Percepções dos Professores sobre o Desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2025.4970Keywords:
Educação em computação, Formação Continuada de Professores, Pensamento Computacional, Educação InfantilAbstract
O Pensamento Computacional é a aplicação de princípios da Computação para resolver problemas de forma lógica e criativa. Na educação infantil, ele permite que as crianças desenvolvam habilidades como o reconhecimento de padrões, sequenciamento e design de algoritmos. Contudo, a integração do Pensamento Computacional na educação infantil demanda capacitação de professores para dominar práticas e ferramentas de ensino. Este artigo apresenta os resultados de um survey realizado na rede municipal de ensino de uma cidade do estado do Paraná, sobre a percepção de professores a respeito do ensino da computação na educação infantil. Os resultados indicam que os professores de educação infantil percebem o Pensamento Computacional como uma competência essencial para o desenvolvimento dos alunos e para a participação ativa em uma sociedade digitalizada, porém os professores se sentem despreparados e expressam interesse em formações específicas. Além disso, muitos desconhecem a possibilidade de ensinar computação sem o uso de recursos digitais. Alinhado às políticas públicas nacionais que incluem a Computação na Educação Básica, este estudo destaca a necessidade de formação continuada para capacitar professores, promovendo habilidades cognitivas essenciais em crianças da educação infantil.
Downloads
Referências
Alqahtani, M. M., Hall, J. A., Leventhal, M., & Argila, A. N. (2021). Programming in mathematics classrooms: Changes in pre-service teachers’ intentions to integrate robots in teaching. Digital Experiences in Mathematics Education, 8(1), 70–98. https://doi.org/10.1007/s40751-021-00096-6 . [GS Search]
Angeli, C., Voogt, J., Fluck, A., Webb, M., Cox, M., Malyn-Smith, J., & Zagami, J. (2016). A K-6 computational thinking curriculum framework: Implications for teacher knowledge. Journal of Educational Technology & Society, 19(3), 47–57. Disponível em [link] . [GS Search]
Avcı, C., & Deniz, M. N. (2022). Computational thinking: Early childhood teachers’ and prospective teachers’ preconceptions and self-efficacy. Education and Information Technologies, 27(8), 11689–11713. https://doi.org/10.1007/s10639-022-11078-5 [GS Search]
Barr, V., & Stephenson, C. (2011). Bringing computational thinking to K-12: What is involved and what is the role of the computer science education community? ACM Inroads, 2(1), 48–54. https://doi.org/10.1145/1929887.1929905 [GS Search]
Bell, T., Alexander, J., Freeman, I., & Grimley, M. (2009). Computer science unplugged: School students doing real computing without computers. New Zealand Journal of Applied Computing and Information Technology, 13(1), 20–29. [GS Search]
Bell, T., & Lodi, M. (2019). Constructing computational thinking without using computers. Constructivist Foundations: Special Issue Constructionism and Computational Thinking, 14(3), 342–351. [GS Search]
Bell, T. C., & Vahrenhold, J. (2018). CS Unplugged - How is it used, and does it work? In Adventures between lower bounds and higher altitudes. [GS Search]
Brackmann, C., Barone, D., Casali, A., Boucinha, R., & Munoz-Hernandez, S. (2016). Computational thinking: Panorama of the Americas. In Proceedings of the 2016 International Symposium on Computers in Education (SIIE). IEEE. https://doi.org/10.1109/siie.2016.7751839[GS Search]
Brackmann, C., Boucinha, R. M., Román-González, M., Barone, D., Casali, A., & Silva, F. P. da. (2018). Pensamento computacional desplugado: Ensino e avaliação na educação primária espanhola. Journal on Computational Thinking, 2(1). [GS Search]
Brasil. (2022). Resolução que define normas sobre computação na educação básica. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental - Processo Nº 23001.001050/2019-18. Brasília/DF. Disponível em: [link]. [GS Search]
Brasil. Conselho Nacional de Educação (CNE). (2018). Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE/CP nº 4). Acesso em 09/11/2023. [GS Search]
Brasil. Ministério da Educação e Cultura (MEC). (2017). Base nacional comum curricular para a educação infantil e ensino fundamental. Versão final. Disponível em: [link] [GS Search]
Caeli, E. N., & Yadav, A. (2019). Unplugged approaches to computational thinking: A historical perspective. TechTrends, 64(1), 29–36. https://doi.org/10.1007/s11528-019-00410-5 [GS Search]
Chen, P., Yang, D., Metwally, A. H. S., Lavonen, J., & Wang, X. (2023). Fostering computational thinking through unplugged activities: A systematic literature review and meta-analysis. International Journal of STEM Education, 10(1). https://doi.org/10.1186/s40594-023-00434-7 [GS Search]
Code.org. (2024). Sobre nós. Code.org. Disponível em: [link] [GS Search]
Dong, W., Li, Y., Sun, L., & Liu, Y. (2023). Developing pre-service teachers’ computational thinking: A systematic literature review. International Journal of Technology and Design Education, 34(1), 191–227. https://doi.org/10.1007/s10798-023-09811-3 [GS Search]
Enríquez Ramírez, C., Raluy Herrero, M., & Vega Sosa, L. M. (2021). Desenvolvimento do pensamento computacional em meninas e meninos usando atividades de computador desconectadas e conectadas. RIDE. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 12(23). [GS Search]
Falcão, T. P. (2021). Computational thinking for all: What does it mean for teacher education in Brazil? In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (pp. 371-379). Porto Alegre, RS: SBC. https://doi.org/10.5753/educomp.2021.14505 [GS Search]
Linåker, J., Sulaman, S. M., & Höst, M. (2015). Guidelines for conducting surveys in software engineering. Department of Computer Science, Lund University, Sweden. [GS Search]
Kotsopoulos, D., Floyd, L., Dickson, B. A., Nelson, V., & Makosz, S. (2021). Noticing and naming computational thinking during play. Early Childhood Education Journal, 50(4), 699-708. https://doi.org/10.1007/s10643-021-01188-z [GS Search]
Kretzer, F. M., Gresse von Wangenheim, C., Hauck, J. C. R., & Pacheco, F. S. (2020). Formação Continuada de Professores para o Ensino de Algoritmos e Programação na Educação Básica: Um Estudo de Mapeamento Sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28, 389–419. [GS Search]
Lin, Y., Liao, H., Weng, S., & Dong, W. (2023). Comparing the effects of plugged-in and unplugged activities on computational thinking development in young children. Education and Information Technologies. https://doi.org/10.1007/s10639-023-12181-x [GS Search]
National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine. (2018). Open science by design: Realizing a vision for 21st century research. National Academies Press. [GS Search]
Nicolajsen, S. M., Pischetola, M., Grabarczyk, P., & Brabrand, C. (2021). Three +1 perspectives on computational thinking. In Proceedings of the 21st Koli Calling International Conference on Computing Education Research (pp. 1-9). Association for Computing Machinery (ACM). https://doi.org/10.1145/3488042.3490024 [GS Search]
Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic Books, Inc. [GS Search]
Prensky, M. (2001). Digital Natives, Digital Immigrants Part 1. On the Horizon, 9(5), 1–6.
https://doi.org/10.1108/10748120110424816 [GS Search]
Ribeiro, L., Castro, A., Fröhlich, A. A., Ferraz, C. A. G., Ferreira, C. E., Serey, D., Cordeiro, D. A., Aires, J., Bigolin, N., & Cavalheiro, S. (2019). Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. Sociedade Brasileira de Computação. Disponível em [link]. [GS Search]
Ribeiro, L., Foss, L., Cavalheiro, S. A. D. C., Kniphoff da Cruz, M. E. J., & Soares de França, R. (2023). The Brazilian School Computing Standard. Proceedings of the 54th ACM Technical Symposium on Computer Science Education V. 1. https://doi.org/10.1145/3545945.3569863 [GS Search].
Saldaña, J. (2021). The coding manual for qualitative researchers (3rd ed.). SAGE Publications Ltd. [GS Search]
SBC. (2019). Diretrizes da SBC para ensino de Computação na Educação Básica (Relatório Técnico n 001/2019). Sociedade Brasileira de Computação. Disponível em: [link]. [GS Search]
UNESCO. (2021). UNESCO recommendation on open science. Zenodo. Acessado em maio de 2024. Disponível em: [link]. https://doi.org/10.54677/MNMH8546 [GS Search]
Unnikrishnan, R., Amrita, N., Muir, A., & Rao, B. (2016). Of elephants and nested loops: How to introduce computing to youth in rural India. In Proceedings of the 15th International Conference on Interaction Design and Children (pp. 137-146). [GS Search]
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33-35. [GS Search]
Wing, J. M. (2008). Computational thinking and thinking about computing. Philosophical Transactions of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences, 366(1881), 3717-3725. https://doi.org/10.1098/rsta.2008.0118 [GS Search]
Wing, J. M. (2017). Computational thinking’s influence on research and education for all. Italian Journal of Educational Technology, 1. https://doi.org/10.17471/2499-4324/922 [GS Search]
Yadav, A., Zhou, N., Mayfield, C., Hambrusch, S., & Korb, J. T. (2011). Introducing computational thinking in education courses. In Proceedings of the 42nd ACM technical symposium on Computer science education (SIGCSE '11). ACM. https://doi.org/10.1145/1953163.1953297 [GS Search]
Yadav, A., Mayfield, C., Zhou, N., Hambrusch, S., & Korb, J. T. (2014). Computational thinking in elementary and secondary teacher education. ACM Transactions on Computing Education, 14(1), 1-16. https://doi.org/10.1145/2576872 [GS Search]
Yadav, A., Hong, H., & Stephenson, C. (2016). Computational thinking for all: Pedagogical approaches to embedding 21st-century problem solving in K-12 classrooms. TechTrends, 60(6), 565-568. https://doi.org/10.1007/s11528-016-0087-7 [GS Search]
Yadav, A., Caeli, E. N., Ocak, C., & Macann, V. (2022). Teacher education and computational thinking: Measuring pre-service teacher conceptions and attitudes. In Proceedings of the 27th ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education Vol. 1 (ITiCSE 2022). ACM. https://doi.org/10.1145/3502718.3524783 [GS Search]
Zhang, L., & Nouri, J. (2019). A systematic review of learning computational thinking through Scratch in K-9. Computers & Education, 141, 103607. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2019.103607 [GS Search]
Zhu, M., & Wang, C. (2023). K-12 computer science teaching strategies, challenges, and teachers’ professional development opportunities and needs. Computers in the Schools, 41(1), 1-22. https://doi.org/10.1080/07380569.2023.2178868 [GS Search]
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2025 Claudia Heidemann de Santana, Júlio Budiski Herculani, Thelma Elita Colanzi, Heloísa Toshie Irie Saito, Aline Maria Malachini Miotto Amaral

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

