Identificação, Análise e Priorização de Requisitos de Aplicações Gamificadas para Apoio ao Ensino de Crianças com Síndrome de Down

Authors

  • Igor V. de Souza Universidade Federal de Campina Grande
  • J. Antão B. Moura Universidade Federal de Campina Grande
  • Joaquim J. C. M. Honório Universidade Federal de Campina Grande
  • C. S. A. Ghirello-Pires Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Uwe Terton University of the Sunshine Coast

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.01.154

Keywords:

Gamificação, Síndrome de Down, Engenharia de Requisitos, Educação Especial, Aquisição da linguagem, Alfabetização

Abstract

A síndrome de Down (SD) é a causa genética mais comum de deficiência intelectual no mundo, exigindo maior atenção, principalmente, no que diz respeito aos processos de alfabetização. Apesar dos esforços de trabalhos anteriores, ainda são escassos estudos que auxiliem no processo de alfabetização e aquisição de linguagem e que proporcionem simultaneamente educação e diversão. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que visa elicitar e validar requisitos que podem nortear o desenvolvimento de softwares gamificados que auxiliem no processo de alfabetização e aquisição da linguagem para crianças com SD, de forma lúdica. Para tanto, o estudo elicitou os requisitos a partir da revisão de literatura, análise de produtos de softwares e entrevistas com especialistas e pessoas com SD. Os resultados sugerem indícios de que os requisitos encontrados podem auxiliar o processo de alfabetização na SD. Este trabalho contribui com o desenvolvimento de aplicações para aquisição da linguagem e alfabetização em crianças com SD, considerando que ele fornece informações sobre requisitos, suas classes e suas validações, servindo futuramente como um guia para o desenvolvimento de softwares gamificados.

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Biografía del autor/a

Igor V. de Souza, Universidade Federal de Campina Grande

Departamento de Sistemas e Computação - UFCG

J. Antão B. Moura, Universidade Federal de Campina Grande

Departamento de Sistemas e Computação - UFCG

Joaquim J. C. M. Honório, Universidade Federal de Campina Grande

Departamento de Sistemas e Computação - UFCG

C. S. A. Ghirello-Pires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Estudos Linguísticos e Literários - UESB

Uwe Terton, University of the Sunshine Coast

Engage Research Lab

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Published

2019-01-01

Cómo citar

SOUZA, I. V. de; MOURA, J. A. B.; HONÓRIO, J. J. C. M.; GHIRELLO-PIRES, C. S. A.; TERTON, U. Identificação, Análise e Priorização de Requisitos de Aplicações Gamificadas para Apoio ao Ensino de Crianças com Síndrome de Down. Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 154–174, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.01.154. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4760. Acesso em: 19 sep. 2024.

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