Financial Tool: uma Ferramenta Web para o Ensino de Matemática Financeira
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.102Keywords:
Educação Financeira, Matemática Financeira, Investimentos, Ferramenta WebAbstract
Ao se pesquisar na literatura pertinente, verificou-se que havia uma certa vacuidade de materiais voltados ao Ensino Fundamental e Ensino Médio, que versassem sobre Matemática Comercial e Financeira, e, principalmente, sobre aplicações práticas nestas áreas. Assim, o objetivo deste artigo foi discutir o aspecto prático do ensino de Matemática Financeira para a formação dos alunos do Ensino Médio, a fim de incentivá-los a pensar em seu futuro financeiro. Nestes termos, com o objetivo de facilitar a abstração dos conceitos e materializar sua dinâmica, foi construída uma ferramenta Web que permite ao usuário simular os ganhos que terá com um determinado investimento. A ferramenta Web, denominada Financial Tool, contempla simuladores para os investimentos em Caderneta de Poupança, Certificado de Depósito Bancário, Fundos DI, Fundos de Renda Fixa e Fundos de Ações. Para a construção dos simuladores de cada aplicação foi utilizado o software GeoGebra e para a construção da página do Financial Tool foram utilizadas as linguagens HTML e CSS. A ferramenta Web, além de poder ser utilizada localmente, pode também ser utilizada de forma online. Por sua vez, os códigos HTML foram validados por meio de um validador online disponibilizado pelo W3C (World Wide Web Consortium). Considerando o aspecto tutorial/didático deste trabalho, por fim são apresentadas atividades relativas a cada tipo de aplicação, apoiadas pelo Financial Tool. Por meio do material bibliográfico gerado e do Financial Tool, espera-se que os alunos do Ensino Médio e demais interessados alcancem a compreensão sobre a Matemática Financeira e, particularmente, sobre as aplicações financeiras. Espera-se ainda que, o uso destes recursos possa estimular os estudantes/usuários a pouparem, a fim de que venham a conquistar sua independência financeira, ou ainda, que consigam, por meio de disciplina e planejamento, alcançarem os seus objetivos de vida.
Descargas
Citas
Amorim, C. M. I. (2014). Matemática Financeira – Abordagem voltada para a cidadania. Dissertação de mestrado, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Retrieved from [Link] [GS SEARCH]
Assaf Neto, A. (2016). Matemática Financeira e suas Aplicações (12a ed.). São Paulo: Atlas.
Bertagnolli, S. C., & Miletto, E. M. (2014). Desenvolvimento de Software II: Introdução ao Desenvolvimento Web com HTML, CSS, JavaScript e PHP. Porto Alegre: Bookman.
Borges, D. L., & Uller, L. P. (2015). Você sabe o que é CDI? Entenda a relação dele com seus investimentos. Recuperado em 23 julho, 2017, de [Link]
Cerbasi, G. (2003). Dinheiro: os segredos de quem tem – como conquistar e manter sua independência financeira (13a ed.). São Paulo: Editora Gente.
Comissão de Valores Mobiliários (2014). Instrução CVM nº 555, de 17 de dezembro de 2014. Recuperado em 7 janeiro, 2018, de [Link]
Fortuna, Eduardo (2005). Mercado Financeiro: produtos e serviços (16a ed.). Rio de Janeiro: Qualitymark.
Gonçalves, A. C. P., Gonçalves, R. R., Santacruz, R., & Matesco, V. R. (2010). Economia aplicada (9a ed.). Rio de Janeiro: FGV.
Halfeld, M. (2008). Investimentos: como administrar melhor seu dinheiro (3a ed.). São Paulo: Fundamento Educacional.
Hofmann, R. M., & Moro, M. L. F. (2013). Educação matemática e educação financeira: perspectivas para a ENEF. Zetetiké, 20(2), 37-54. [GS SEARCH]
Hohenwarter, M., & Preiner, J. (2007). Dynamic Mathematics with GeoGebra. The Journal of Online Mathematics and Its Applications, 7. Article ID 1448. Recuperado em 15 janeiro, 2018, de [Link]
Manual GeoGebra. Recuperado em 23 julho, 2017, de [Link]
Mendonça, M. S., & Pires, R. F. (2018). A Study on the Exponential Function Learning in the computing environment (Um Estudo sobre a Aprendizagem de Função Exponencial no
Ambiente Computacional). Brazilian Journal of Computers in Education (Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE), 26(2), 01-28. DOI: https://doi.org/10.5753/RBIE.2018.26.02.1 [GS SEARCH]
Monzon, L. W., & Gravina, M. A. (2013). An Introduction to Complex Variable Functions in High School: a possibility through the use of interactive animations (Uma Introdução às Funções de Variável Complexa no Ensino Médio: uma possibilidade através do uso de animações interativas). Bolema [online]. 27(46), 645-661. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000300020 [GS SEARCH]
Oliveira, A. A. (2014). Matemática Financeira: Análise de Livros Didáticos. Dissertação de mestrado, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Retrieved from [Link]
Vieira Júnior, J. E. (2017). Matemática e Educação Previdenciária. Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil. Retrieved from [Link]
Archivos adicionales
Published
Cómo citar
Issue
Section
Licencia
Derechos de autor 2019 Diogo Albino de Queiroz, João Gabriel Ribeiro, Giovane Maia do Vale
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.