EducAR – Quadrics: Uma Ferramenta de Apoio ao Ensino de Cálculo com Realidade Aumentada
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.02.198Keywords:
Realidade Aumentada, Ensino, Mobile, CálculoAbstract
A Educação é um campo com grande potencial para o desenvolvimento de aplicações de Realidade Aumentada. Tais aplicações podem ajudar no processo de ensino e aprendizagem de estruturas tridimensionais como, por exemplo, as Superfícies Quádricas. Neste trabalho é apresentado o EducAR - Quadrics, um aplicativo de apoio ao ensino e aprendizagem destas superfícies de maneira lúdica e interativa, utilizando como recurso tecnológico a Realidade Aumentada para dispositivos móveis. O aplicativo foi desenvolvido para smartphones e tablets para que os alunos tenham acesso em seus próprios dispositivos, podendo utilizar não somente em sala de aula, mas também em seus estudos individuais. Utilizando o aplicativo, o usuário consegue visualizar as seis principais superfícies quádricas e alterar parâmetros em suas equações. Uma avaliação qualitativa inicial foi realizada após o lançamento da primeira versão e as considerações dos participantes sobre a contribuição do aplicativo foram positivas. A partir disso, uma nova versão foi elaborada e um estudo experimental incluindo uma análise qualitativa e quantitativa foi proposto. Foi possível concluir que o EducAR - Quadrics se mostrou tão eficiente e eficaz quanto à abordagem convencional avaliada, tornando a realização das tarefas, de acordo com os usuários, mais interessante.
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