Edição Especial :: Sistemas e Ambientes Educacionais: Políticas, Qualidade, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Apresentação

Esta edição especial da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) é uma iniciativa do programa de Doutorado em Sistemas e Ambientes Educacionais (DSAE) da Facultad de Ciencias de la Electrónica (FCE) da Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (BUAP), Puebla, México.

O tema desta edição especial surgiu a partir da intenção de conhecer o que investigadores de países da América Latina estão realizando em tópicos relacionados às linhas de pesquisa do referido programa. Com isso, teremos a oportunidade de ampliar nossas colaborações (por exemplo, utilizando métodos de pesquisa propostos na região, intercambiando potenciais avaliadores externos de teses, realizando estágios de pesquisa, convidando para palestras), além de identificar publicações na área as quais podemos utilizar como referências em nossos programas.

Neste sentido, o objetivo principal desta edição especial é gerar uma coleção de manuscritos originais e inéditos que relatam resultados de pesquisa, revisões sistemáticas e estudos comparativos entre o que vem sendo realizado no México e outro(s) país(es) em temas relacionados às linhas de pesquisa do programa DSAE.

Datas importantes

  • Envio dos manuscritos: 26/08/2024 a 02/12/2024 (era 31/10/2024)
  • Primeira notificação às pessoas autoras: 03/02/2025 (era 02/12/2024)
  • Segunda notificação às pessoas autoras: 17/03/2025 (era 28/02/2025)
  • Publicação dos manuscritos aceitos: em fluxo contínuo, de acordo com as versões finais enviadas

Obs: como a revista atua em fluxo contínuo de submissão, avaliação e publicação, as datas indicadas são estimativas, podendo variar para mais ou para menos.

Tópicos de interesse

Os manuscritos podem cobrir um ou mais tópicos relacionados às linhas de pesquisa, incluindo, entre outros, os siguientes:

1. Políticas, prospecção e qualidade nos sistemas e ambientes educacionais

Nesta linha estão incluídos temas específicos relacionados com:

  • Marcos legais e regulatórios
  • Padrões, dimensões e indicadores de qualidade e impacto social
  • Modelos de gestão organizacional
  • Processos, mecanismos e instâncias para credenciamento, autorização e reconhecimento de cursos universitários
  • Internacionalização e multiculturalidade
  • Desafios curriculares (metodologia, design instrucional e transversalidade de competências)
  • Investigação educativa para a tomada de decisões
  • Desenvolvimento tecnológico para a inclusão sócio-educacional
  • Caracterização dos factores psico-educacionais e sociais dos sistemas e ambientes educacionais
  • Economia e gestão de conhecimento em modalidades educacionais e entornos diferenciados
  • Análise de custo-benefício e oportunidades de acesso para a educación a distância

2. Desenvolvimento tecnológico e inovação em sistemas e ambientes educacionais

Nesta linha estão incluídos temas específicos relacionados com:

  • Infraestrutura tecnológica e conectividade
  • Virtualização da educação
  • Novas estratégias e sistemas interativos pedagógicos (aula invertida, gamificação, realidade aumentada, simulação, entre outras)
  • Ferramentas, métodos e técnicas em ciências para a aprendizagem (aprendizado de máquina, mineração de dados, big data, inteligência artificial, robótica, entre outros)
  • Modalidades educativas (e- b- m-learning)
  • Usabilidade pedagógica e experiências de usuários de tecnologias
  • Desenvolvimento, implementação e avaliação de materiais e recursos educacionais digitais
  • Construção e administração de repositórios e plataformas educacionais
  • Competências midiáticas e informacionais para a aprendizagem

Instruções para as pessoas autoras

Recomendamos que o número de pessoas autoras não seja superior a 6 (seis) por manuscrito. Aceitamos manuscritos originais e inéditos, e manuscritos publicados com alterações e ampliação de, pelo menos, 30% comparado ao trabalho publicado anteriormente (neste caso, solicitamos o envio da referência do texto anterior) - recomenda-se 50% de conteúdo original. 

Os manuscritos devem ter, no mínimo, 15 e, no máximo, 30 páginas, sem incluir referências e anexos. Os manuscritos devem estar escritos em espanhol, português ou inglês, mas o título, resumo e palavras-chave devem constar em espanhol ou português e inglês.

Para a redação do manuscrito as pessoas autoras devem seguir as Instruções para Autores(as) disponíveis no site da RBIE. Os manuscritos devem seguir o formato da RBIE (.docx ou .tex) no primeiro envio (atenção deve ser tomada para eliminar toda informação que possa identificar as pessoas autoras, de acordo com a política de revisão anônima). O envio e a publicação dos manuscritos são gratuitos.

Como parte do processo do envio, as pessoas autoras devem comprovar que seu manuscrito cumpra com os seguintes elementos. Os manuscritos que não cumpram com tais elementos serão devolvidos às pessoas autoras:

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada simultaneamente em outro meio de publicação;
  • A identificação de autoria do trabalho foi eliminada (nomes e informação de contato das pessoas autoras, nomes nos cabeçalhos, propriedades do arquivo e qualquer outra informação que possa identificar as pessoas autoras), garantindo assim o critério de confidencialidade. A informação deve ser incluída na versão final do manuscrito, após seu aceite para publicação;
  • O texto segue as instruções (incluindo idioma, número de páginas, estrutura e formato com os padrões de estilo e requisitos bibliográficos) que estão descritos na chamada de manuscritos desta edição especial da revista;
  • É um trabalho científico completo (segue um método científico e apresenta contribuições de pesquisa, de revisão da literatura ou de estudos comparativos como resultados);
  • A investigação realizada leva em consideração as questões éticas. Informar como a pesquisa foi planejada e executada de maneira ética, as quais participaram seres humanos. Se o trabalho não foi submetido a um Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos, é necessário incluir uma justificação no manuscrito. Além disso, recomendamos às pessoas autoras que sigam as normas de ética de redação existentes, como aquelas relativas à autoria, ao plágio, à fabricação de dados, aos conflitos de interesses e ao uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa;
  • Todas as pessoas autoras possuem um identificador ORCID.

Processo de revisão por pares

Esta chamada selecionará os manuscritos seguindo um processo de dupla anonimização na revisão por pares. Antes de enviar o manuscrito a três avaliadores externos anônimos com experiência na área, os editores realizam uma avaliação inicial para verificar se o trabalho está adequado conforme as exigências formais da chamada.

Com as recomendações dos avaliadores, os editores comunicam os resultados da avaliação às pessoas autoras correspondentes. Os editores enviam o resultado geral da avaliação (aceito, aceito com modificações ou rejeitado) incluindo os comentários dos avaliadores.

Se o manuscrito for aceito com modificações, as pessoas autoras devem enviar uma nova versão do manuscrito, que será novamente revisada pelos mesmos avaliadores (segunda rodada). Além disso, as pessoas autoras devem anexar uma carta aos editores, que deve indicar as modificações realizadas no manuscrito a partir dos comentários entregues na notificação. Se as pessoas autoras decidem não seguir as instruções de algum(a) avaliador(a) em particular, podem explicar na carta seus motivos de não seguí-las.

Editores convidados responsáveis pela edição especial

Jaime Sabines Córdova (ORCID: 0000-0002-2380-6571). Professor da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) desde 2012; Mestre em Desenvolvimento Educacional pela Universidad Pedagógica Nacional (UPN) e Graduado em Relações Internacionais pela UNAM. Tem formação em estudos avançados para a aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação para a educação a distância, experiência em aplicações web tipo AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) tais como Moodle e Blackboard; assim como experiência na docência em sistema escolarizado, abierto e a distância a nível de graduação. Possui habilidades nas funções de orientação, tutoria, supervisão acadêmica, coordenação virtual, criação de cursos e design instrucional. Atualmente cursa o Doutorado em Sistemas e Ambientes Educacionais na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (BUAP), México.

Soraia Silva Prietch (ORCID: 0000-0002-4552-3142). Professora pesquisadora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Mato Grosso, Brasil, desde 2004. Obteve seu primeiro doutorado, em Sistemas Digitais, pela Universidade de São Paulo (USP, 2014). Atualmente, cursa um segundo doutorado na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (BUAP), México, realizando pesquisa sobre a promoção de consciência em temas de IA responsável. Foi uma das editoras da edição especial: "Construindo sinergias Latino-americanas (LATAM) para pesquisa colaborativa em computação e educação" da RBIE, publicada em 2021, e é a atual presidenta da Comunidade de IHC da América Latina (LAIHC 2023-2025).

Daniel Mocencahua Mora (ORCID: 0000-0003-4718-7442) Professor pesquisador da Facultad de Ciencias de la Electrónica da Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (BUAP), México. Doutor em Matemática. Coordenador do Programa de Doutorado em Sistemas e Ambientes Educacionais da BUAP.  Membro do corpo editorial dos livros “Sistemas y Ambientes Educativos: Experiencias Educativas en Tiempos de la Pandemia” (2020); Editor chefe de: “Experiencias educativas en la covidianidad” (2021); “Instrumentos de Investigación Educativa” (2022), no editorial United Academic Journals.  Autor dos livros Con-ciencia (2017, BUAP), Escribir para divulgar (2019, Montiel & Soriano) e Peque – Manual para adoptar un robot (2020, CONCYTEP).  Em julho de 2023 publicou, como coordenador, junto com Ricardo Cartas, o livro Narraciones de Ciencia y Ficción 2021 composto pelas histórias finalistas do concurso de mesmo nome do qual é organizador.

Revisores da Edição Especial

Dra. Adriana Lorena Iñiguez Carrillo - UDG, México
Dr. Agustín Lagunes Domínguez - DSAE/ BUAP, Veracruz, México
Dr. Alfredo García Suárez - DSAE/ BUAP, Puebla, México
Dr. Amaury Antônio Castro Junior - UFMS, Brasil
Dra. Ana Casali - UNR y CIFASI, Rosario, Argentina
Dra. Ana Cázares Castillo  Universidad Pedagógica Nacional, México
Dra. Ana Claudia Tiessi - FATEC Ipiranga e Instituto Mauá de Tecnologia, Brasil
Dra. Ana Lara Casagrande - Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
Dra. Ana Lucia Andruchak - UNEMAT, Brasil
Dra. Ana Teresa Morales - LANIA, Xalapa, Veracruz
Dr. Carlos Alex Sander J. Gulo - UNEMAT, Brasil
Dr. Cesar Alberto Collazos - Universidad del Cauca, Colombia
Dra. Claudia Verónica Lezama Péreza - ITESM, Puebla, México
Dra. Cristiane Koehler - UFMT, Brasil
Dr. Daniel Jose Salas Alvarez - Universidad de Córdoba,Colombia
Dra. Erika Annabel Martínez Mirón - DSAE/ BUAP, Puebla, México
Dra. Eugenia Erica Vera Cervantes - DSAE/ BUAP, Puebla, México
Dra. Fábia Magali Santos Vieira - UNIMONTES, Brasil
Dr. Francisco Javier Alvarez Rodríguez - Universidad Autónoma de Aguascalientes, México.
Dr. Frederick van Amstel - University of Florida, EUA
Dr. Genaro Aguirre-Aguilar - Universidad Veracruzana, México
Dra. Graziela Santos de Araújo - UFMS, Brasil
Dra. Guadalupe Ruiz-Vivanco - BUAP, México
Dr. Gustavo Zurita - UCHILE, Chile
Dr. Heitor Augustus Xavier Costa - UFLA, Brasil
Dr. Ivan Olmos Pineda - DSAE/ BUAP, Puebla, México
Dr. Juan Pablo Sánchez Domínguez - UNACAR, México
Dra. Laura Carlota Regil Vargas - Universidad Pedagógica Nacional, México
Dra. Luciana Correia Faria Borges - UFMT, Brasil
Dr. Luis A. Castro - ITSON, México
Dr. Luis Abraham Sánchez Gaspariano - DSAE/ BUAP, Puebla, México
Dra. Luz Adriana Cordero-Cid - BUAP, México
Dra. Maria Amelia Eliseo - Mackenzie, Brasil
Dra. Maria Elena Garcia - Universidad Nacional de Asunción, Paraguay
Dr. Mario Chacón-Rivas - ITCR, Costa Rica
Dra. Marlise Geller - ULBRA, Brasil
Dr. Max Robert Marinho - UNEMAT, Brasil
Dr. Nestor Dario Duque Mendez - Universidad Nacional de Colombia
Dra. Patricia Lagunes Domínguez - DSAE/ BUAP, Veracruz, México
Dr. Pedro Reynolds-Cuéllar - MIT, USA
Dr. Rafael Morales Gamboa - UDG, México
Dr. Raymundo Cornejo - UACH, MX
Dr. Ricardo Nakamura - USP, Brasil
Dr. Ricardo Villegas Tovar - DSAE/ BUAP, Puebla, México
Dr. Roberto Pereira - UFPR, Brasil
Dr. Rubén Edel-Navarro - DSAE/ BUAP, UV, México
Dr. Sebastián Figueroa Rodríguez - DSAE/ BUAP, Veracruz, México
Dra. Taciana Pontual Falcão - UFRPE, Brasil
Dra. Teresita de Jesús Álvarez Robles - UABCS, México
Dr. Toni Amorim de Oliveira - UNEMAT, Brasil
Dr. Waine Teixeira Júnior - UFR, Brasil
Dra. Yadira Navarro Rangel - DSAE/ BUAP, Puebla, México
Dra. Yosly Hernández  Bieliukas - Universidad Central de Venezuela

 

Por favor, acesse a página "Indexação e estatísticas" para conhecer tais informações sobre a revista. Além disso, vale informar que o Qualis atribuído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) à RBIE, considerando o quadriênio 2017-2020, é A4.