A utilização de Metodologias Ativas com suporte de Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics para a mitigação da evasão em EaD: um mapeamento sistemático da literatura

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.3594

Keywords:

Metodologias Ativas, Mineração de Dados Educacionais, Learning Analytics, Evasão, Educação a Distância

Abstract

Apesar da ampla adoção da Educação a Distância (EaD), os altos índices de evasão são motivos de preocupação de professores e gestores institucionais. Existem iniciativas para mitigação dessa situação, como a aplicação de técnicas de Mineração de Dados Educacionais (MDE) e Learning Analytics (LA) para a identificação de alunos propensos a essa situação. No entanto, embora efetivos nessa tarefa, carecem de mecanismos para a motivação dos estudantes e intervenção pedagógica dos professores, já que não apresentam propostas metodológicas para incentivar a aprendizagem dos identificados com risco de evadir, mitigando essa possibilidade. A utilização de Metodologias Ativas após a identificação dos alunos através das técnicas de MDE e LA pode constituir um mecanismo efetivo de prevenção da evasão na EaD, ampliando o potencial de engajamento e colaboração entre os alunos. Este artigo apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura com o objetivo de identificar as técnicas mais utilizadas de MDE e LA no contexto de evasão. Além disso, identificar a aplicação de Metodologias Ativas para mitigar a possibilidade de evadir nos cursos ofertados na Educação a Distância. Avaliamos 1103 artigos publicados no período de janeiro de 2015 a março de 2023. Os resultados indicam uma crescente aplicação de MDE e LA para identificar e mitigar a evasão de alunos na EaD. Entretanto, estudos com a utilização da estratégia pedagógica das Metodologias Ativas para minimizar esse problema e potencializar a permanência dos alunos são escassos.

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Arquivos adicionais

Published

2023-12-26

Como Citar

ANDRADE, T. L. de; ALMEIDA, C. M. M. de; BARBOSA, J. L. V.; RIGO, S. J. A utilização de Metodologias Ativas com suporte de Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics para a mitigação da evasão em EaD: um mapeamento sistemático da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 1057–1088, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.3594. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3594. Acesso em: 21 dez. 2024.

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Artigos