Grouprofile: Um Modelo de Gerenciamento de Perfis de Grupos de Aprendizes em Ambiente Virtual de Aprendizagem

Authors

  • Adalto Selau Sparremberber UFRGS
  • Jorge Luis Victória Barbosa UNISINOS
  • João Carlos Gluz IFRS
  • Aline Zanin PUCRS
  • Taila Poliana Becker UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2019.27.03.369

Keywords:

grouprofile, identificação de perfil, identificação de perfil de grupo

Abstract

Toda sala de aula, seja ela presencial ou EaD, é caracterizada pela presença física ou virtual de um grupo de aprendizes e professor(es) e/ou tutor(es). Neste grupo de aprendizes estão pessoas com os mais diversos perfis, e uma das missões do educador que está conduzindo a turma, é identificar este perfil de cada estudante e do grupo. Através desta identificação de perfil, o educador pode adequar as suas estratégias de ensino, dando um suporte maior para os alunos que possuem maior dificuldade e valorizando as aptidões de cada aluno. Por exemplo: se o aluno se destaca por sua proatividade, esta característica deve ser explorada. Desta forma, utilizar mecanismos que suportem esta identificação de perfil podem auxiliar os professores neste processo. Considerando que é comum nos cursos presenciais e principalmente nos cursos EaD fazer uso de ambientes virtuais de ensino, para apoiar parcial ou totalmente as atividades propostas para a turma, é proposto neste trabalho a utilização de um modelo que coleta informações destes ambientes e mapeia para o professor o perfil do grupo de aprendizes em relação a: aprendizes com maior e menor desempenho; aprendizes com maior e menor proatividade, reatividade e interesse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adalto Selau Sparremberber, UFRGS

PPGIE – UFRGS

Escola de Engenharia e TI – FADERGS

Escola de Tecnologia – FSPOA/SENACRS

Jorge Luis Victória Barbosa, UNISINOS

PPGCA – UNISINOS

João Carlos Gluz, IFRS

IFRS – Campus Canoas

Aline Zanin, PUCRS

PPGCC – PUCRS

Taila Poliana Becker, UFRGS

PPGEDU – UFRGS

NEP – SENACRS

Referências

Amaral, É., Ávila, B., Zednik, H., & Tarouco, L. (2011). Laboratório virtual de aprendizagem: uma proposta taxonômica. RENOTE. [GS Search]

Aretio, L. G., Corbella, M. R., & Figaredo, D. D. (2007). De la educación a distancia a la educación virtual. Ariel. [GS Search]

Dey, A. K., Abowd, G. D., & Salber, D. (2001). A conceptual framework and a toolkit for supporting the rapid prototyping of context-aware applications. Hum.-Comput. Interact. [GS Search]

Ferreira, L. G. A., Barbosa, J. L. V., Gluz, J. C., & Vicari, R. (2015). Ubigroup: Um modelo de recomendação ubíqua de conteúdo para grupos dinâmicos de aprendizes. Revista Brasileira de Informática na Educação. [GS Search]

Fleury, M. T. L., & Fleury, A. (2001). Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, 5 (SPE). [GS Search]

Horn, M. B., Staker, H., & Christensen, C. (2015). Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Penso Editora. [GS Search]

Levis, D., Barbosa, J. L. V., Pinto, S. C. S., & Barbosa, D. (2008). Aperfeiçoamento automático do perfil do aprendiz em ambientes de educação ubíqua.Revista Brasileira de Informática na Educação. [GS Search]

Moodle (2019). Moodle. Retrieved from https://download.moodle.org

Nóbrega, A. F. d., Barbosa, J. L. V., & Barbosa, D. N. F. (2015). Um modelo para gerenciamento de perfis de entidades através de inferência em trilhas. Unisinos. [GS Search]

Odell, J. (2010). Agent technology: an overview. Ann Arbor, MI USA, http://www.jamesodell.com. [GS Search]

Penterich, E. (2005). Ambientes virtuais de aprendizagem. Sala de Aula e Tecnologias. [GS Search]

Pereira, A. T. C., Schmitt, V., & Dias, M. (2007). Ambientes virtuais de aprendizagem.AVA-Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Diferentes Contextos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda. [GS Search]

Primo, A. F. T. (1998). Interação mútua e interação reativa: uma proposta de estudo. In Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. [GS Search]

Russell, S., & Norvig, P. (1995). Artificial intelligence: A modern approach. Artificial Intelligence. Prentice-Hall, Egnlewood Cliffs. [GS Search]

Schmitt, M. A. R., Tarouco, L. M. R., Okuyama, F. Y., Zielinski, F. D. C., & Franco, M. H. I.(2015). Uma ferramenta de learning analytics para o moodle. In Nuevas ideas en informática educativa tise 2015 (Vol. 11, p. 821-824). [GS Search]

Silva, J., Rosa, J. a., Barbosa, J., Barbosa, D. N. F., & Palazzo, L. A. M. (2009). Content distribution in trial-aware environments. InProceedings of the XV Brazilian Symposium on Multimedia and the web (pp. 15:1–15:8). ACM. [GS Search]

Sparremberger, A. S., Barbosa, J., & Gluz, J. (2017). Grouprofile: Um modelo de gerenciamento de perfis de grupos de aprendizes. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE)(Vol. 28, p. 1687). [GS Search]

Wagner, A., Barbosa, J. L. V., & Barbosa, D. N. F. (2014). A model for profile management applied to ubiquitous learning environments. Expert Systems with Applications. [GS Search]

Weiand, A., et al. (2016). Análise visual para monitoramento de alunos de cursos à distância. [GS Search]

Wooldridge, M. (2009). An introduction to multiagent systems. John Wiley & Sons. [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2019-12-10

Como Citar

SPARREMBERBER, A. S.; BARBOSA, J. L. V.; GLUZ, J. C.; ZANIN, A.; BECKER, T. P. Grouprofile: Um Modelo de Gerenciamento de Perfis de Grupos de Aprendizes em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 369–402, 2019. DOI: 10.5753/rbie.2019.27.03.369. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4739. Acesso em: 20 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos Premiados