Proposición y evaluación de la aplicación de una secuencia didáctica basada en el pensamiento computacional para personas mayores

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.4383

Keywords:

Pensamiento computacional, Personas mayores, Scratch, Cognición, Atención, Socialización

Abstract

Este artículo presenta la propuesta y evaluación de una secuencia didáctica, estructurada en diez experiencias, basada en los presupuestos del pensamiento computacional con enfoque en personas mayores. La muestra estuvo compuesta por 22 personas, entre adultos y personas mayores. El desarrollo de las experiencias se produjo una vez por semana, con una duración de 90 minutos, durante siete meses. La secuencia didáctica se creó con varias actividades que se realizaron utilizando el lenguaje de programación de bloques Scratch. Para la evaluación cualitativa, identificamos qué partes de la vida diaria de los participantes mejoraron. Para el análisis cuantitativo se utilizó el instrumento de evaluación neuropsicológica breve – Neupsilin, que evalúa la atención, las funciones ejecutivas y la memoria de trabajo. Neupsilin se aplicó en tres momentos diferentes: antes del inicio de la intervención, inmediatamente después de finalizar la intervención y seis meses después de finalizar la intervención. El principal resultado señala que es posible utilizar el pensamiento computacional en actividades de enseñanza para personas mayores, resultando en ganancias cognitivas relacionadas con la función neuropsicológica de la atención, además de brindar momentos de mayor socialización con sus pares, resultando así en una mejora en su calidad de vida.

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Biografía del autor/a

Emerson Rogério de Oliveira Jr., Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão - Brasil

Possui bacharelado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1988), especialização em Telemática e Sistemas da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1990), especialização em Informática pela COPPE Sistemas - UFRJ (1995), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1999) e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em em Envelhecimento Humano (PPGEH), pela Universidade de Passo Fundo (UPF), na área de Gerontecnologia. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, campus Sertão. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Operacionais, informática na educação, tolerância a falhas, objetos distribuídos, comunicação de grupo, Java, Python e Pensamento computacional. Também possui experiência em temas ligados ao Envelhecimento humano relativos à Gerontecnologia.

Lis Ângela De Bortoli, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão - Brasil

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo, Especialização em Informática pela COPPE/UFRJ/UPF, mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo, na linha de pesquisa Gerontecnologia. Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Membro da Sociedade Brasileira de Computação e da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de requisitos, educação em engenharia de software, metodologias ativas, redes sociais, desenvolvimento de software, aquisição de conhecimento, métodos ágeis e descarte de lixo eletroeletrõnico. Atua também como pesquisadora e extensionista.

Adriano Pasqualotti, Universidade de Passo Fundo (UPF) - Brasil

Matemático. Mestre em Ciência da Computação e Doutor em Informática na Educação; Pós-doutor em Sociedade, Comunicação e Cultura. Líder do Grupo de Pesquisa em Gerontecnologia UPF/CNPq e do Grupo de Pesquisa em Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social - Inovasocial. Orientador de Mestrado e Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Pesquisador nas áreas de gerontologia e ensino, com ênfase em envelhecimento humano, educação de adultos, ambientes de interação e sentido no ciberespaço e sociedade, tecnologias de informação e comunicação, terapia com jogos virtuais e estatística educacional.

Henrique Teixeira Gil, Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) - Portugal

PhD em Educação. Pós-Doutoramento em Ciências Sociais, especialidade de Políticas Sociais, do Centro de Administração e Políticas Públicas, do Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Professor Adjunto na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Membro do Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e no Centro de Investigação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal.

Ana Carolina Bertoletti De Marchi, Universidade de Passo Fundo (UPF) - Brasil

É doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), com mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e graduação em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995). É professora Titular III da Universidade de Passo Fundo, onde atua nos Programas de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH) e em Computação Aplicada (PPGCA), e nos cursos de graduação de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, onde orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado. Publicou vários artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos, organizou livros e escreveu capítulos de livros com as temáticas de Computação Aplicada à Saúde e Interação Humano-Computador. Recebeu nove prêmios em eventos científicos. Participa de comitês de programa de conferências nacionais e internacionais, faz parte do conselho editorial de três periódicos, além de atuar como consultora ad hoc de agências de fomento nacionais e internacionais e vários periódicos especializados. Membro do GT Impactar do Inova RS - região Produção e Norte e do Ecossistema de Inovação do Sebrae/RS. Membro do Comitê Interno PBIC da UPF. Atua nas temáticas: Experiência do Usuário, Interação Humano-Computador, Computação Aplicada à Saúde e Gerontecnologia. É bolsista produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora do CNPq - Nível 2. Rrepresentante institucional do Programa MAI/DAI CNPq. Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo, desde 2022.

Mônica Luíza Kieling, Instituto de Terapia Cognitiva (ITP) - Brasil

Bacharel em Psicologia e Licenciatura Plena em Psicologia pela UPF Universidade de Passo Fundo. Mestre em Envelhecimento Humano UPF (ênfase em estimulação cognitiva em idosos e uso das tecnologias), com bolsa CAPES/FAPERGS. Psicóloga, atendimento á adultos e idosos no consultório,á domicílio e online. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Terapia Cognitivo Comportamental, trabalhando com a terapia de exposição à realidade virtual (VRET), utilizando a tecnologia ao favor do paciente tanto no tratamento de fobias quanto no processo de mudança em relação a outros aspectos psicológicos, como ansiedade, depressão e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), bem como na estimulação cognitiva para idosos. Atuando principalmente nos seguintes temas: cognitivo comportamental, estimulação cognitiva para adultos e idosos, comportamento saudável, Realidade Virtual, bem como cultura e folclore polonês.

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Archivos adicionales

Published

2024-11-22

Cómo citar

OLIVEIRA JR., E. R. de; DE BORTOLI, L. Ângela; PASQUALOTTI, A.; GIL, H. T.; DE MARCHI, A. C. B.; KIELING, M. L. Proposición y evaluación de la aplicación de una secuencia didáctica basada en el pensamiento computacional para personas mayores. Revista Brasileña de Informática en la Educación, [S. l.], v. 32, p. 718–738, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.4383. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4383. Acesso em: 6 dic. 2025.

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