Habilidades para Vida e Tecnologias Digitais Educacionais: Uma Revisão Sistemática de Literatura

Authors

  • Fabiana Maris Versuti USP-RP
  • Juliana de Lima USP-RP
  • Isabela Pizarro Rebessi USP-RP
  • Carmem Beatriz Neufeld USP-RP

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.1105

Keywords:

Revisão Sistemática, Tecnologias Digitais Educacionais, Habilidades para Vida

Abstract

Pesquisas relacionadas à temática das Habilidades para Vida vem sendo tema de investigações científicas que têm evidenciado e esclarecido como se dão os processos comportamentais e socioemocionais relacionados com dimensões essenciais para êxito ao longo da vida, tais como atendimento as demandas acadêmicas, sociais e profissionais, relacionamentos interpessoais, entre outros. Tomando-se como referência o ambiente escolar, um dos pontos chave para o desenvolvimento destas habilidades, este estudo visa sintetizar as evidências disponíveis no panorama da literatura científica brasileira acerca de intervenções focados em desenvolvimento de Habilidades para Vida, que utilizem Tecnologias Digitais Educacionais como ferramenta interventiva, nos últimos dez anos. Para isto, foi feito uma revisão sistemática de literatura, que compreendeu etapas subsequentes e encadeadas, em formato baseado no modelo da Plataforma Evidências – Módulo Sumarize (SUMARIZE), que foi utilizado para as etapas de buscas e de redação deste artigo. O SUMARIZE foi utilizado para orientar o desenvolvimento de protocolos de revisões sistemáticas que ajudaram os autores a melhorarem o relato de revisões sistemáticas e meta-análises, como é o escopo desta pesquisa. Os principais resultados concentram-se em dez artigos que abarcaram de modo articulado os dois construtos, Habilidades para Vida e tecnologias digitais educacionais. Em linhas gerais, evidencia-se que o ambiente escolar é um espaço subaproveitado para inserção das tecnologias educacionais como mediadora de acesso à aprendizagem, com grande potencial para o trabalho com Habilidades para Vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Bastos, C. A. R., & Siqueira, W. M. (2020). Repensando o Ensino com Novas Tecnologias, Design Thinking e Experiência do aluno: Um Estudo Qualitativo com base em Formação Docente. Revista Brasileira de Informática Na Educação, 573–595. doi: 10.5753/RBIE.2020.28.0.573 [GS Search]

Bezarra, M. M., Lima, E. C., Brito, F. W. C., & Santos, A. C. B. dos. (2019). Geração Z: Relações de uma Geração Hipertecnológica e o Mundo do Trabalho. Revista Gestão Em Análise, 8(1), 136–149. doi: 10.12662/2359-618xregea.v8i1.p136-149.2019 [GS Search]

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular - Educação é a base. 1–472. Disponível em [Link]

Catania, A. C. Aprendizagem: Linguagem, comportamento e cognição. Porto Alegre: Artmed, 1999. [GS Search]

Costa, S. R. S., Duqueviz, B. C., & Pedroza, R. L. S. (2015). Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Revista Quadrimestral Da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP, 19(3), 603–610. doi: 10.1590/2175-3539/2015/0193912 [GS Search]

Delors, J., Al-Mufti, I., Amagi, I., Carneiro, R., Chung, F., Geremek, B., … Nanzhao, Z. (1998). Educação um Tesouro a Descobrir - Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Lisboa. [GS Search]

Eisermann, J. I., Alice, J., & Schulz, T. (2018). Khan Academy : tecnologia favorável à aprendizagem matemática. Ensino de Matemática Em Debate, 5(2), 186–200. [GS Search]

Gomes, M. C. D. S. (2008). Letramento e inclusão social (pp. 65–67). pp. 65–67. Buenos Aires: XV Jornadas de Investigación y Cuarto Encuentro de Investigadores en Psicología del Mercosur. [GS Search]

Gorayeb, R. (2002). O ensino de habilidades de vida em escolas no Brasil. Psicologia, Saúde & Doenças, 3(2), 213–217. [GS Search]

Hypólito, Á. (2011). Políticas públicas e educação. Revista Retratos Da Escola, 175–177.

Marcelino, R., Silva, J. B. da, Gruber, V., Bilessimo1, S., Oliveira1, J., Santana1, S., & Mello, I. (2010). Studying in 3D Environments. International Journal of Emerging Technologies in Learning, 5(4), 1–10. doi: 10.3991/ijoe.v10i3.3340 [GS Search]

Marques, S. (2014). Can we Teach to Think in Primary Schools? A Comparative Analysis of the English and the Brazilian National Curriculum and the Impact of a Small-scale Cognitive Enhancement Study in Brazil. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 137, 138–146. [DOI:10.1016/j.sbspro.2014.05.266] [GS Search]

Minto, E. C., Pedro, C. P., Netto, J. R. da C., Bugliani, M. A. P., & Gorayeb, R. (2006). Ensino de habilidades de vida na escola: uma experiência com adolescentes. Psicologia Em Estudo, 11(3), 561–568. doi: 10.1590/S1413-73722006000300012 [GS Search]

Morales, M. R., Benitez, M. H., & Santos, D. A. (2013). Habilidades para la vida (cognitivas y sociales) en adolescentes de una zona rural. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 15(3), 98–113. [GS Search]

Murta, S. G., Borges, F. A., Cruvinel, D., Eliana, R., Rocha, P., & Lopes De Menezes, J. C. (2009). Prevenção primária em saúde na adolescência: avaliação de um programa de habilidades de vida (Vol. 14). doi: 10.1590/S1413-294X2009000300001 [GS Search]

Nardi, P. C., Ferreira, I. M. F., & Neufeld, C. B. (2017). Resultados preliminares do Programa PRHAVIDA em crianças com escores clínicos de ansiedade, depressão e estresse. Contextos Clínicos, 10(1), 74–84. doi: 10.4013/ctc.2017.101.06 [GS Search]

Neufeld, C. B., Daolio, C. C., Cassiano, M., Rossetto, C. P. F., & Cavenage, C. C. (2014). Phavida - Um Programa Cognitivo-Comportamental de Habilidades de Vida Para Crianças e Adolescentes. In Intervenções e Pesquisas em Terapia Cognitivo-Comportamental com Indivíduos e Grupos (pp. 80–116). [GS Search]

Paiva, F. S. de, & Rodrigues, M. C. (2008). Life Skills: A preventive strategy against the consumption of psychoactive substances in the school context. Estudos e Pesquisas Em Psicologia, 8(3), 672–684. [GS Search]

Ramos, D. K., & Garcia, F. A. (2019). Digital games and improvement of the inhibitory control: A study with children in specialized educational service. Revista Brasileira de Educacao Especial, 25(1), 37–54. doi: 10.1590/S1413-65382519000100003[GS Search]

Ramos, D. K., Lorenset, C. C., & Petri, G. (2016). Jogos Educacionais: Contribuições da Neurociência à Aprendizagem. Revista X, 2(1), 1–17. doi: 10.5380/rvx.v2i1.2016 [GS Search]

Ribeiro, V. M., & Fonseca, M. C. (2010). Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento. Estudos Em Avaliação Educacional, 21(45), 147. doi: 10.18222/eae214520102031 [GS Search]

Sargiani, R. de A., & Maluf, R. M. (2018). Linguagem, Cognição e Educação Infantil: Contribuições da Psicologia Cognitiva e das Neurociências Lenguaje, Cognición y Educación infantil: Contribuciones de la Psicología Cognitiva y de las Neurociencias. Psicologia Escolar e Educacional, 22(3), 477–484. doi: 10.1590/2175-35392018033777 [GS Search]

Schwarzbold, C. (2011). Desenvolver a competência leitora : desafio ao professor do ensino fundamental. Universidade Federal de Pelotas. [GS Search]

Scorsolini-Comin, F. (2014). Psicologia da educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação. Psicologia Escolar e Educacional, 18(3), 447–455. doi: 10.1590/2175-3539/2014/0183766 [GS Search]

Sloan, S., Gildea, A., Miller, S., Poulton, L., Egar, C., & Thurston, A. (2016). Evaluation of Zippy’s Friends for improving socio-emotional and academic outcomes in six to seven year olds: Protocol for a cluster randomised controlled trial and process evaluation. International Journal of Educational Research, 82(2016), 200–209. doi: 10.1016/j.ijer.2017.01.003 [GS Search]

Sobreira, E. S. R., Viveiro, A. A., & d’Abreu, J. V. V. (2018). Aprendizagem criativa na construção de jogos digitais: uma proposta educativa no ensino de ciências para crianças. Tecné Episteme y Didaxis: TED, (44). doi: 10.17227/ted.num44-8990 [GS Search]

WHO. (1997). Life skills education for children and adolescents in schools. Retrieved from https://www.scielo.br/pdf/epsic/v14n3/a01v14n3.pdf. [GS Search]

WHO. (2004). The World Health Report. Geneve.

WHO. (2010). AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE.

Xavier, A. C. (2011). Digital literacy: Impacts of technology on learning from Generation Y. Calidoscopio, 9(1), 3–14. doi: 10.4013/cld.2011.91.01 [GS Search]

Archivos adicionales

Published

2020-12-20

Cómo citar

VERSUTI, F. M.; DE LIMA, J.; REBESSI, I. P.; NEUFELD, C. B. Habilidades para Vida e Tecnologias Digitais Educacionais: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 28, p. 1105–1120, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.1105. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4219. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Número Especial :: Mapeo y RSL - Tecnologías en la Educación Básica

Artículos más leídos del mismo autor/a