Grouprofile: Um Modelo de Gerenciamento de Perfis de Grupos de Aprendizes em Ambiente Virtual de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.369Keywords:
grouprofile, identificação de perfil, identificação de perfil de grupoAbstract
Toda sala de aula, seja ela presencial ou EaD, é caracterizada pela presença física ou virtual de um grupo de aprendizes e professor(es) e/ou tutor(es). Neste grupo de aprendizes estão pessoas com os mais diversos perfis, e uma das missões do educador que está conduzindo a turma, é identificar este perfil de cada estudante e do grupo. Através desta identificação de perfil, o educador pode adequar as suas estratégias de ensino, dando um suporte maior para os alunos que possuem maior dificuldade e valorizando as aptidões de cada aluno. Por exemplo: se o aluno se destaca por sua proatividade, esta característica deve ser explorada. Desta forma, utilizar mecanismos que suportem esta identificação de perfil podem auxiliar os professores neste processo. Considerando que é comum nos cursos presenciais e principalmente nos cursos EaD fazer uso de ambientes virtuais de ensino, para apoiar parcial ou totalmente as atividades propostas para a turma, é proposto neste trabalho a utilização de um modelo que coleta informações destes ambientes e mapeia para o professor o perfil do grupo de aprendizes em relação a: aprendizes com maior e menor desempenho; aprendizes com maior e menor proatividade, reatividade e interesse.
Downloads
Referências
Amaral, É., Ávila, B., Zednik, H., & Tarouco, L. (2011). Laboratório virtual de aprendizagem: uma proposta taxonômica. RENOTE. [GS Search]
Aretio, L. G., Corbella, M. R., & Figaredo, D. D. (2007). De la educación a distancia a la educación virtual. Ariel. [GS Search]
Dey, A. K., Abowd, G. D., & Salber, D. (2001). A conceptual framework and a toolkit for supporting the rapid prototyping of context-aware applications. Hum.-Comput. Interact. [GS Search]
Ferreira, L. G. A., Barbosa, J. L. V., Gluz, J. C., & Vicari, R. (2015). Ubigroup: Um modelo de recomendação ubíqua de conteúdo para grupos dinâmicos de aprendizes. Revista Brasileira de Informática na Educação. [GS Search]
Fleury, M. T. L., & Fleury, A. (2001). Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, 5 (SPE). [GS Search]
Horn, M. B., Staker, H., & Christensen, C. (2015). Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Penso Editora. [GS Search]
Levis, D., Barbosa, J. L. V., Pinto, S. C. S., & Barbosa, D. (2008). Aperfeiçoamento automático do perfil do aprendiz em ambientes de educação ubíqua.Revista Brasileira de Informática na Educação. [GS Search]
Moodle (2019). Moodle. Retrieved from https://download.moodle.org
Nóbrega, A. F. d., Barbosa, J. L. V., & Barbosa, D. N. F. (2015). Um modelo para gerenciamento de perfis de entidades através de inferência em trilhas. Unisinos. [GS Search]
Odell, J. (2010). Agent technology: an overview. Ann Arbor, MI USA, http://www.jamesodell.com. [GS Search]
Penterich, E. (2005). Ambientes virtuais de aprendizagem. Sala de Aula e Tecnologias. [GS Search]
Pereira, A. T. C., Schmitt, V., & Dias, M. (2007). Ambientes virtuais de aprendizagem.AVA-Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Diferentes Contextos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda. [GS Search]
Primo, A. F. T. (1998). Interação mútua e interação reativa: uma proposta de estudo. In Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. [GS Search]
Russell, S., & Norvig, P. (1995). Artificial intelligence: A modern approach. Artificial Intelligence. Prentice-Hall, Egnlewood Cliffs. [GS Search]
Schmitt, M. A. R., Tarouco, L. M. R., Okuyama, F. Y., Zielinski, F. D. C., & Franco, M. H. I.(2015). Uma ferramenta de learning analytics para o moodle. In Nuevas ideas en informática educativa tise 2015 (Vol. 11, p. 821-824). [GS Search]
Silva, J., Rosa, J. a., Barbosa, J., Barbosa, D. N. F., & Palazzo, L. A. M. (2009). Content distribution in trial-aware environments. InProceedings of the XV Brazilian Symposium on Multimedia and the web (pp. 15:1–15:8). ACM. [GS Search]
Sparremberger, A. S., Barbosa, J., & Gluz, J. (2017). Grouprofile: Um modelo de gerenciamento de perfis de grupos de aprendizes. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE)(Vol. 28, p. 1687). [GS Search]
Wagner, A., Barbosa, J. L. V., & Barbosa, D. N. F. (2014). A model for profile management applied to ubiquitous learning environments. Expert Systems with Applications. [GS Search]
Weiand, A., et al. (2016). Análise visual para monitoramento de alunos de cursos à distância. [GS Search]
Wooldridge, M. (2009). An introduction to multiagent systems. John Wiley & Sons. [GS Search]
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2019 Adalto Selau Sparremberber, Jorge Luis Victória Barbosa, João Carlos Gluz, Aline Zanin, Taila Poliana Becker
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.