Análise das Respostas de LLMs em Relação ao Conteúdo Introdutório de Programação: um Comparativo entre o ChatGPT e o Gemini
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2025.4477Keywords:
Ensino de programação, Programação para iniciantes, ChatGPT, Gemini, LLMAbstract
Recentemente, o uso dos grandes modelos de linguagem (LLMs – Large Language Models) para processamento de linguagem natural teve destaque dentre as tecnologias atuais. Essa tecnologia trouxe uma gama de possibilidades de uso em diversas áreas, incluindo o ensino de programação, uma vez que esses modelos podem criar códigos de programas. Dentre esses modelos, dois são conhecidos: o ChatGPT da OpenAI e o Gemini da Google, e ambos demonstram habilidades de criar, corrigir e explicar códigos de programação em diversas linguagens. Em um trabalho anterior, foram feitos testes e analisadas as respostas do ChatGPT em relação ao conteúdo introdutório de programação, do ponto de vista de estudantes iniciantes no assunto. Este trabalho estende o trabalho anterior e adiciona testes com o Gemini, também em relação ao mesmo conteúdo. O objetivo é verificar se esses modelos são adequados para estudantes iniciantes em programação e se é possível utilizá-los para o aprendizado desse conteúdo. Assim como no trabalho anterior, foram feitos testes qualitativos, nos quais eram feitas algumas interações com o modelo caso a resposta inicial não fosse satisfatória, e testes quantitativos, nos quais não foram feitas essas interações. Todos os testes foram feitos tanto no ChatGPT quanto no Gemini e suas respostas foram analisadas. Ambos apresentaram a existência de potencial para responder e explicar corretamente códigos gerados, mas há ressalvas. O desempenho geral dos LLMs testados, em relação às respostas corretas, foi de ~78,2% para o ChatGPT e ~69,6% para o Gemini. Mesmo com esse potencial para auxiliar no processo de aprendizagem de programação, as respostas geradas pelos LLMs não devem ser consideradas totalmente corretas, demandando conhecimento prévio de quem os usa para analisá-las e fazer uso delas.
Downloads
Referências
Aljanabi, M., Ghazi, M., Ali, A. H., Abed, S. A., & ChatGpt. (2023). ChatGpt: Open Possibilities. Iraqi Journal For Computer Science and Mathematics, 4(1), 62–64. https://doi.org/10.52866/20ijcsm.2023.01.01.0018 [GS Search]
Cámara, J., Troya, J., Burgueño, L., & Vallecillo, A. (2023). On the assessment of generative AI in modeling tasks: an experience report with ChatGPT and UML. Software and Systems Modeling, 22(3), 781–793. https://doi.org/10.1007/s10270-023-01105-5 [GS Search]
Dengel, A., Gehrlein, R., Fernes, D., Görlich, S., Maurer, J., Pham, H. H., Großmann, G., & Eisermann, N. D. g. (2023). Qualitative Research Methods for Large Language Models: Conducting Semi-Structured Interviews with ChatGPT and BARD on Computer Science Education. Informatics, 10(4). https://doi.org/10.3390/informatics10040078 [GS Search]
du Boulay, J. B. H. (1986). Some Difficulties of Learning to Program. Journal of Educational Computing Research, 2(1), 57–73. [Link] [GS Search]
Dunder, N., Lundborg, S., Wong, J., & Viberg, O. (2024). Katits vs ChatGPT: Assessment and Evaluation of Programming Tasks in the Age of Artificial Intelligence. Proceedings of the 14th Learning Analytics and Knowledge Conference, 821–827. https://doi.org/10.1145/3636555.3636882 [GS Search]
Finnie-Ansley, J., Denny, P., Becker, B. A., Luxton-Reilly, A., & Prather, J. (2022). The Robots Are Coming: Exploring the Implications of OpenAI Codex on Introductory Programming, 10–19. https://doi.org/10.1145/3511861.3511863 [GS Search]
Finnie-Ansley, J., Denny, P., Luxton-Reilly, A., Santos, E. A., Prather, J., & Becker, B. A. (2023). My AI Wants to Know If This Will Be on the Exam: Testing OpenAI’s Codex on CS2 Programming Exercises. Proceedings of the 25th Australasian Computing Education Conference, 97–104. https://doi.org/10.1145/3576123.3576134 [GS Search]
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (4ª ed.). Editora Atlas S.A.
Google. (2021). LaMDA: our breakthrough conversation technology [Acessado em: 25/04/2024]. [Link].
Google. (2023a). Bard now helps you code [Acessado em: 25/04/2024]. [Link].
Google. (2023b). A Message From Our CEO: An important next step on our AI journey [Acessado em: 25/04/2024]. [Link].
Google. (2024a). Bard becomes Gemini: Try Ultra 1.0 and a new mobile app today [Acessado em: 25/04/2024]. [Link].
Google. (2024b). How Gemini for Google Cloud works [Acessado em: 25/04/2024]. [Link].
Kiesler, N., & Schiffner, D. (2023). Large Language Models in Introductory Programming Education: ChatGPT's Performance and Implications for Assessments. ArXiv, abs/2308.08572. [Link] [GS Search]
Li, Y., Choi, D., Chung, J., Kushman, N., Schrittwieser, J., Leblond, R., Eccles, T., Keeling, J., Gimeno, F., Lago, A. D., Hubert, T., Choy, P., de Masson d'Autume, C., Babuschkin, I., Chen, X., Huang, P.-S., Welbl, J., Gowal, S., Cherepanov, A., ... Vinyals, O. (2022). Competition-level code generation with AlphaCode. Science, 378(6624), 1092–1097. https://doi.org/10.1126/science.abq1158 [GS Search]
Lo, C. K. (2023). What Is the Impact of ChatGPT on Education? A Rapid Review of the Literature. Education Sciences, 13(4). https://doi.org/10.3390/educsci13040410 [GS Search]
MacNeil, S., Tran, A., Mogil, D., Bernstein, S., Ross, E., & Huang, Z. (2022). Generating Diverse Code Explanations Using the GPT-3 Large Language Model. Proceedings of the 2022 ACM Conference on International Computing Education Research - Volume 2, 37–39. https://doi.org/10.1145/3501709.3544280 [GS Search]
Matthews, S. J., Newhall, T., & Webb, K. C. (2021). Dive into Systems: A Free, Online Textbook for Introducing Computer Systems. Proceedings of the 52nd ACM Technical Symposium on Computer Science Education, 1110–1116. https://doi.org/10.1145/3408877.3432514 [GS Search]
Mizrahi, V. V. (2008). Treinamento em Linguagem C (Vol. 1). Person Prentice Hall.
OpenAI. (2024a). ChatGPT [Acessado em: 24/04/2024]. [Link].
OpenAI. (2024b). Model index for researchers [Acessado em: 24/04/2024]. [Link].
Ouh, E. L., Gan, B. K. S., Jin Shim, K., & Wlodkowski, S. (2023). ChatGPT, Can You Generate Solutions for my Coding Exercises? An Evaluation on its Effectiveness in an undergraduate Java Programming Course. Proceedings of the 2023 Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education V. 1, 54–60. https://doi.org/10.1145/3587102.3588794 [GS Search]
Pereira Filho, L. C., Souza, T. P. C., & Paula, L. B. (2023). Analise das Respostas do ChatGPT em Relacao ao Conteudo de Programacao para Iniciantes. Anais do XXXIV Simposio Brasileiro de Informatica na Educacao, 1738–1748. https://doi.org/10.5753/sbie.2023.234870 [GS Search]
Piccolo, S. R., Denny, P., Luxton-Reilly, A., Payne, S. H., & Ridge, P. G. (2023). Evaluating a large language model's ability to solve programming exercises from an introductory bioinformatics course. PLOS Computational Biology, 19(9), 1–16. https://doi.org/10.1371/journal.pcbi.1011511 [GS Search]
Rasul, T., Nair, S., Kalendra, D., Robin, M., Santini, F., Ladeira, W., Sun, M., Day, I., Rather, A., & Heathcote, L. (2023). The Role of ChatGPT in Higher Education: Benefits, Challenges, and Future Research Directions. Journal of Applied Learning Teaching, 6, 41–56. https://doi.org/10.37074/jalt.2023.6.1.29 [GS Search]
Replit. (2024). Replit [Acessado em: 25/04/2024]. [Link].
Sarsa, S., Denny, P., Hellas, A., & Leinonen, J. (2022). Automatic Generation of Programming Exercises and Code Explanations Using Large Language Models. Proc. of the 2022 ACM Conf. on International Computing Education Research V.1. https://doi.org/10.1145/3501385.3543957 [GS Search]
Sok, S., & Heng, K. (2023). ChatGPT for Education and Research: A Review of Benefits and Risks. SSRN Electronic Journal. https://doi.org/10.2139/ssrn.4378735 [GS Search]
Tsai, M.-L., Ong, C. W., & Chen, C.-L. (2023). Exploring the use of large language models (LLMs) in chemical engineering education: Building core course problem models with Chat-GPT. Education for Chemical Engineers, 44, 71–95. https://doi.org/10.1016/j.ece.2023.05.001 [GS Search]
Wermelinger, M. (2023). Using GitHub Copilot to Solve Simple Programming Problems. Proceedings of the 54th ACM Technical Symposium on Computer Science Education V. 1, 172–178. https://doi.org/10.1145/3545945.3569830 [GS Search]
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2025 Luiz Carlos Pereira Filho, Talita de Paula Cypriano de Souza, Luciano Bernardes de Paula

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

