El impacto de los aspectos socioeconómicos en el desempeño de los estudiantes de Sistemas de Información en Enade

Authors

  • Caio Cézar da Silva Rezende Faculdade Metodista Granbery
  • Luiz Antonio Borges Faculdade Metodista Granbery
  • Phillipe Ferreira de Faculdade Metodista Granbery
  • Tatiane Ornelas Martins Alves Faculdade Metodista Granbery
  • Ricardo Silva Campos Faculdade Metodista Granbery https://orcid.org/0000-0003-3744-0838

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2093

Keywords:

Enade, aspectos socioeconómicos, sistemas de información

Abstract

Este trabajo tiene como objetivo determinar cuáles son los aspectos socioeconómicos más influyentes en el desempeño de los estudiantes de Sistemas de Información. Para lograrlo, se utilizaron los datos del Examen Nacional de Rendimiento de los Alumnos (Enade) 2017, con el fin de analizar la nota del alumno en el examen y las respuestas al cuestionario socioeconómico. El relevamiento de las variables de mayor impacto se implementó mediante el algoritmo del árbol de decisión y el coeficiente de correlación estadística. Luego, las variables seleccionadas para los estudiantes de Sistemas de Información fueron ampliamente presentadas, comparadas con otros cursos asistentes a Enade 2017 y discutidas a la luz de la literatura. Comprobamos que, como era de esperar, los aspectos más relevantes fueron el ingreso familiar, la asistencia a becas académicas y de intercambio, el tipo de financiamiento de la matrícula y el tipo de administración escolar. Por otro lado, algunos aspectos no influyeron en la calificación de los estudiantes de Sistemas de Información, aunque están reportados en la literatura, como la modalidad de curso y trabajar y estudiar simultáneamente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Silva Campos, Faculdade Metodista Granbery

Graduado em Ciência da Computação (2008), mestre (2011) e doutor(2016) em Modelagem Computacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui pós-doutorado (2020) em Engenharia Biomédica pelo Laboratório Nacional de Computação Científica. Possui publicações sobre modelos eletromecânicos do coração, com foco em métodos matemáticos para resolução de equações diferenciais, computação de alto desempenho e inteligência artificial para problemas de otimização, em especial, algoritmos evolucionistas aplicados a problemas inversos. Durante a graduação foi bolsista de iniciação científica (IC) por dois anos, cujo projeto foi premiado como 3º melhor trabalho de IC do XI Simpósio em Sistemas Computacionais WSCAD 2010. A tese de doutorado foi premiada com o "Best Paper Award" da Springer ao ser apresentada em forma de artigo na 13th International Conference on Parallel Computing Technologies, realizada na Rússia. Em fevereiro de 2020 foi concluído um estágio pós-doutoral financiado pelo CNPq. Atualmente é professor de Inteligência Artificial, Sistemas Operacionais e Estruturas de Dados, e Trabalho de Conclusão de Curso na Faculdade Metodista Granbery, desde fevereiro de 2019. Além disto, tem 10 anos de experiência como desenvolvedor de software, atuando como técnico em tecnologia da informação no IF Sudeste MG de 2010 a 2014 onde atuou como programador de sistemas Web de gestão acadêmica. A partir de 2014 até o presente é analista de sistemas da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde trabalhou com modelagem de sistemas, integrações de softwares via REST APIs, visualização de grandes volumes de dados aplicadas a transparência governamental e como Product Owner.

Citas

Abdalla, I. G., Moreno, L., Abensur, P., Seiffert, O. M. L. B., & Limeira, P. (2016). O padrão oficial de qualidade dos cursos de Enfermagem: uma análise dos resultados do Enade (2004, 2007 e 2010) e da associação com outros indicadores do Sinaes. SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 24, 611-634. [GS Search]

Alqallaf, F. A., Konis, K. P., Martin, R. D., & Zamar, R. H. (2002). Scalable robust covariance and correlation estimates for data mining. In Proceedings of the eighth ACM SIGKDD international conference on Knowledge discovery and data mining, 4-23. doi: 10.1145/775047.775050. [GS Search]

Alves, R. D. (2018). Predição do desempenho da redação do Enem utilizando técnicas de mineração de dados. [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá]. Repositório Institucional UFSC. Disponível em [Link]. [GS Search]

Araújo, F. H. R. D. (2017). Determinantes do desempenho dos alunos das Instituições de Ensino Superior Brasileiras no ENADE 2013. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional UFC. Disponível em [Link]. [GS Search]

Barahona, P. (2014). Factores determinantes del rendimiento académico de los estudiantes de la Universidad de Atacama. Estudios pedagógicos (Valdivia), 40(1), 25-39. [GS Search]

Bezerra, M. E. G., & Tassigny, M. M. (2018). A relação entre a política de financiamento estudantil e o desempenho dos estudantes de administração no Enade. Archivos Analíticos de Políticas Educativas= Education Policy Analysis Archives, 26(1), 5. [GS Search]

Bhargava, N., Sharma, G., Bhargava, R., & Mathuria, M. (2013.) Decision tree analysis on j48 algorithm for data mining. Proceedings of international journal of advanced research in computer science and software engineering, 3(6). [GS Search]

Bittencourt, H. R., Viali, L., Casartelli, A. D. O., & Rodrigues, A. C. D. M. (2008). Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDD. Estudos em avaliação educacional, 19(40), 247-262. [GS Search]

BRASIL (2004). Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União, (72).

Caetano, C. C. R., de Oliveira Cardoso, T. A., Miranda, G. J., & de Freitas, S. C. (2016). Desempenho no ENADE em Ciências Contábeis: ensino a distância (EAD versus presencial). Revista Universo Contábil, 11(4), 147-165. [GS Search]

Carvalho, E. J. G. (2016). Política e Gestão da Educação: explorando o significado dos termos. Série-Estudos-Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, 77-96. [GS Search]

Cohen, J. (2013). Statistical power analysis for the behavioral sciences. Academic press. [GS Search]

Conceição, O. C. (2017). Uma avaliação do programa Ciência sem Fronteiras: efeitos sobre desempenho, trancamento e conclusão. [Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PUCRS. Disponível em [Link]. [GS Search]

Costa, I. S., Rodrigues, I. S., Silveira, S. D. F. R., & Rodrigues, C. T. (2020). O impacto de uma Política Pública Educacional no Enade: uma avaliação do FIES. Revista Meta: Avaliação, 12(35), 437-468. doi: 10.22347/2175-2753v12i35.2274. [GS Search]

Fayyad, U., Piatetsky-Shapiro, G., & Smyth, P. (1996). From data mining to knowledge discovery in databases. AI magazine, 17(3), 37-37. doi: 10.1609/aimag.v17i3.1230. [GS Search]

Ferreira, M. A. (2015). Determinantes do desempenho discente no ENADE em cursos de Ciências Contábeis. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Uberlândia]. Repositório Institucional UFU. Disponível em [Link]. [GS Search]

Figueiredo Filho, D. B., & Silva Junior, J. A. (2009). Desvendando os Mistérios do Coeficiente de Correlação de Pearson (r). Revista Política Hoje, 18(1), 115-146. [GS Search]

Goldschmidt, R., & Passos, E. (2005). Data mining: um guia prático. Gulf Professional Publishing. [GS Search]

Griboski, C. M. (2012). O Enade como indutor da qualidade da educação superior. Estudos em avaliação educacional, 23(53), 178-195. doi: 10.18222/eae235320121920. [GS Search]

Gualberto, L., & Rodrigues, A. (2017). Impacto do trabalho no desempenho dos licenciandos no ENADE. Ensenãnza de las Ciencias, (Extra), 2675-2680. [GS Search]

Lee, I. N., Liao, S. C., & Embrechts, M. (2000). Data mining techniques applied to medical information. Medical informatics and the Internet in medicine, 25(2), 81-102. doi: 10.1080/14639230050058275. [GS Search]

Lemos, K. C. S., & Miranda, G. J. (2015). Alto e Baixo Desempenho no Enade: que variáveis explicam? REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 7(2), 101-118. [GS Search]

Lima, P. D. S. N., Ambrósio, A. P. L., dos Santos Oliveira, J. L., & de Carvalho, C. L. (2021). Análise de conteúdo das provas do Enade para os alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 385-413. doi: 10.5753/rbie.2021.29.0.385. [GS Search]

Lopes, J. M. R., SOUSA, L., & SANTOS, M. (2020). Fatores associados ao desempenho acadêmico de estudantes de licenciatura em Educação Física do Ceará no ENADE. Revista Educação & Linguagem, 7, 62-74. [GS Search]

Medeiros Filho, A. E. C de., Junior, J. A. D. F. P., Santa Rosa, L. F. R., de Santana, K. S., & Magalhães, R. D. C. B. P. (2019). Desempenho de estudantes de Educação Física em Educação Inclusiva no Enade/Brasil. Research, Society and Development, 8(7), 29. [GS Search]

Mello Neto, R. D, Medeiros, H. A. V., & Catani, A. M. (2020). ProUni e retornos de capitais para instituições privadas de ensino superior: uma leitura para além dos benefícios diretos com o financiamento público. Revista Internacional de Educação Superior, 6, e020028. doi: 10.20396/riesup.v6i0.8655907. [GS Search]

Mendonça, C. M. C., Guerra, L. C. B., de Moura Mendonça, A. V. P., de Sousa Neto, M. V., & Fernandes, A. S. A. (2015). Políticas de acesso à Educação Superior e desempenho de alunos bolsistas: o caso de uma universidade privada de Natal/RN. RAUnP, 7(2), 15-29. doi: 10.21714/raunp.v7i2.677. [GS Search]

Messer, D., & Wolter, S. C. (2007). Are student exchange programs worth it?. Higher education, 54(5), 647-663. doi: 10.1007/s10734-006-9016-6. [GS Search]

Mizael, G. R., & Lima, J. L. O. (2018). Mineração de dados para análise do desempenho do curso de Sistemas de Informação da UEG no Enade. Anais do Simpósio Unificado dos Cursos de Sistemas de Informação da UEG: Computação Cognitiva: Conceitos e Impactos no mundo que conhecemos, 2. [GS Search]

Moreira, G. D. O., Passeri, S., Velho, P. E. N. F., Ferraresi, F., Appenzeller, S., & Amaral, E. (2019). The academic performance of scholarship students during medical school. Revista Brasileira de Educação Médica, 43, 163-169. doi: 10.1590/1981-52712015v43n3RB20180180. [GS Search]

Moriconi, G. M., & Nascimento, P. A. M. M. (2014). Fatores associados ao desempenho dos concluintes de engenharia no Enade 2011. Estudos em avaliação educacional, 25(57), 248-278. doi: 10.18222/eae255720142831. [GS Search]

Namen, A. A., Borges, S. X. D. A., & Sadala, M. D. G. S. (2013). Indicadores de qualidade do ensino fundamental: o uso das tecnologias de mineração de dados e de visões multidimensionais para apoio à análise e definição de políticas públicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 94(238), 677-700. doi: 10.24109/2176-6681.rbep.94i238.353. [GS Search]

Niquini, R. P., Teixeira, L. R., Sousa, C. A. D., Manelli, R. N., Luz, A. A. D., Turte-Cavadinha, S. L., & Fischer, F. M. (2015). Características do trabalho de estudantes universitários associadas ao seu desempenho acadêmico. Educação em Revista, 31, 359-381. doi: 10.1590/0102-4698122477. [GS Search]

Nogueira, E. D. A., & Tsunoda, D. F. (2015). Mineração de dados para análise da relação entre as características socioeconômicas de concluintes do ensino superior e o desempenho desses estudantes no Enade 2012. Percurso, 15(1), 245-268. [GS Search]

Pasta, A. (2011). Aplicação da técnica de Data Mining na base de dados do ambiente de gestão educacional: um estudo de caso de uma instituição de ensino superior de Blumenau, SC. [Dissertação de Mestrado, Universidade do Vale do Itajaí]. Repositório Univali. Disponível em [link]. [GS Search]

Ribeiro, L. D. S. (2010). Uma abordagem semântica para seleção de atributos no processo de KDD. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Paraíba]. Repositório Institucional UFPB. Disponível em [link]. [GS Search]

Rocha, A. L. D. P., Leles, C. R., & Queiroz, M. G. (2018). Fatores associados ao desempenho acadêmico de estudantes de Nutrição no Enade. Revist/a brasileira de Estudos pedagógicos, 99(251), 74-94. doi: 10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3162. [GS Search]

Rolim, V., Ferreira, R., & Costa, E. (2017). Utilização de técnicas de aprendizado de máquina para acompanhamento de fóruns educacionais. Revista Brasileira de Informática na Educação, 25(03), 112-130. doi: 10.5753/rbie.2017.25.03.112. [GS Search]

Scudeler, M. A., Calderon, A. I., & Pires, A. (2020). O desafio da educação a distância no ensino superior brasileiro: a expansão dos cursos de pedagogia a luz do Enade como índice de qualidade. Jornal de Políticas Educacionais, 14(7). doi: 10.5380/jpe.v14i0.70138. [GS Search]

Silva, D. F. D. (2016). Efeito do Trabalho no Desempenho de Alunos no Enade. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Repositório Digital da UFSM. Disponível em [Link]. [GS Search]

Sharma, H., & Kumar, S. (2016). A survey on decision tree algorithms of classification in data mining. International Journal of Science and Research (IJSR), 5(4), 2094-2097. [GS Search]

Sprenger, K. B., Kronbauer, C. A., Silvestre, A. O., de Azevedo, E. R., & Alves, T. W. (2018). Fatores explicativos dos índices de aprovação no exame de suficiência contábil. ConTexto, 18(38). [GS Search]

Teixeira, B. P. (2020). Capital cultural e background na escolha de um curso de graduação e de uma instituição de educação superior: uma análise dos microdados do Enade. [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade de Passo Fundo]. Repositório UPF. Disponível em [link]. [GS Search]

Valera, J., Sinha, S., Varela, J., & Balaguer, E. P. (2009). Una explicación del rendimiento estudiantil universitario mediante modelos de regresión logística. Visión gerencial, (7)2, 415-427. [GS Search]

Vargas, G. M. V. (2014). Factores asociados al rendimiento académico tomando en cuenta el nivel socioeconómico: Estudio de regresión múltiple en estudiantes universitarios. Revista Electrónica Educare, 18(1), 119-154. [GS Search]

Archivos adicionales

Published

2022-05-20

Cómo citar

REZENDE, C. C. da S.; CANTARINO, L. A. B.; SOUZA, P. F. de; ALVES, T. O. M.; CAMPOS, R. S. El impacto de los aspectos socioeconómicos en el desempeño de los estudiantes de Sistemas de Información en Enade. Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 30, p. 157–181, 2022. DOI: 10.5753/rbie.2022.2093. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2093. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artículos