DuinoBlocks4Kids: Utilizando Tecnologia Livre e Materiais de Baixo Custo para o Exercício do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I por meio do Aprendizado de Programação Aliado à Robótica Educacional
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.02.167Keywords:
Pensamento Computacional, Ensino de programação, Robótica Educacional, Maturidade cognitivaAbstract
Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o desenvolvimento do Pensamento Computacional em crianças do Ensino Fundamental I, através do aprendizado de programação por meio da Robótica Educacional, fazendo-se uso exclusivamente de tecnologia livre e materiais recicláveis e de baixo custo. Busca-se também levantar hipóteses acerca da existência de uma relação direta entre certas características cognitivas de crianças com idade entre 8 e 10 anos (tais como a habilidade de sequenciar eventos ou ideias, a habilidade de realizar operações mentais a partir de experiências concretas, dentre outras) e a habilidade para realizar determinadas atividades relacionadas ao aprendizado de programação de computadores. Os resultados observados indicam (a partir do uso de um kit didático desenvolvido para a realização deste estudo) a possibilidade de desenvolvimento das seguintes habilidades do Pensamento Computacional: capacidade de abstração, compreensão de fluxos de controle, depuração e detecção sistemática de erros, pensamento iterativo, uso da lógica condicional e decomposição de problemas. No tocante às investigações relacionadas à maturidade cognitiva, foram encontrados indícios da existência de uma relação direta entre as características cognitivas analisadas e a realização de determinadas tarefas ligadas à programação de computadores, como o desenvolvimento de programas puramente sequenciais e a compreensão da ideia de processamento.
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