Analisando o desenvolvimento do Pensamento Computacional na disciplina Matemática Discreta

Authors

  • Walkiria Helena Cordenonzi IFSUL – Santana do Livramento
  • José Claudio Del Pino UNIVATES
  • Vanessa Mattoso Cardoso IFSUL – Santana do Livramento

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.880

Abstract

Este artigo aborda um estudo interdisciplinar no qual um curso sobre Pensamento Computacional (PC) foi desenvolvido em parceria com a disciplina curricular de Matemática Discreta (MD) a fim de analisar e avaliar os resultados obtidos na disciplina e compará-los com os apresentados a partir da intervenção do curso de PC, incluindo um grupo de controle. A MD é uma disciplina considerada difícil, por parte dos estudantes, por envolver muita abstração e raciocínio lógico ocasionando muita reprovação e notas baixas. Já para desenvolver o PC foi utilizado o constructo andrológico proposto na tese de doutorado da primeira autora. O estudo de caso foi aplicado em um curso binacional - no qual estudantes, adultos, brasileiros e uruguaios, compartilharam o mesmo espaço de aprendizagem. Por meio desta pesquisa e, a partir da análise, quanti-qualitativa, dos dados, obteve-se que 95,2% da amostra obteve médias acima do valor de referência, 60, o que indica que o desenvolvimento do PC colaborou significativamente na resolução de problemas. Como contribuição importante apresentada a partir deste estudo foi a combinação dos instrumentos de avaliação em duas intervenções que auxiliaram o entendimento dos conceitos abordados na MD a partir do PC, bem como as escassas pesquisas de interligação de matemática com PC no âmbito do ensino superior.

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Arquivos adicionais

Published

2021-08-06

Como Citar

CORDENONZI, W. H.; DEL PINO, J. C.; CARDOSO, V. M. Analisando o desenvolvimento do Pensamento Computacional na disciplina Matemática Discreta. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 880–902, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.880. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3503. Acesso em: 22 nov. 2024.

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Edição Especial :: Construindo sinergias LATAM para pesquisas colaborativas