Ensino remoto: Desafios e percepções dos alunos de um curso de engenharia de uma universidade pública brasileira

Authors

  • Gisele Duarte Caboclo Antolin Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste
  • Mauricio Quelhas Antolin Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.863

Abstract

Este trabalho teve como objetivo investigar os principais desafios enfrentados por um grupo de estudantes de engenharia de uma universidade pública brasileira durante as aulas que ocorreram de forma remota em virtude da pandemia causada pela covid-19. A investigação foi realizada por meio de questionários e entrevistas aplicadas aos alunos da disciplina de resistência dos materiais ao longo de todo o semestre com o objetivo de gerar um debate que venha a melhorar o trabalho docente. Os resultados mostram que apesar do receio inicial dos alunos, eles aprenderam de forma rápida as novas ferramentas de aprendizagem utilizadas nas aulas remotas, apresentaram bom rendimento no curso e se sentiram aptos para continuar com o ensino remoto caso haja necessidade nos próximos semestres. Contudo, foi constatado que além da dificuldade de acessibilidade da internet, outros desafios e barreiras ainda precisam ser vencidos, principalmente nos pontos de vista sociais e interacionistas para que as ferramentas de ensino remoto gerem um aprendizado menos excludente e mais significativo. Tais melhorias estão diretamente relacionadas a possibilidade de se utilizar ferramentas digitais que aumentem a interação alunoprofessor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Alves, J. M. A. C., Tenório, F. F. A., Saldanha, B. L. R., Magalhães, A. C. S., & Moraes, K. A. M. (2020). Aceitabilidade e Contribuição do Ensino Remoto na Formação do Engenheiro. XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em engenharia. COBENGE.

Antolin, G. D. C., Antolin, M. Q., & Macedo, L. C. (2020). Ensino de Resistência de Materiais a Partir de Simulações Computacionais, I Congresso Brasileiro de Engenharia da rede PDImat. 03 à 05 de novembro de 2020. Rede PDImat/UFRN. Evento online.

Batista, E. C., Matos, L. A. L., & Nascimento, A. B. (2017). A entrevista como técnica de investigação na pesquisa qualitativa. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, 11(3), 23-38. [GS Search]

Brasil (2021, Maio 08). Diário Oficial da União. Portaria Nº 343, 18 de março de 2020. Retirado de: [link]

Brasil (2021, Maio 05). IBGE. Síntese de Indicadores Sociais (SIS). Retirado de: [link]

Brasil, (2018). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Notas Técnicas. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Brasil. Ministério da Educação. (2021, Junho 6). Portaria nº 4.059 de 10 de dezembro de 2004. Retirado de: [link]

Chaer, G., Diniz, R. R. P., & Ribeiro, E. A. (2011). A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, 7(7), 251-266. [GS Search]

Coelho, W. G., & Tedesco, P., C., A., R. (2017). A percepção do outro no ambiente virtual de aprendizagem: presença social e suas implicações para Educação a Distância. Rev. Bras. Educ., 22(70). doi: 10.1590/S1413-24782017227031 [GS Search]

Dotta, S. (2009). Aprendizagem dialógica em serviços de tutoria pela internet: Estudo de caso de uma tutora em formação em uma disciplina a distância. São Paulo, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação. [GS Search]

Duggleby, J. (2002). Como ser um Tutor Online. Monitor – Projectos e Edições Lda, Lisboa.

Ferrari, M. (2015). Lev Vygotsky, O teórico do ensino como processo social. Revista NOVA ESCOLA, Edição 1022. Retirado de: [link]

Ferri, F., Grifoni, P., & Guzzo, T. (2020). Online Learning and Emergency Remote Teaching: Opportunities and Challenges in Emergency Situations. Societies, 10(4), 86. doi: 10.3390/soc10040086 [GS Search]

Gottardi, M., L. (2015). A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 14. doi: 10.17143/rbaad.v14i0.268 [GS Search]

Instefjord, E. J., & Munthe, E. (2017). Educating digitally competent teachers: A study of integration of professional digital competence in teacher education. Teaching and Teacher Education, 67, 37-45. doi: 10.1016/j.tate.2017.05.016 [GS Search]

Lévy, P. (1999). Cibercultura. São Paulo: Ed. 34.

Loya, L. B., Estratégias para motivar seus alunos a ligar a câmera durante as aulas remotas. Retirado de: [link]

Mcphee, S. R., & Lyon K. (2020). Student voices on remote education in the COVID-19 era: Recommendations for fall based on student self-reported data. UBC remote Pedagogy report, pp(1-16).

Mélo, C. B., Farias, G. D., Moisés, L. S., & Beserra, L. R. M. & Piagge, C. S. L. D. (2020). Ensino remoto nas universidades federais do Brasil: desafios e adaptações da educação durante a pandemia de COVID-19. Research, Society and Development, 9(11), e4049119866. doi: 10.33448/rsd-v9i11.9866 [GS Search]

Morais, N. S., & Cabrita, I. (2007). Ambientes Virtuais de Aprendizagem no Ensino Superior: Comunicação (As)Síncrona e Interacção. In SIIE 2007. pp(14 – 16). [GS Search]

Morales, K. H. (2020). La educación antes y durante la pandemia del Covid-19: tejiendo redes en médiode la desigualdad y la inclusión social en la República Dominicana. Rev. Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades, 2(2), 69-84. [GS Search]

Mota, B. C., Oliveira, F., H., L., & Barroso, S., H., A. (2020). Estratégias de Ensino Remoto e a Comparação com o Ensino Presencial na Área de Engenharia de Transportes. In XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. XLVIII COBENGE.

Oliveira, P., R., Oesterreich, S. A., & Almeida, V. L. (2018). Evasão na pós-graduação a distância: evidências de um estudo no interior do Brasil. Educ. Pesqui., 44, e165786. São Paulo. doi: 10.1590/s1678-4634201708165786 [GS Search]

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e pelo Instituto Internacional para a educação superior na américa latina e Caribe (UNESCO-IESALC). (2020). COVID-19 y educación superior: de los efectos inmediatos al día después; análisis de impactos, respuestas políticas y recomendaciones.

Osman, M. E. (2020). Global impact of COVID-19 on education systems: the emergency remote teaching at Sultan Qaboos University. Journal of Education for Teaching, 46(4), 463-471. doi: 10.1080/02607476.2020.1802583 [GS Search]

Petillion, R. J., & McNeil, W. S. (2020). Student Experiences of Emergency Remote Teaching: Impacts of Instructor Practice on Student Learning, Engagement, and Well-Being. J. Chem. Educ., 97(9), 2486–2493. doi: 10.1021/acs.jchemed.0c00733 [GS Search]

Pimentel, M., & Carvalho, F. S. P. (2020, 02 julho). Ambiências computacionais para dinamizar sua aula online: é hora de ocuparmos ciberespaços! (Parte 1). Retirado de: [link]

Rodrigues, A. (2020, 17 julho). Ensino remoto na Educação Superior: desafios e conquistas em tempos de pandemia. SBC Horizontes, jun. 2020. ISSN 2175-9235. Retirado de: [link]

Santos, H., & Rezende, F. (2001). Formação de Orientadores para a educação continuada de professores a distância: contribuições dos recursos de comunicação síncrona e assíncrona. In: VIII Congresso Internacional de Educação a distância da ABED, 2001, Brasília. Atas do VIII Congresso Internacional de Educação a distância da ABED. Retirado de: [link]

Santos, V. A., Dantas, V. R., Gonçalves, A. B. V., Holanda, B. M. W., & Barbosa, A. A. G. (2020, outubro) O Uso das Ferramentas Digitais no Ensino Remoto Acadêmico: Desafios e Oportunidades na Perspectiva Docente. VII CONEDU., Maceió, Alagoas.

Scharagrodsky, P. A. (2021, abril). Certezas, incertezas, possibilidades e desafios. A pandemia de Covid-19 na educação na Argentina. Olhar de Professor, 24, 1-9. doi: 10.5212/OlharProfr.v.24.15582.025

Silva, C. G., & Figueiredo, V. F. (2012). Ambiente Virtual de Aprendizagem: Comunicação, Interação e Afetividade na EaD. Revista Aprendizagem em EAD.

Silva, J. D. A., &Lima, M. V. R. O. (2018, outubro). Autonomia do Alunos em EAD, V Congresso Nacional de Educação. Olinda, Pernambuco.

Silva, M. R. C., Maciel, C., & Alonso, K. M. (2017). Hibridização do ensino nos cursos de graduação presenciais das universidades federais: uma análise da regulamentação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 33(1), 95-117. doi: 10.21573/vol33n12017.74042 [GS Search]

Vieira, M. F., & Silva, C. M. S. (2020). A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28, 1013-1031. doi: 10.5753/rbie.2020.28.0.1013 [GS Search]

Whittle, W., Tiwari, S., Yan, S., & Williams, J. (2020). Emergency remote teaching environment: a conceptual framework for responsive online teaching in crises. Information and Learning Sciences, 121(5/6), 311-319. doi: 10.1108/ILS-04-2020-0099 [GS Search]

Archivos adicionales

Published

2021-08-06

Cómo citar

ANTOLIN, G. D. C.; ANTOLIN, M. Q. Ensino remoto: Desafios e percepções dos alunos de um curso de engenharia de uma universidade pública brasileira. Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 29, p. 863–879, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.863. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3502. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Núm. Especial :: Construyendo sinergias LATAM para la investigación colaborativa