas. No tocante às investigações relacionadas à maturidade cognitiva, foram encontrados indícios da existência de uma relação direta entre as características cognitivas analisadas e a realização de determinadas tarefas ligadas à programação de computadores, como o desenvolvimento de programas puramente sequenciais e a compreensão da ideia de processamento.

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Biografia do Autor

Rubens Lacerda Queiroz, UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFRJ)

Fábio Ferrentini Sampaio, UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFRJ)

Mônica Pereira Santos, UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFRJ)

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Arquivos adicionais

Published

2019-05-31

Como Citar

QUEIROZ, R. L.; SAMPAIO, F. F.; SANTOS, M. P. DuinoBlocks4Kids: Utilizando Tecnologia Livre e Materiais de Baixo Custo para o Exercício do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I por meio do Aprendizado de Programação Aliado à Robótica Educacional. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 167–197, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.02.167. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4748. Acesso em: 22 dez. 2024.

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