Percepções dos Professores sobre o Desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Infantil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2025.4970

Keywords:

Educação em computação, Formação Continuada de Professores, Pensamento Computacional, Educação Infantil

Abstract

O Pensamento Computacional é a aplicação de princípios da Computação para resolver problemas de forma lógica e criativa. Na educação infantil, ele permite que as crianças desenvolvam habilidades como o reconhecimento de padrões, sequenciamento e design de algoritmos. Contudo, a integração do Pensamento Computacional na educação infantil demanda capacitação de professores para dominar práticas e ferramentas de ensino. Este artigo apresenta os resultados de um survey realizado na rede municipal de ensino de uma cidade do estado do Paraná, sobre a percepção de professores a respeito do ensino da computação na educação infantil. Os resultados indicam que os professores de educação infantil percebem o Pensamento Computacional como uma competência essencial para o desenvolvimento dos alunos e para a participação ativa em uma sociedade digitalizada, porém os professores se sentem despreparados e expressam interesse em formações específicas. Além disso, muitos desconhecem a possibilidade de ensinar computação sem o uso de recursos digitais. Alinhado às políticas públicas nacionais que incluem a Computação na Educação Básica, este estudo destaca a necessidade de formação continuada para capacitar professores, promovendo habilidades cognitivas essenciais em crianças da educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alqahtani, M. M., Hall, J. A., Leventhal, M., & Argila, A. N. (2021). Programming in mathematics classrooms: Changes in pre-service teachers’ intentions to integrate robots in teaching. Digital Experiences in Mathematics Education, 8(1), 70–98. https://doi.org/10.1007/s40751-021-00096-6 . [GS Search]

Angeli, C., Voogt, J., Fluck, A., Webb, M., Cox, M., Malyn-Smith, J., & Zagami, J. (2016). A K-6 computational thinking curriculum framework: Implications for teacher knowledge. Journal of Educational Technology & Society, 19(3), 47–57. Disponível em [link] . [GS Search]

Avcı, C., & Deniz, M. N. (2022). Computational thinking: Early childhood teachers’ and prospective teachers’ preconceptions and self-efficacy. Education and Information Technologies, 27(8), 11689–11713. https://doi.org/10.1007/s10639-022-11078-5 [GS Search]

Barr, V., & Stephenson, C. (2011). Bringing computational thinking to K-12: What is involved and what is the role of the computer science education community? ACM Inroads, 2(1), 48–54. https://doi.org/10.1145/1929887.1929905 [GS Search]

Bell, T., Alexander, J., Freeman, I., & Grimley, M. (2009). Computer science unplugged: School students doing real computing without computers. New Zealand Journal of Applied Computing and Information Technology, 13(1), 20–29. [GS Search]

Bell, T., & Lodi, M. (2019). Constructing computational thinking without using computers. Constructivist Foundations: Special Issue Constructionism and Computational Thinking, 14(3), 342–351. [GS Search]

Bell, T. C., & Vahrenhold, J. (2018). CS Unplugged - How is it used, and does it work? In Adventures between lower bounds and higher altitudes. [GS Search]

Brackmann, C., Barone, D., Casali, A., Boucinha, R., & Munoz-Hernandez, S. (2016). Computational thinking: Panorama of the Americas. In Proceedings of the 2016 International Symposium on Computers in Education (SIIE). IEEE. https://doi.org/10.1109/siie.2016.7751839[GS Search]

Brackmann, C., Boucinha, R. M., Román-González, M., Barone, D., Casali, A., & Silva, F. P. da. (2018). Pensamento computacional desplugado: Ensino e avaliação na educação primária espanhola. Journal on Computational Thinking, 2(1). [GS Search]

Brasil. (2022). Resolução que define normas sobre computação na educação básica. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental - Processo Nº 23001.001050/2019-18. Brasília/DF. Disponível em: [link]. [GS Search]

Brasil. Conselho Nacional de Educação (CNE). (2018). Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE/CP nº 4). Acesso em 09/11/2023. [GS Search]

Brasil. Ministério da Educação e Cultura (MEC). (2017). Base nacional comum curricular para a educação infantil e ensino fundamental. Versão final. Disponível em: [link] [GS Search]

Caeli, E. N., & Yadav, A. (2019). Unplugged approaches to computational thinking: A historical perspective. TechTrends, 64(1), 29–36. https://doi.org/10.1007/s11528-019-00410-5 [GS Search]

Chen, P., Yang, D., Metwally, A. H. S., Lavonen, J., & Wang, X. (2023). Fostering computational thinking through unplugged activities: A systematic literature review and meta-analysis. International Journal of STEM Education, 10(1). https://doi.org/10.1186/s40594-023-00434-7 [GS Search]

Code.org. (2024). Sobre nós. Code.org. Disponível em: [link] [GS Search]

Dong, W., Li, Y., Sun, L., & Liu, Y. (2023). Developing pre-service teachers’ computational thinking: A systematic literature review. International Journal of Technology and Design Education, 34(1), 191–227. https://doi.org/10.1007/s10798-023-09811-3 [GS Search]

Enríquez Ramírez, C., Raluy Herrero, M., & Vega Sosa, L. M. (2021). Desenvolvimento do pensamento computacional em meninas e meninos usando atividades de computador desconectadas e conectadas. RIDE. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 12(23). [GS Search]

Falcão, T. P. (2021). Computational thinking for all: What does it mean for teacher education in Brazil? In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (pp. 371-379). Porto Alegre, RS: SBC. https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14505 [GS Search]

Linåker, J., Sulaman, S. M., & Höst, M. (2015). Guidelines for conducting surveys in software engineering. Department of Computer Science, Lund University, Sweden. [GS Search]

Kotsopoulos, D., Floyd, L., Dickson, B. A., Nelson, V., & Makosz, S. (2021). Noticing and naming computational thinking during play. Early Childhood Education Journal, 50(4), 699-708. https://doi.org/10.1007/s10643-021-01188-z [GS Search]

Kretzer, F. M., Gresse von Wangenheim, C., Hauck, J. C. R., & Pacheco, F. S. (2020). Formação Continuada de Professores para o Ensino de Algoritmos e Programação na Educação Básica: Um Estudo de Mapeamento Sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28, 389–419. [GS Search]

Lin, Y., Liao, H., Weng, S., & Dong, W. (2023). Comparing the effects of plugged-in and unplugged activities on computational thinking development in young children. Education and Information Technologies. https://doi.org/10.1007/s10639-023-12181-x [GS Search]

National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine. (2018). Open science by design: Realizing a vision for 21st century research. National Academies Press. [GS Search]

Nicolajsen, S. M., Pischetola, M., Grabarczyk, P., & Brabrand, C. (2021). Three +1 perspectives on computational thinking. In Proceedings of the 21st Koli Calling International Conference on Computing Education Research (pp. 1-9). Association for Computing Machinery (ACM). https://doi.org/10.1145/3488042.3490024 [GS Search]

Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic Books, Inc. [GS Search]

Prensky, M. (2001). Digital Natives, Digital Immigrants Part 1. On the Horizon, 9(5), 1–6.

https://doi.org/10.1108/10748120110424816 [GS Search]

Ribeiro, L., Castro, A., Fröhlich, A. A., Ferraz, C. A. G., Ferreira, C. E., Serey, D., Cordeiro, D. A., Aires, J., Bigolin, N., & Cavalheiro, S. (2019). Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. Sociedade Brasileira de Computação. Disponível em [link]. [GS Search]

Ribeiro, L., Foss, L., Cavalheiro, S. A. D. C., Kniphoff da Cruz, M. E. J., & Soares de França, R. (2023). The Brazilian School Computing Standard. Proceedings of the 54th ACM Technical Symposium on Computer Science Education V. 1. https://doi.org/10.1145/3545945.3569863 [GS Search].

Saldaña, J. (2021). The coding manual for qualitative researchers (3rd ed.). SAGE Publications Ltd. [GS Search]

SBC. (2019). Diretrizes da SBC para ensino de Computação na Educação Básica (Relatório Técnico n 001/2019). Sociedade Brasileira de Computação. Disponível em: [link]. [GS Search]

UNESCO. (2021). UNESCO recommendation on open science. Zenodo. Acessado em maio de 2024. Disponível em: [link]. https://doi.org/10.54677/MNMH8546 [GS Search]

Unnikrishnan, R., Amrita, N., Muir, A., & Rao, B. (2016). Of elephants and nested loops: How to introduce computing to youth in rural India. In Proceedings of the 15th International Conference on Interaction Design and Children (pp. 137-146). [GS Search]

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33-35. [GS Search]

Wing, J. M. (2008). Computational thinking and thinking about computing. Philosophical Transactions of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences, 366(1881), 3717-3725. https://doi.org/10.1098/rsta.2008.0118 [GS Search]

Wing, J. M. (2017). Computational thinking’s influence on research and education for all. Italian Journal of Educational Technology, 1. https://doi.org/10.17471/2499-4324/922 [GS Search]

Yadav, A., Zhou, N., Mayfield, C., Hambrusch, S., & Korb, J. T. (2011). Introducing computational thinking in education courses. In Proceedings of the 42nd ACM technical symposium on Computer science education (SIGCSE '11). ACM. https://doi.org/10.1145/1953163.1953297 [GS Search]

Yadav, A., Mayfield, C., Zhou, N., Hambrusch, S., & Korb, J. T. (2014). Computational thinking in elementary and secondary teacher education. ACM Transactions on Computing Education, 14(1), 1-16. https://doi.org/10.1145/2576872 [GS Search]

Yadav, A., Hong, H., & Stephenson, C. (2016). Computational thinking for all: Pedagogical approaches to embedding 21st-century problem solving in K-12 classrooms. TechTrends, 60(6), 565-568. https://doi.org/10.1007/s11528-016-0087-7 [GS Search]

Yadav, A., Caeli, E. N., Ocak, C., & Macann, V. (2022). Teacher education and computational thinking: Measuring pre-service teacher conceptions and attitudes. In Proceedings of the 27th ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education Vol. 1 (ITiCSE 2022). ACM. https://doi.org/10.1145/3502718.3524783 [GS Search]

Zhang, L., & Nouri, J. (2019). A systematic review of learning computational thinking through Scratch in K-9. Computers & Education, 141, 103607. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2019.103607 [GS Search]

Zhu, M., & Wang, C. (2023). K-12 computer science teaching strategies, challenges, and teachers’ professional development opportunities and needs. Computers in the Schools, 41(1), 1-22. https://doi.org/10.1080/07380569.2023.2178868 [GS Search]

Arquivos adicionais

Published

2025-04-25

Como Citar

SANTANA, C. H. de; HERCULANI, J. B.; COLANZI, T. E.; SAITO, H. T. I.; AMARAL, A. M. M. M. Percepções dos Professores sobre o Desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Infantil. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 33, p. 176–196, 2025. DOI: 10.5753/rbie.2025.4970. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4970. Acesso em: 5 dez. 2025.

Issue

Section

Artigos