Percepções e Ferramentas sobre Recriação Digital de Educadores por meio de Inteligência Artificial: Uma Revisão Sistemática de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2025.5279Keywords:
Inteligência Artificial, Imortalidade Digital, Legado DigitalAbstract
O avanço da Inteligência Artificial (IA) tem transformado diversas áreas e a possibilidade de recriar digitalmente educadores falecidos, é um dos desdobramentos dessa revolução. Essa inovação desperta tanto entusiasmo quanto preocupações, pois, ao mesmo tempo que permite novas formas de preservação do legado de educadores para as gerações futuras, também surgem implicações éticas. Diante desse cenário, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) busca-se analisar a literatura da área com vistas a identificar a percepção de educadores sobre a recriação digital por Inteligência Artificial de educadores e as implicações éticas que emergem dessa possibilidade. Para isso, foi adotado o método de uso dos parâmetros População, Intervenção, Comparação e Outcome ou Resultado (PICO) na formulação das questões de pesquisa, e a busca bibliográfica foi realizada nas bases ACM Digital Library, CAPES e Google Scholar. Após o processo de seleção, 12 estudos foram considerados relevantes entre os 365 inicialmente identificados. É perceptível que, a literatura sobre o tema ainda é limitada, especialmente os estudos empíricos. Entre outros, conclui-se que a prática da recriação de educadores, por meio de Inteligência Artificial exige diretrizes claras para garantir sua aplicação ética e benéfica.
Downloads
Referências
Agência Senado. (2024). Elis Regina recriada por IA motiva projeto para uso de imagem de pessoas mortas. Senado Notícias. Senado Federal. Disponível em [Link].
Bell, G., & Gray, J. (2000). Digital Immortality. Media Technology Master Class. https://doi.org/10.1145/365181.365182. [GS Search]
Brito, T. A., Portela, N. M., & Campos Filho, A. S. (2024). As experiências e aplicações do ensino mediado por tecnologia digital na educação médica: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação (pp. 120--134). SBC. https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3227. [GS Search]
Carroll, E., & Romano, J. (2010). Your Digital Afterlife: When Facebook, Flickr and Twitter are your estate, What's Your Legacy. Berkeley: New Riders Pub. [GS Search]
Castro, F. E. V., Desportes, K., Payne, W., Bergner, Y., & Mcdermott, K. (2022). AI + Dance: Co-Designing Culturally Sustaining Curricular Resources for AI and Ethics Education Through Artistic Computing. In Proceedings of the 2022 ACM Conference on International Association for Computing Machinery, pp. 26--27. https://doi.org/10.1145/3501709.3544275. [GS Search]
Castro, M., & Maciel, C. (2024). Construção do conhecimento por meio de deepfake: desafios éticos da inteligência artificial na educação. In Anais da 1ª Conferência Latino-Americana de Ética em Inteligência Artificial (pp. 21-24) SBC. https://doi.org/10.5753/laai-ethics.2024.32442. [GS Search]
Cebo, D. (2021). Scientific Relevance and Future of Digital Immortality and Virtual Humans. (pp. 289-294). International Journal of Research & Development, 5(12). https://doi.org/10.48550/arXiv.2101.06105. [GS Search]
Espírito Santo, E., Rosa, F. G. M. G., Silva, C. B., & Bordas, M. A. G. (2023). Um mosaico de ideias sobre a Inteligência Artificial generativa no contexto da educação. In Alves, L. (Org.) Inteligência artificial e educação: refletindo sobre os desafios contemporâneos. Salvador: EDUFBA; Feira de Santana: UEFS Editora. [Link]. [GS Search]
Doyle, D. T., & Brubaker, J. R. (2023). Digital Legacy: A Systematic Literature Review. Proc. ACM Hum.-Comput. Interact. https://doi.org/10.1145/3610059. [GS Search]
Extra. (2024). Albert Einstein é recriado por inteligência artificial e volta a dar aulas na universidade de Hong Kong. Jornal Extra. Disponível em [Link].
Galvão, M. C. B., & Ricarte, I. L. M. (2019). Revisão Sistemática da Literatura: Conceituação, Produção e Publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1 (pp. 57--73). https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. [GS Search]
Galvão, V. F., & Maciel, C. (2017). The Acceptability of Digital Immortality: Today's Human is Tomorrow's Avatar. Proceedings of the XVI Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems. ACM. https://doi.org/10.1145/3160504.3160580. [GS Search]
Galvão, V., & Maciel, C. (2020). Reflexões sobre a Imortalidade Digital em Contextos Educativos. v. 4, n. 7 (pp. 59--78). Communitas. [GS Search]
Galvão, V. F., Maciel, C., Pereira, R., Gasparini, I., Viterbo, J., & Garcia, A. C. B. (2021). Discussing human values in digital immortality: towards a value-oriented perspective. v. 27, n. 1 (pp. 1-26). Journal of the Brazilian Computer Society. https://doi.org/10.1186/s13173-021-00121-x. [GS Search]
Garcia, A. C. (2020). Ética e inteligência artificial. (pp. 14-22). Revista Computação Brasil. Porto Alegre: SBC. 2020. https://doi.org/10.5753/compbr.2020.43.1791. [GS Search]
Grover, S., Broll, B., & Babb, D. (2023). Cybersecurity Education in the Age of AI: Integrating AI Learning into Cybersecurity High School Curricula (pp. 980--986). Proceedings of the 54th ACM Technical Symposium on Computer Science Education V. 1 (SIGCSE 2023). Association for Computing Machinery. NY, USA. https://doi.org/10.1145/3545945.3569750. [GS Search]
Lee, I., Zhang, H., Moore, K., Zhou, X., Perret, B., Cheng, Y., Zheng, R., & Pu, G. (2022). AI Book Club: An Innovative Professional Development Model for AI Education (pp. 202-208) Association for Computing Machinery, NY, USA. https://doi.org/10.1145/3478431.3499318. [GS Search]
Maxwell, L. (2020). Digital literacy and digital legacy. (pp. 7-11). Library Technology Reports. [Link]. [GS Search]
Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D. G. (2009). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Ann Intern Med.;151(4). (pp. 264--269). W64. https://doi.org/10.7326/0003-4819-151-4-200908180-00135. [GS Search]
Moura, A., & Carvalho, A. A. A. (2023). Inteligência artificial para ensinar e aprender (pp. 155-168). In: Inteligência artificial e educação: refletindo sobre os desafios contemporâneos. EDUFBA; UEFS Editora. [Link]. [GS Search]
Ottenbreit-Leftwich, A., Glazewski, K., Jeon, M., Jantaraweragul, K., Hmelo-Silver, C. E., Scribner, A., ..., & Lester, J. (2023). Lessons learned for AI education with elementary students and teachers (pp. 267-289). International Journal of Artificial Intelligence in Education. https://doi.org/10.1007/s40593-022-00304-3. [GS Search]
Parreira, A., Lehmann, L., & Oliveira, M. (2021). O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores. (pp. 975-999). Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação. https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002803115. [GS Search]
Petrovska, O., Clift, L., Moller, F., & Pearsall, R. (2024). Incorporating Generative AI into Software Development Education (pp. 37-40). Proceedings of the 8th Conference on Computing Education Practice (CEP '24). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA. https://doi.org/10.1145/3633053.3633057. [GS Search]
Prather, J., Denny, P., Leinonen, J., Becker, B. A., Albluwi, I., Craig, M., Keuning, H., Kiesler, N., Kohn, T., Luxton-Reilly, A., Macneil, S., Petersen, A., Pettit, R., Reeves, B. N., & Savelka, J. (2023). The Robots Are Here: Navigating the Generative AI Revolution in Computing Education. Proceedings of the 2023 Working Group Reports on Innovation and Technology in Computer Science Education (pp. 108-159). Association for Computing. NY, USA. https://doi.org/10.1145/3623762.3633499. [GS Search]
Raji, I. D., Scheuerman, M. K., Amironesei, R. (2021). You Can't Sit With Us: Exclusionary Pedagogy in AI Ethics Education (pp. 515--525). Proceedings of the 2021 ACM Conference on Fairness, Accountability, and Transparency (FAccT '21). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA. https://doi.org/10.1145/3442188.3445914. [GS Search]
Santaella, L., Kaufman, D. (2024). A inteligência artificial generativa como quarta ferida narcísica do humano. MATRIZes, 18(1) (pp. 37-53). https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i1p37-53. [GS Search]
Santos, C. M. C., Pimenta, C. A. M., & Nobre, M. R. C. (2007). A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Revista Latino-Americana de Enfermagem (pp. 508-511). https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023. [GS Search]
Savin-Baden, M., & Burden, D. (2019). Digital Immortality and Virtual Humans. Postdigit Sci Educ 1 (pp. 87--103). https://doi.org/10.1007/s42438-018-0007-6. [GS Search]
Spitzer, P., Goutier, M., Kühl, N., & Satzger, G. (2024). (X)AI as a Teacher: Learning with Explainable Artificial Intelligence. In Proceedings of Mensch und Computer 2024. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA (pp. 571--576). https://doi.org/10.1145/3670653.3677504. [GS Search]
Stacey, S. (2023). Deepfakes are being democratised and getting harder to detect. Tech Monitor. Disponível em [Link].
Verhalen, L. E. C., Moraes Castro, M., & Maciel, C. (2024). Análise de ferramentas para geração de avatares artificiais a partir de pessoas reais. In Anais da XII Escola Regional de Informática de Goiás (pp. 41-50). SBC. https://doi.org/10.5753/erigo.2024.4798. [GS Search]
Weerakoon, O., Leppänen, V., & Mäkilä, T. (2024). Enhancing Pedagogy with Generative AI: Video Production from Course Descriptions (pp. 249--255). Proceedings of the International Conference on Computer Systems and Technologies 2024. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA). https://doi.org/10.1145/3674912.3674922. [GS Search]
Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., & Wesslén, A. (2012). Experimentation in software engineering (pp. 47), Berlin, Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-662-69306-3. [GS Search]
Xie, Y., Wu, S., & Chakravarty, S. (2023). AI meets AI: Artificial Intelligence and Academic Integrity - A Survey on Mitigating AI-Assisted Cheating in Computing Education (pp. 79--83) Proceedings of the 24th Annual Conference on Information Technology Education. Association for Computing Machinery. NY, USA. https://doi.org/10.1145/3585059.3611449. [GS Search]
Zhang, K., & Aslan, A. B. (2021). AI technologies for education: Recent research & future directions. Computers and Education: Artificial Intelligence. https://doi.org/10.1016/j.caeai.2021.100025. [GS Search]
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2025 Lívia Elias Cardoso Verhalen, Michele Marta Moraes Castro, Cristiano Maciel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

