Autoformação e Literacia Estatística: projeto de Modelagem Matemática em Regressões Linear e Polinomial com Python
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2025.5093Keywords:
Autoformação, Literacia Estatística, Educação Estatística, Linguagem Python, Regressão Linear, Regressão PolinomialAbstract
A sociedade informacional e sua produção de dados em larga escala pressupõe nos sujeitos pertencentes ferramentas e habilidades capazes de entender esses preceitos. O presente trabalho apresenta uma proposta de projeto de Modelagem Matemática, integrando as Tecnologias Móveis Digitais de Informação e Comunicação (TMDIC), mais precisamente no uso da linguagem de programação Python para construção de modelos de Regressão Linear e Polinomial. É apresentado, primeiramente, a teoria da Autoformação e os conceitos contidos nela, como Ecoformação e Heteroformação. Logo em seguida, é mostrado conceitos acerca da Educação Estatística, mais precisamente a Literacia Estatística e conceituando a Modelagem Matemática integrada as TMDIC com exemplos de projetos aplicados com essa abordagem. Por fim, a proposta de projeto, divida em três partes, onde serão discutidos o problema inicial, conceitos matemáticos essenciais e implementação de códigos para o modelo e a culminância do projeto. Essa proposta potencializa a percepção dos níveis de pluralidade da realidade, além da possibilidade de desenvolver posturas de questionamento desses níveis de pluralidade e intentando a sua modificação.
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