Aprendizagem baseada em desafios na prática: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2025.5292Keywords:
aprendizagem em sala de aula, aprendizagem baseada em desafios, educação em engenharia, pensamento críticoAbstract
As novas gerações trouxeram mudanças drásticas no estilo de vida e nas preferências de aprendizagem. Embora as mudanças geracionais sempre tenham existido, nas últimas décadas essas transformações se tornaram mais rápidas e abruptas. Por um lado, as novas gerações tendem a buscar experiências de aprendizado imediatas, muitas vezes sem paciência para reter o conhecimento até sua aplicação prática. Por outro lado, estratégias educacionais consolidadas e emergentes buscam gerar um impacto significativo na sala de aula. No entanto, ainda há um grande espaço entre a teoria e a prática. Em resposta a essa transformação, diversas estratégias educacionais foram desenvolvidas para aprimorar as experiências de aprendizado, embora sua implementação eficaz continue sendo um desafio. Este estudo tem como objetivo analisar a implementação da aprendizagem baseada em desafios (ABD) em um curso universitário, avaliando seu impacto no processo de ensino-aprendizagem, no desenvolvimento de habilidades cognitivas e na motivação dos estudantes. A questão central de pesquisa que orienta esta análise é: De que maneira a aplicação da ABD em um contexto universitário impacta a aquisição de conhecimento, a capacidade de resolução de problemas e o engajamento dos estudantes? Para responder a essa questão, foi adotado um desenho de estudo de caso, com uma abordagem qualitativa e elementos quantitativos. A ABD foi implementada em um curso avançado de Visão Computacional, estruturando a experiência em várias fases: identificação de problemas, desenvolvimento de soluções, implementação de protótipos e avaliação formativa. Os dados foram coletados por meio de observação direta, análise de trabalhos dos estudantes e questionários. Os resultados indicam que a ABD promove uma aprendizagem significativa, fortalece o pensamento crítico e aumenta a motivação dos estudantes ao permitir que apliquem seus conhecimentos em projetos do mundo real.
Downloads
Referências
Alq-Elq, A. (2010). Simulation-based medical teaching and learning. Journal of family and community medicine, 35-40. https://doi.org/10.4103/1319-1683.68787
Andresen, L., Boud, D., & Cohen, R. (2020). Experience-based learning. In G. Foley, Understanding adult education and training. 2a ed. Routledge. Taylos & Francis Group.
Apple Education Community. (2025, Febrero 14). Apple Education Community Forum. Retrieved from Challenge Based Learning (CBL). Disponible en: [link]
Apple Inc. (2008). Challenge based learning. Retrieved from Education Community. Disponible en: [link]
Apple Inc. (2025, enero). Challenge based learning: take action and make a difference. Disponible en: [link]
Apple Inc. (2025, Febrero 14). Documentation. Retrieved from Apple Developer. Disponible en: [link]
Doppelt, Y. (2003). Implementation and Assessment of Project-Based Learning in a Flexible Environment. International Journal of Technology and Design Education, 255–272. https://doi.org/10.1023/A:1026125427344
Enactus. (2025). Enactus Mexico. Disponible en: [link]
Ernst, D., Hodge, A., & Yoshinobu, S. (2017). What is inquiry-based learning? Notices of the AMS, 570-574.
Galdames-Calderón, M., Stavnskær Pedersen, A., & Rodriguez-Gomez, D. (2024). Systematic Review: Revisiting Challenge-Based Learning Teaching Practices in Higher Education. Education Sciences. https://doi.org/10.3390/educsci14091008
Gallagher, S. E., & Savage, T. (2020). Challenge-based learning in higher education: an exploratory literature review. Teaching in Higher Education. https://doi.org/10.1080/13562517.2020.1863354
Google Cloud. (2025, Febrero 14). Cloud Vision API. Disponible en: [link]
Hugging Face. (2023). Vision. Disponible en: [link]
Kolodner, J., Camp, P., Crismond, D., Fasse, B., Gray, J., & otros, y. (2009). Problem-Based Learning Meets Case-Based Reasoning in the Middle-School Science Classroom: Putting Learning by Design(tm) Into Practice. Journal of learning sciences, 495-547. https://doi.org/10.1207/S15327809JLS1204_2
Kolodner, J., Owensby, J., & Guzdial, M. (2004). Case-Based Learning Aids. En D. Johassen, Handbook of research on educational communications and tecnology. 2a ed. Routledge. Taylor & Francis Group.
Lampropoulus, G., & Kinshuk. (2024). Virtual reality and gamification in education: a systematic review. Educational technology research and development, 1691-1785.
Naciones Unidas. (2015). Objetivo 11 Ciudades y comunidades sostenibles. Disponible en: [link]
OpenAI. (Diciembre de 2024). Prompt: ¿que están haciendo los profesores de generaciones anteriores para poder enseñar eficazmente a la generación Z y alfa?. Disponible en: [link]
OpenCV. (2025). OpenCV modules. Disponible en: [link]
Panke, S. (2019). Design thinking in education: perspectives, opportunities and challenges. Open education studies, 281-306.
PyTorch. (2025). Torchvision. Disponible en: [link]
Roboflow. (2025). Computer Vision Models. Disponible en: [link]
Tensorflow. (2024). Computer Vision with Tensorflow. Disponible en: [link]
Yew, E. H., & Goh, K. (2016). Problem-Based Learning: An Overview of its Process and Impact on Learning. Health Professions Education, 75-79. https://doi.org/10.1016/j.hpe.2016.01.004
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2025 Zobeida Guzman-Zavaleta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

