Aprendizagem baseada em desafios na prática: um estudo de caso

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2025.5292

Keywords:

aprendizagem em sala de aula, aprendizagem baseada em desafios, educação em engenharia, pensamento crítico

Abstract

As novas gerações trouxeram mudanças drásticas no estilo de vida e nas preferências de aprendizagem. Embora as mudanças geracionais sempre tenham existido, nas últimas décadas essas transformações se tornaram mais rápidas e abruptas. Por um lado, as novas gerações tendem a buscar experiências de aprendizado imediatas, muitas vezes sem paciência para reter o conhecimento até sua aplicação prática. Por outro lado, estratégias educacionais consolidadas e emergentes buscam gerar um impacto significativo na sala de aula. No entanto, ainda há um grande espaço entre a teoria e a prática. Em resposta a essa transformação, diversas estratégias educacionais foram desenvolvidas para aprimorar as experiências de aprendizado, embora sua implementação eficaz continue sendo um desafio. Este estudo tem como objetivo analisar a implementação da aprendizagem baseada em desafios (ABD) em um curso universitário, avaliando seu impacto no processo de ensino-aprendizagem, no desenvolvimento de habilidades cognitivas e na motivação dos estudantes. A questão central de pesquisa que orienta esta análise é: De que maneira a aplicação da ABD em um contexto universitário impacta a aquisição de conhecimento, a capacidade de resolução de problemas e o engajamento dos estudantes? Para responder a essa questão, foi adotado um desenho de estudo de caso, com uma abordagem qualitativa e elementos quantitativos. A ABD foi implementada em um curso avançado de Visão Computacional, estruturando a experiência em várias fases: identificação de problemas, desenvolvimento de soluções, implementação de protótipos e avaliação formativa. Os dados foram coletados por meio de observação direta, análise de trabalhos dos estudantes e questionários. Os resultados indicam que a ABD promove uma aprendizagem significativa, fortalece o pensamento crítico e aumenta a motivação dos estudantes ao permitir que apliquem seus conhecimentos em projetos do mundo real.

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Arquivos adicionais

Published

2025-09-17

Como Citar

GUZMÁN, Z. J. Aprendizagem baseada em desafios na prática: um estudo de caso. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 33, p. 1179–1198, 2025. DOI: 10.5753/rbie.2025.5292. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/5292. Acesso em: 5 dez. 2025.

Issue

Section

Edição Especial :: Políticas, Qualidade, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação