Sala de aula 4.0 – Uma Proposta de Ensino Remoto Baseado em Sala de Aula Invertida, Gamification e PBL

Authors

  • João Lucas dos Santos Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Priscila da Silva Neves Lima Universidade Federal de Goiás
  • Cedric Luiz de Carvalho Universidade Federal de Goiás
  • Amanda Vitória Silva Fonseca Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós-Graduação

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.909

Keywords:

Sala de aula invertida, Gamificação, PBL

Abstract

Os crescentes avanços tecnológicos e o fácil acesso às novas tecnologias levaram à mudanças significativas na sociedade, as quais agora se refletem na educação. Com o objetivo de melhorar o processo de aprendizagem, contribuindo com o aprimoramento das metodologias de ensino, este artigo apresenta o uso de técnicas de sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos, trabalho em grupo e gamification em um curso de Inteligência Artificial. A metodologia apresentada aqui foi alcançada através de experimentações e mudanças incrementais definidas a partir das opiniões dos alunos e dos resultados produzidos por eles. Uma quarta abordagem é sugerida para atender a demanda por aulas remotas durante o período de pandemia da COVID-19. Essa proposta foi construída a partir das experiências obtidas nas abordagens anteriores. Os resultados preliminares mostraram uma melhora nas notas dos alunos, além de estimular o pensamento crítico e o uso de conceitos teóricos na resolução de problemas práticos durante as aulas, melhorando o uso de pensamentos de primeira ordem, conforme definido pela Taxonomia de Bloom. Os resultados são encorajadores e nos permitiram refletir como a nova geração de alunos está aprendendo e as melhores práticas para construir conhecimento em sala de aula.

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Arquivos adicionais

Published

2020-12-14

Como Citar

OLIVEIRA, J. L. dos S.; LIMA, P. da S. N.; DE CARVALHO, C. L.; FONSECA, A. V. S. Sala de aula 4.0 – Uma Proposta de Ensino Remoto Baseado em Sala de Aula Invertida, Gamification e PBL. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 909–933, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.909. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4227. Acesso em: 22 nov. 2024.

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Edição Especial :: Educação Virtual e Tecnológica em tempos de Pandemia

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