Mediações-lives e Aprendizagens Etnocenológicas por Jovens com os Dispositivos Digitais, durante a Pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.892Keywords:
Mediações-lives, Aprendizagens Etnocenológicas, Jovens Contemporâneos, Dispositivos DigitaisAbstract
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a emergência e exponenciação das performances "mediações-lives" criadas por jovens nas redes sociais digitais, durante a pandemia da COVID-19 e como estas experiências comunicacionais refletem, como achados potenciais e propositivos, para entender o campo das "aprendizagens etnocenológicas" com o uso dos dispositivos digitais. O estudo faz parte da investigação em andamento no Programa Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe - UFS, sendo uma pesquisa inspirada na multirreferencialidade, contando com a participação de dez jovens sergipanos, atores e atrizes sociais, engajados com coletivos Net-ativista (presenciais e virtuais), que criam estilizações performáticas (extraordinárias) de partilha, engajamento, mediação propositiva nas redes compostas por pares que, compreende o fenômeno da etcnocenolgia virtual da aprendizagem virtual juvenil na contemporaneidade.
Descargas
Citas
Bião, A. (2007). Um trajeto, muitos projetos. In: Artes do corpo e do espetáculo: questões de etnocenologia. Salvador: P&A. [GS Search]
Carlson, M. (2010). Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora: UFMG.
Cepal. (2018) Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe. Informe 2018. Latinobarómetro Corporación: Santiago de Chile.
CGI. (2019). TIC Domicílios 2018. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros. São Paulo. Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Di Felice, M. (2017). Net-ativismo e ecologia da ação em contextos reticulares. In: Di Felice, M.; Pereira, E.; Roza, E. (Orgs). Net-ativismo: redes digitais e novas práticas de participação. Campinas –SP: Papirus. [GS Search]
Garfinkel, H. (1967). Studies in ethnomethodology. 2. ed. London: Routledge Press. Portuguese translation by Editora Vozes.
Goffman, E. (2011) A Representação do Eu na Vida Cotidiana. 14ª ed., Editora Vozes, Petrópolis.
Jenkins, H. (2008). Cultura da Convergência. São Paulo: Editora Aleph.
Johnson, S. (2003). Emergência: a vida integrada de formigas, cérebros, cidades e softwares. Rio de Janeiro: Jorge Zahar
Macedo, R. S. (2012). A etnopesquisa implicada. Brasília: Liber Livro.
Macedo, R. S.; Galeffi, D.; Pimentel, Á. (2009). Um rigor outro sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências humanas. Salvador: EDUFBA.
Macedo, R.S. (2015) Pesquisar a Experiência: compreender/mediar saberes experienciais. Curitiba- PR: CRV.
Maffesoli, M. (2010). O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. 4º Ed. Rio de Janeiro: Forense.
Maffesoli, M. (2017). Net-ativismo: do mito tradicional à cibercultura pós-moderna. In: Di Felice, M.; Pereira, E.; Roza, E. (Orgs). Net-ativismo: redes digitais e novas práticas de participação. Campinas –SP: Papirus.
Martín-Barbero, J. (2008). Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ.
Martín-Barbero, J. (2018). A comunicação na educação. São Paulo: Contexto.
Podcast. México: Maffesoli. M. (2019). Tecnologías del imaginário. [Locução de]: Michel M. [S.I]. Docu.ibero 90.9 FM. Universidade Ibero Americana. Podcast. Disponível em: [Link]. Acesso em: 20 de Julho. 2020.
Prensky, M. (2006). Don’t Bother me, Mom, I’m Learning!: how computers and video games are preparing your kids for 21st century success and how you can help! St. Paul: Paragon House Publishers.
Roza, E.; Melo, R. (2017). A experiência Net-ativista das vadias no Brasil. In: Di Felice, M.; Pereira, E.; Roza, E. (Orgs). Net-ativismo: redes digitais e novas práticas de participação. Campinas –SP: Papirus.
Santaella, L. (2019). Desafios humanos no contemporâneo. 1º ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores.
Santaella, L. (2019). Do pós-humano ao neo-humano: a sétima revolução comunicacional cognitiva do sapiens. In: XII Simpósio Nacional da ABCiber: devires da Cibercultura: políticas e prática. Porto Alegre.
Santaella, L. Política nas redes e nas ruas. In: Di Felice, M.; Pereira, E.; Roza, E. (Orgs). Net-ativismo: redes digitais e novas práticas de participação. Campinas –SP: Papirus.
Santos, E. (2020). #livesdemaio... Educações em tempos de pandemia. Revista Docência e Cibercultura. Notícias Online. Disponível em: [Link]. Acesso em: 20 de Julho de 2020.
Santos, J. F.; Santos, V. S.; Nunes, A. K. F. (2019). Espaços de infoinclusão: o museu do amanhã enquanto agente educacional na cibercultura. In: Anais do II Encontro Regional Norte e Nordeste da ABCiber: redes educativas e os desafios atuais da cibercultura. [GS Search]
Santos, V. S. (2015) Jogos eletrônicos, cultura juvenil e socialidade: a aprendizagem social virtual mediada e suas influências para a educação. 1º. ed. Novas Edições Acadêmicas.
Santos, V. S.; Schneider, H. N. (2019). Culturas Juvenis e a Etnocenologia Virtual da Aprendizagem em Ambiências Híbridas e Multimodais de Interação. Educação Unisinos (Online)., v.23, p.1 - 17. doi: 10.4013/edu.2019.234.01 [GS Search]
Schechner, R. (2006) O que é performance?, em Performance studies: na introduccion, second edition. New York & London: Routledge.
Schneider, H. N.; Santos, V. S.; Santos, J. F. (2020). Cultura Juvenil, Dependência Digital e Contingência. Rios Eletrônica (FASETE), v.23, p. 41 - 54. [GS Search]
Sibilia, P. (2018). Los cuerpos visibles en la contemporaneidad: de la purificación mediática a la explicitud artística. Kaypunku: Revista de Estudios Interdisciplinarios de Arte y Cultura, v. 4, p. 175-198. [GS Search]
Tapscott, D. (2010). A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. (Tradução de Marcelo Lino). Rio de Janeiro: Agir Negócios
Thadei, J. (2018). Mediação e educação na atualidade: um diálogo com formadores de professores. In: Bacich, L.; Moran, J. Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso.
Archivos adicionales
Published
Cómo citar
Issue
Section
Licencia
Derechos de autor 2020 Vinicius Silva Santos, Henrique Nou Schneider
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.