EducAR – Quadrics: Uma Ferramenta de Apoio ao Ensino de Cálculo com Realidade Aumentada

Authors

  • Lidiane Teixeira Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Douglas Coelho Braga de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Igor Freitas Couto Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Alessandreia Marta de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rodrigo Luis de Souza da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.02.198

Keywords:

Realidade Aumentada, Ensino, Mobile, Cálculo

Abstract

A Educação é um campo com grande potencial para o desenvolvimento de aplicações de Realidade Aumentada. Tais aplicações podem ajudar no processo de ensino e aprendizagem de estruturas tridimensionais como, por exemplo, as Superfícies Quádricas. Neste trabalho é apresentado o EducAR - Quadrics, um aplicativo de apoio ao ensino e aprendizagem destas superfícies de maneira lúdica e interativa, utilizando como recurso tecnológico a Realidade Aumentada para dispositivos móveis. O aplicativo foi desenvolvido para smartphones e tablets para que os alunos tenham acesso em seus próprios dispositivos, podendo utilizar não somente em sala de aula, mas também em seus estudos individuais. Utilizando o aplicativo, o usuário consegue visualizar as seis principais superfícies quádricas e alterar parâmetros em suas equações. Uma avaliação qualitativa inicial foi realizada após o lançamento da primeira versão e as considerações dos participantes sobre a contribuição do aplicativo foram positivas. A partir disso, uma nova versão foi elaborada e um estudo experimental incluindo uma análise qualitativa e quantitativa foi proposto. Foi possível concluir que o EducAR - Quadrics se mostrou tão eficiente e eficaz quanto à abordagem convencional avaliada, tornando a realização das tarefas, de acordo com os usuários, mais interessante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Azuma, R., Baillot, Y., Behringer, R., Feiner, S., Julier, S., & MacIntyre, B. (2001). Recent advances in augmented reality. IEEE Computer Graphics and Applications, 21(6), 34–47. [GS Search]

Bimber, O., & Raskar, R. (2005). Spatial Augmented Reality: Merging Real and Virtual Worlds. Natick, MA, USA: A. K. Peters, Ltd.

Bujak, K. R., Radu, I., Catrambone, R., Macintyre, B., Zheng, R., & Golubski, G. (2013). A psychological perspective on augmented reality in the mathematics classroom. Computers & Education, 68, 536–544. doi: 10.1016/j.compedu.2013.02.017 [GS Search]

Cavalcante, R. S., Fernandes, F. G., Lamounier, E., & Cardoso, A. (2016). Aplicação de realidade aumentada móvel para apoio ao ensino de crianças. Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 5(1), 691. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2016.691 [GS Search]

Conover, W. (1999). Practical nonparametric statics. John Wiley & Sons, Inc., New York, 130–133. [GS Search]

Fernandes, F. G., Oliveira, L. C., & Oliveira, E. C. (2016). Aplicação de realidade aumentada móvel para apoio à alfabetização de crianças com autismo. Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 5(1), 1374. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2016.1374 [GS Search]

Juristo, N., & Moreno, A. M. (2013). Basics of software engineering experimentation. Springer Science & Business Media. [GS Search]

Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology. [GS Search]

Oliveira, R. C., Silva, D., Fernandes, F. G., Oliveira, L. C., & Oliveira, E. C. (2016). Aplicativo de aprendizagem móvel utilizando realidade aumentada para ensino de língua inglesa. Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 5(1), 731. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2016.731 [GS Search]

Pereira, L., Oliveira, D., Couto, I., Oliveira, A., & Silva, R. L. S. (2017). Uma ferramenta de apoio ao ensino de cálculo com realidade aumentada. In Simpósio brasileiro de informática na educação (Vol. 28, p. 595). doi: 10.5753/cbie.sbie.2017.595 [GS Search]

Posada, J. E. G., Buchdid, S. B., & Baranauskas, M. C. C. (2016). Informatics in education: what the works published in brazil reveal. Brazilian Journal of Computers in Education, 24(1), 142. doi: 10.5753/rbie.2016.24.1.142 [GS Search]

Root, R. W., & Draper, S. (1983). Questionnaires as a software evaluation tool. Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems, 83–87. doi: 10.1145/800045.801586 [GS Search]

Royston, P. (1995). Remark as r94: A remark on algorithm as 181: The w-test for normality. Journal of the Royal Statistical Society. Series C (Applied Statistics), 44(4), 547–551. doi: 10.2307/2986146 [GS Search]

Santos, O. L., Prado Rafalski, J., & Menezes, C. S. (2013). Uma game engine para aventuras pedagógicas locativas em realidade aumentada. In Brazilian symposium on computers in education (simpósio brasileiro de informática na educação-sbie) (Vol. 24, p. 396). doi: 10.5753/cbie.sbie.2013.396 [GS Search]

Santos, R. J. (2010). Matrizes vetores e geometria analítica. Imprensa UFMG. [GS Search]

Scotta, A., Hüttner, V., Machado, K. S., Pinto, I., Couto, Z., & Espíndola, D. B. (2014). Uma aplicação da realidade aumentada em laboratórios mistos para ensino de química. Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 3(1), 564. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2014.564 [GS Search]

Silva, J., Souza, F. F., Sedraz, L., & Ramos, J. L. C. (2015). Adoção de realidade aumentada no ensino de resistência dos materiais. Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 4(1), 1198. doi: 10.5753/cbie.wcbie.2015.1198 [GS Search]

Silveira, A. L. M., Biazus, M. C. V., & Axt, M. (2011). Diálogos na arte: Sistema de autoria em realidade aumentada. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1(1). [GS Search]

Wilcoxon, F. (1945). Individual comparisons by ranking methods. Biometrics bulletin, 1(6), 80–83. doi: 10.2307/3001968 [GS Search]

Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., & Wesslén, A. (2000). Experimentation in Software Engineering: An Introduction. Norwell, MA, USA: Kluwer Academic Publishers. [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2019-05-31

Como Citar

PEREIRA, L. T.; DE OLIVEIRA, D. C. B.; COUTO, I. F.; DE OLIVEIRA, A. M.; DA SILVA, R. L. de S. EducAR – Quadrics: Uma Ferramenta de Apoio ao Ensino de Cálculo com Realidade Aumentada. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 198–217, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.02.198. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4749. Acesso em: 22 dez. 2024.

Issue

Section

Artigos Premiados