A mediação cognitiva por meio de recursos digitais de Tecnologia Assistiva para estudantes surdos: realidade, expectativas e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2022.2395Keywords:
Mediação Cognitiva, Tecnologia Assistiva, Educação de Surdos, Ensino de FísicaAbstract
Este artigo aborda o uso de recursos digitais de Tecnologia Assistiva (TA) como um mediador hipercultural no processo de ensino e aprendizagem de Física para estudantes surdos. Para tanto, utiliza-se a Teoria da Mediação Cognitiva (TMC) como suporte teórico, visando explicar os impactos da introdução de tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), na cognição humana, e como estas têm influenciado a forma como interagimos, socializamos e produzimos novos conhecimentos. Inicialmente é discutido alguns aspectos centrais da Teoria da Mediação Cognitiva (TMC), para situar o leitor, no que diz respeito a apresentar essa teoria Psicológica aplicada à educação, e principalmente, relatar o desenvolvimento de uma nova forma de processamento de informações por parte dos seres humanos, a mediação Hipercultural. Posteriormente são apresentados alguns recursos de Tecnologia Assistiva (TA) que foram desenvolvidos para surdos e, em seguida, como alguns desses recursos já foram utilizados no processo de ensino e de aprendizagem de estudantes surdos em diversos contextos educacionais. Por fim, ressalta-se algumas possibilidades de aplicações de recursos digitais de Tecnologia Assistiva (TA) conjecturadas pelos autores para o ensino de Física e como esses recursos fazem parte de uma abordagem pedagógica desenvolvida e aplicada em uma Escola Especial para surdos da cidade de Porto Alegre – RS.
Descargas
Citas
Áfio, A. C. E., de Carvalho, A. T., de Caravalho, L. V., da Silva, A. S. R., & Pagliuca, L. M. F. (2016). Avaliação da acessibilidade de tecnologia assistiva para surdos. Revista Brasileira de Enfermagem, 69(5), 833-839. doi: 10.1590/0034-7167.2016690503 [GS Search]
Alsadoon, E., & Turkestani, M. (2020). Virtual Classrooms for Hearing-impaired Students during the COVID-19 Pandemic. Revista Romaneasca pentru Educatie Multidimensionala, 12(1Sup2), 01-08. doi: 10.18662/rrem/12.1sup2/240 [GS Search]
Artigue, M. (1996). Ingénierie didactique. In: J. Brum (org) (1996). Didactique des mathématiques. (pp. 243-274). Paris, França: FeniXX. [GS Search]
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. (2005). NBR 15290: Acessibilidade em comunicação na televisão. Rio de Janeiro: ABNT Editora.
Ausubel, D. P. (2003). Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa, Portugal: Plátano, 1. [GS Search]
Bartelmebs, R. C., & Figueira Tegon, M. (2021). Astronomia no Google Classroom: Uma experiência da Formação Continuada em tempos de Pandemia. Revista extensão em Foco, 23, 287-307. doi: 10.5380/ef.v0i23.80419 [GS Search]
Bersch, R. & Schirmer, C. (2005). Tecnologia assistiva no processo educacional. In: R. Blanco et al. Ensaios Pedagógicos: Construindo escolas inclusivas, Brasília, DF: SEESP/MEC, 89-94. [GS Search]
Bersch, R. (2017). Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre: CEDI, 21. [GS Search]
Brasil. (2020). Apresentação - documentação Manual de Instalação da Ferramenta VLibras Widget 5.0.0. Disponível em [link]. Acesso em: 07 abr. 2020.
Brochado, S. M. D., Lacerda, C. B. D. F., & Rocha, L. R. M. D. (2016). Projeto de Pesquisa: Software Glossário de Informática com Aplicação de Libras e de Tecnologia de Captura de Movimento 3D. Journal of Research in Special Educational Needs, 16, 905-908. doi: 10.1111/1471-3802.12348 [GS Search]
Campello, A. R. S. (2008). Aspectos da Visualidade na Educação de Surdos (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Disponível em [link] Acesso em: 10 mai. 2020. [GS Search]
Cardoso, M. J. C., Almeida, G. D. S., & Silveira, T. C. (2021). Formação continuada de professores para uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 97-116. doi: 10.5753/RBIE.2021.29.0.97 [GS Search]
Carvalho, D. (2011). Software em língua portuguesa/libras com tecnologia de realidade aumentada: ensinando palavras para alunos com surdez. (Tese de Doutorado). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, São Paulo, Brasil. Disponível em [link] Acesso em: 07 abr. 2020. [GS Search]
Carvalho, D. D., & Manzini, E. J. (2017). Aplicação de um programa de ensino de palavras em Libras utilizando tecnologia de realidade aumentada. Revista Brasileira de Educação Especial, 23(2), 215-232. doi: 10.1590/S1413-65382317000200005 [GS Search]
Chevallard, Y. (2000). La transposición didáctica. Del saber sabio al saber enseñado, Buenos Aires: Aique. [GS Search]
Chiu, H. P., Liu, C. H., Hsieh, C. L., & Li, R. K. (2010). Essential needs and requirements of mobile phones for the deaf. Assistive Technology®, 22(3), 172-185. doi: 10.1080/10400435.2010.483652 [GS Search]
Cozendey, S. G., Pessanha, M. C. R., & Costa, M. D. P. R. D. (2013). Vídeos didáticos bilíngues no ensino de leis de Newton. Revista Brasileira de Ensino de Física, 35, 35041-35047. doi: 10.1590/S1806-11172013000300023 [GS Search]
Dewey, J. (1997). How We Think, A Restatement Of The Relation Of Reflective Thinking To The Educative Process, New York: Courier Corporation.
dos Santos, R. P. (2008). Virtual, Real ou Surreal? A Física do Second Life. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, 6(1). doi: 10.22456/1679-1916.14392 [GS Search]
Esporte Espetacular. (9 de novembro de 2019). Bob Burnquist vence a MegaRampa e cadeirante completa salto pela primeira vez [Arquivo de Vídeo]. GloboPlay. Disponível em [link]
Esquembre, F. (2002). Computers in physics education. Computer physics communications, 147(1-2), 13-18. doi: 10.1016/S0010-4655(02)00197-2 [GS Search]
Freitas, S. A. (2019). Um estudo da utilização didática de ferramentas de cognição extracerebrais por estudantes do ensino fundamental: Evidências de Aprendizagem Significativa do modelo do átomo de Bohr. (Dissertação de Mestrado). Universidade Luterana do Brasil, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil. Disponível em [link] Acesso em: 07 abr. 2020. [GS Search]
Galvão Filho, T. A., & Damasceno, L. L. (2008). Tecnologia assistiva em ambiente computacional: recursos para a autonomia e inclusão sócio-digital da pessoa com deficiência. In: Boletín del Real Patronato Sobre Discapacidad, Ministerio de Educación, Política Social y Deporte, Madri, Espanha. n. 63, pp.14-23. [GS Search]
Giglio, K., Souza, M. V. D., & Spanhol, F. J. (2015). Redes Sociais e Ambientes Virtuais: Reflexões para uma Educação em Rede. In: M. Souza and K. Giglio, ed.1, Mídias Digitais, Redes Sociais e Educação em Rede: Experiências na Pesquisa e Extensão Universitária. São Paulo: Blucher, pp.105-120. doi: 10.5151/9788580391282-09 [GS Search]
Henrique, M. S., Silva, C. T. L. L., da Silva, D. R. D., & Tede, P. C. D. A. R. (2015). Uma revisão sistemática da literatura sobre o uso de teorias de aprendizagem em softwares educacionais. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, 13(2). doi: 10.22456/1679-1916.61434 [GS Search]
Lang, H. G. (1973). Teaching physics to the deaf. The Physics Teacher, 11(9), 527-531. doi: 10.1119/1.2350169 [GS Search]
Parton, B. S. (2017). Glass vision 3D: digital discovery for the deaf. TechTrends, 61(2), 141-146. doi: 10.1007/s11528-016-0090-z [GS Search]
Parton, B. S., Hancock, R., Crain-Dorough, M., & Oescher, J. (2009). Interactive Media to Support Language Acquisition for Deaf Students. Journal on School Educational Technology, 5(1), 17-24. [GS Search]
Piaget, J. (1973). Estudios de psicología genética. Buenos Aires: Emece. [GS Search]
Picanço, L. T. (2015). O ensino de óptica geométrica por meio dos problemas de visão e as lentes corretoras: uma unidade de ensino no contexto da educação inclusiva para surdos. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Amazonas, Mestrado Profissional em Ensino de Física, Manaus, Amazonas, Brasil. Disponível em [link] [GS Search]
Picanço, L. T., Andrade Neto, A. S. & Geller, M. (2021a). Desafios, adversidades e lições para o ensino de Física para alunos surdos em tempos de pandemia de Covid-19. Manuscrito submetido para publicação.
Picanço, L. T., Andrade Neto, A. S. & Geller, M. (2021b). Unidade de Ensino Inclusiva: Uma proposta de Ensino de Física para alunos surdos do Ensino Médio. Manuscrito submetido para publicação.
Picanço, L. T., Andrade Neto, A. S., & Geller, M. (2021c). O Ensino de Física para Surdos: o Estado da Arte da Pesquisa em Educação. Revista Brasileira de Educação Especial, 27, 391-410. doi: 10.1590/1980-54702021v27e0123 [GS Search]
Picanço, L. T., Nina, T. V., Ferreira, E. L., Guédes, K. S. & da Silva, L. R. V. (2018). Laboratório Esportivo da Física (Projeto de Pesquisa). Escola Estadual Frei Sílvio Vagheggi, Manaus. Disponível em [link]
Quadros, R. M. (Org.) (2006). Estudos surdos I. Petrópolis: Arara Azul. [GS Search]
Robinson, V. (2013). Teaching Physics to Deaf College Students in a 3-D Virtual Lab. Journal of Science Education for Students with Disabilities, 17(1), 41-52. doi: 10.14448/jsesd.06.0003
Rocha, D. F. S., Pinto, I. I. B. S., & de Amorim Silva, R. (2015). AssistLIBRAS: Uma Ferramenta de Autoria para a Construção de Sinais da LIBRAS. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23(02), 190-205. doi: 10.5753/RBIE.2015.23.02.190 [GS Search]
Sarji, D. K. (2008). Handtalk: Assistive technology for the deaf. Computer, 41(7), 84-86. doi: 10.1109/MC.2008.226 [GS Search]
Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa Com Deficiência – SEPED. (2016). Projeto "Giulia, Mãos que Falam" será destaque em programa de televisão em rede nacional. Governo Do Estado Do Amazonas. Disponível em [link] Acesso em: 12 maio 2020.
Song, Y. (2014). "Bring Your Own Device (BYOD)" for seamless science inquiry in a primary school. Computers & Education, 74, 50-60. doi: 10.1016/j.compedu.2014.01.005 [GS Search]
Sousa, A. N. de. (2009). The book is not on the table: o desenvolvimento da escrita de surdos em língua inglesa (LE). In R. M. Quadros & M. R. Stumpf (Org.), Estudos surdos IV. Série pesquisas (pp. 207-240). Petrópolis, RJ: Arara Azul. [GS Search]
Souza, B. C. (2004). Teoria da Mediação Cognitiva: os impactos cognitivos da Hipercultura e da Mediação Digital. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Recife, Pernambuco, Brasil. Disponível em [link] . Acesso em 10 de maio de 2020. [GS Search]
Souza, B. C., Da Silva, A. S., Da Silva, A. M., Roazzi, A., & da Silva Carrilho, S. L. (2012). Putting the Cognitive Mediation Networks Theory to the test: Evaluation of a framework for understanding the digital age. Computers in Human Behavior, 28(6), 2320-2330. doi: 10.1016/j.chb.2012.07.002 [GS Search]
Thoma, A. D. S. (2009). Identidades e diferença surda constituídas pela avaliação. In A. D. S. Thoma, & M. Klein (2009), Currículo e Avaliação: a diferença surda na escola (pp. 49-68). EDUNISC. [GS Search]
UNESCO. (2020, March 5). Distance learning solutions. Disponível em [link]. Acesso em: 04 maio 2021.
Vincent, C., Bergeron, F., Hotton, M., & Deaudelin, I. (2010). Message transmission efficiency through five telecommunication technologies for signing deaf users. Assistive Technology®, 22(3), 141-151. doi: 10.1080/10400430903519928 [GS Search]
Vongsawad, C. T., Berardi, M. L., Neilsen, T. B., Gee, K. L., Whiting, J. K., & Lawler, M. J. (2016). Acoustics for the deaf: Can you see me now?. The Physics Teacher, 54(6), 369-371. doi: 10.1119/1.4961182 [GS Search]
Vygotsky, L. S. (2004). Teoria e método em psicologia. Martins Fontes. [GS Search]
Zamfirov, M., Saeva, S., & Popov, T. (2007). Innovation in teaching deaf students physics and astronomy in Bulgaria. Physics education, 42(1), 98-104. doi: 10.1088/0031-9120/42/1/014 [GS Search]
Archivos adicionales
Published
Cómo citar
Issue
Section
Licencia
Derechos de autor 2022 Lucas Teixeira Picanço, Agostinho Serrano de Andrade Neto, Marlise Geller
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.