As Dobraduras de Papel e os Padrões de Matemática das Dobras Visíveis: um Processo de Aprender a Aprender Mediado pelas Tecnologias Digitais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2025.5130

Keywords:

Dobraduras de Papel, Dobras Visíveis, Padrões de Matemática, Tecnologias Digitais

Abstract

O artigo apresenta uma pesquisa-ação que desenvolveu 32 algoritmos de construção e montagem de dobraduras de papel. As orientações para o desenvolvimento dessas dobraduras podem ser escritas, visuais e/ou animadas, e foram aplicadas em 184 estudantes da Educação Básica. Após o desenvolvimento das dobraduras, sugere-se a observação das dobras visíveis do papel em busca de padrões, modelos e conceitos de matemática, para uma melhor apropriação do conhecimento pelos estudantes. Em seguida, após o trabalho manual com as dobraduras, e com base nas dobras visíveis observadas, as dobraduras foram plugadas com o auxílio de 15 tecnologias digitais escolhidas pelos estudantes que participaram das práticas com essa proposta investigativa, contemplando também 38 professores. Como resultado, foi possível observar que os conceitos de matemática e os algoritmos das dobraduras de papel são objetos-de-pensar para o estudante, e que permitem ao docente planejar atividades de forma individual ou colaborativa, contextualizada ou interdisciplinar, aumentando as possibilidades para um aprendizado significativo e efetivo em sala aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abe, Hisashi. Sugoizô Origami. Tókio: Nippon Hyoronsha Co. Ltd., 2003.

Andrade, A. de O.; Silva, I. P.; Pina, M. O. M. (2023). Digital Technologies in Mathematics Education. Journal of Interdisciplinary Debates, [S. l.], v. 4, n. 01, p. 97–122, 2023. https://doi.org/10.51249/jid.v4i01.1255. [GS Search]

Bacich, L.; Neto, A. T.; Trevisani, F. M. (2015). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso. [GS Search]

Basso, M.; Notare, M. R. (2015). Pensar-com Tecnologias Digitais de Matemática Dinâmica. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. https://doi.org/10.22456/1679-1916.61432. [GS Search]

Bobsin, R. S.; Nunes, N. B.; Kologeski, A. L.; Bona, A. S. (2020). O Pensamento Computacional presente na Resolução de Problemas Investigativos de Matemática na Escola Básica. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. pág. 1473-1482. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1473. [GS Search]

Bona, A. S. (2012). Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação, Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Porto Alegre: UFRGS. Disponível em: [link]. [GS Search]

Bona, A. S. (2023). Planejamento "Inclusivo" em Educação Matemática: a partir de Questões de Processos Seletivos. Anais da modalidade comunicação científica da VIII EIEMAT - Escola de Inverno de Educação Matemática. UFSM, Santa Maria, 2023. Disponível em: [link].

Bona, A. S.; Basso, M. V. de A. (2023). Modelagem de Matemática em Situações Criativas e o Algoritmo mediado pelo Pensamento Computacional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 213-224. https://doi.org/10.5753/wie.2023.234379 . [GS Search]

Bona, A. S.; Rocha, K. C.; Basso, M. V. de A. (2023). Uma Prática Investigativa com Dobraduras ancorada no Pensamento Computacional e na Abstração Reflexionante. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 202-212. https://doi.org/10.5753/wie.2023.234378. [GS Search]

Bona, A. S. D; Cazzarotto, S. (2022). A sensibilidade e o poder da aprendizagem na audiodescrição de representações de Matemática na Educação Básica e Profissional: uma prática inclusiva para todos. In: SOUZA, A., et al.(orgs). Mosaico Acessível. Maringá, PR: Gráfica e Editora Massoni, 2022. Disponível em: [link]. [GS Search]

Carneiro, M; Spira, M (2015). Oficina de Dobraduras. Rio de Janeiro, IMPA, 2015. Disponível em: [link].

Caruso, R. M.; Kologeski, A. L.; Bona, A. S. de.(2024). O Sólido de Arquimedes e a Copa do Mundo: Um Relato de Experiência Envolvendo Atividades Plugadas e Desplugadas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35, 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024. p. 2125-2135. https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242243. [GS Search]

D’Ambrosio, U. (1996). Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996. [GS Search]

Fiorentine, D.; Lorenzato, S. (2009). Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3ª Edição Revisada. Campinas: Autores Associados, 2009, p. 193-206.

Fioreze, L. A.; Halberstadt, F. F. (2021). Aprendizagens e Vivências no Ensino de Matemática em tempos de pandemia. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021. Disponível em: [link]. [GS Search]

Germano, R. A; Bona, A. S. D. (2023). A Dobradura E O Uso Pensamento Computacional No Período de Sondagem nas Aulas de Matemática. Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão (MoExP), 13º Edição, 2023, Osório - RS. Resumos. Disponível em: [link].

Germano, R. A. (2024). A Integração de Dobraduras e o Pensamento Computacional na Educação Matemática para Alunos com Deficiência Visual no Ensino Básico. 2024. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Osório, Osório, RS, 2024. Disponível em: [link]. [GS Search]

Germano, R. A; Nunes, N. B; Bona, A. S. D. (2024). Espirais E Molas Na Matemática: Dobraduras E Pensamento Computacional. Educação, trabalho e transformação social: caminhos para uma práxis pedagógica emancipatória. In: Albuquerque Junior, Ailton Batista de (Roinuj Tamborindeguy); Pereira, Gabriel Silveira; Rocha, Bruna Beatriz da; Ivanicska, Rebeca Freitas (orgs.). Educação, trabalho e transformação social: caminhos para uma práxis pedagógica emancipatória. Itapiranga: Schreiben, 2024. p. 308-318. e-book. Disponível em: [link].

Germano, R. de A.; Nunes, N. B.; Bona, A. S. de. (2024). Explorando Funções Lineares através da Dobradura do Barco: Uma Abordagem Interativa para a Educação Matemática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2079-2088. https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242140. [GS Search]

Lang, R. J. (1996). Origami and Geometric Constructions, 1996. Disponível em: [link]. [GS Search]

Magalhães, M. B.; Bona, A. S. De; Kologeski, A. L.; Mattos, V. D. P. de. (2023). Um "Objeto de Fazer Pensar" Desplugado, Plugado e Maker: a Estrela de Dobradura. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 1090-1100. https://doi.org/10.5753/wie.2023.235053. [GS Search]

Martin, G. E. (1998). Geometric Constructions. Undergraduate Texts of Mathematics. Nova York: Springer Verlag, 1998.

Matsubara, R.; Cecconello, A. C.; Costa, J. A.; Bona, A. S.; Lemos, J.; Kologeski, A. Uma Oficina de Dobradura de Sacolas Plásticas Aliando o Pensamento Computacional com Atividades Desplugadas no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 192-201. https://doi.org/10.5753/wie.2023.234375. [GS Search]

Nóvoa, A.; Alvim, Y. Escolas e Professores: proteger, transformar e valorizar. Salvador, Bahia:Sec/Iat, 2022,112p. Disponível em: [link].

OECD (2023), PISA 2022 Assessment and Analytical Framework, PISA, OECD Publishing, Paris. https://doi.org/10.1787/dfe0bf9c-en.

Papert, S. (1993). "Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas". Basic Books, Nova York: 1993. https://dl.acm.org/doi/pdf/10.5555/1095592. [GS Search]

Piaget, J., Braga, I. (1973). Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympo Editora/Unesco, 1973. [GS Search]

Santos, A.; Teixeira, A. (2019). A formação de professores e a importância da Fluência Tecnológica Digital em meio ao cenário do século XXI. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25., 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 831-838. https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.831. [GS Search]

Santos, L. T; Guerra, L. C; Portal, L. S. L; Bona, A. S. D. (2024). Dobraduras E A Computação (Des)Plugada: Uma Prática Necessária Para Educação Básica. Educação, trabalho e transformação social: caminhos para uma práxis pedagógica emancipatória. In: Albuquerque Junior, Ailton Batista de (Roinuj Tamborindeguy); Pereira, Gabriel Silveira; Rocha, Bruna Beatriz da; Ivanicska, Rebeca Freitas (orgs.). Educação, trabalho e transformação social: caminhos para uma práxis pedagógica emancipatória. Itapiranga: Schreiben, 2024. p. 319-328. Disponível em: [link].

Silva, G. P. S., Lucena, C. S., Souza, E. C., Cavalcante, M. S. (2021). A utilização do origami como ferramenta auxiliar no ensino de geometria plana. Em: VII CONEDU - Conedu em Casa. Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: [link]. [GS Search]

Souza, K. L.; Silva, G. G.; Bona, A. S. (2023). O uso de tecnologias digitais na combinação de modelos híbridos para o ensino de função afim. In: WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO (WETIE), 1., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 42-51. https://doi.org/10.5753/wetie.2023.236118. [GS Search]

Tori, R. (2010). Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac. [GS Search]

Vicari, R. M.; Moreira, A. F.; Menezes, P. F. B. (2018). Pensamento Computacional - Revisão Bibliográfica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS. Disponível em: [link]. [GS Search]

Villalta, R. A. A.; SILVA, L. B. S. (2021). Espaços de afinidade: teoria e prática do uso de redes sociais na sala de aula. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6., 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 472-478. Disponível em: [link]. [GS Search]

Wing, J. M. (2006). Computational Thinking. Communications of the ACM. New York, v.49, n.3, p. 33-35, mar. 2006. https://dl.acm.org/doi/10.1145/1118178.1118215. [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2025-09-08

Como Citar

DE BONA, A. S.; KOLOGESKI, A. L.; BASSO, M. V. de A. As Dobraduras de Papel e os Padrões de Matemática das Dobras Visíveis: um Processo de Aprender a Aprender Mediado pelas Tecnologias Digitais. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 33, p. 1159–1178, 2025. DOI: 10.5753/rbie.2025.5130. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/5130. Acesso em: 5 dez. 2025.

Issue

Section

Edição Especial :: Políticas, Qualidade, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação