Um estudo das competências digitais dos docentes do ensino superior do Instituto Federal de São Paulo

Authors

  • Lilian Saldanha Marroni Faculdade de Tecnologia (FT) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Instituto Federal de São Paulo (IFSP) https://orcid.org/0000-0003-1780-661X
  • Marco Antonio Garcia de Carvalho Faculdade de Tecnologia (FT) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) https://orcid.org/0000-0002-1941-6036

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2943

Keywords:

TIC, Competência Digital, Ensino Superior, Formação de Professores

Abstract

A incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) trouxe possibilidades e desafios para o campo educacional, exigindo dos docentes novas competências capazes de criar e utilizar estratégias digitais para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo é analisar as competências digitais dos professores do ensino superior do Instituto Federal de São Paulo e sua relação com as variáveis gênero, idade e tempo de docência. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem quantitativa, com aplicação do questionário de autoavaliação DigCompEdu Check-In. Dos 195 professores participantes, 90 (46%) eram do gênero feminino e 105 (54%) do gênero masculino. Os resultados demonstram que os docentes possuem um nível intermediário de proficiência digital e que não existem diferenças significativas relacionadas à variável idade quando correlacionadas ao seu desempenho. Os professores se sobressaíram em diversas competências, com destaque para Desenvolvimento Profissional Digital Contínuo,   Orientação no Ensino e Aprendizagem, além de Criação e Modificação de Recursos Digitais. Porém, os resultados também ​revelaram deficiências em diversas outras competências, cujas maiores fragilidades ocorreram nas dimensões das Competências Pedagógicas e Competências dos Estudantes, indicando a necessidade de ações formativas para o desenvolvimento de tais competências docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barbetta, P. A. (2008). Estatística aplicada às ciências sociais. [S.l.]: Ed. UFSC. [GS Search]

Basantes-Andrade, A., Cabezas-González, M., & Casillas-Martín, S. (2020). Digital competences relationship between gender and generation of university professors. International Journal on Advanced Science, Engineering and Information Technology, 10(1), 205-211. GS Search]

Benali, M., Kaddouri, M., & Azzimani, T. (2018). Digital competence of Moroccan teachers of English. International Journal of Education and Development using ICT, 14(2). [GS Search]

Cabero-Almenara, J., Gutiérrez-Castillo, J. J., Palacios-Rodríguez, A., & Barroso-Osuna, J. (2020a). Development of the teacher digital competence validation of DigCompEdu check-in questionnaire in the university context of Andalusia (Spain). Sustainability, 12(15), 6094. doi: 10.3390/su12156094 [GS Search]

Cabero-Almenara, J., Barroso-Osuna, J., Rodríguez, A. P., & Llorente-Cejudo, C. (2020b). Marcos de Competencias Digitales para docentes universitarios: su evaluación a través del coeficiente competencia experta. Revista electrónica interuniversitaria de formación del profesorado, 23(3). doi: 10.6018/reifop.414501 [GS Search]

Cabero-Almenara, J., Guillén-Gámez, F. D., Ruiz-Palmero, J., & Palacios-Rodríguez, A. (2021a). Digital competence of higher education professor according to DigCompEdu. Statistical research methods with ANOVA between fields of knowledge in different age ranges. Education and Information Technologies, 26(4), 4691-4708. doi: 10.6018/reifop.414501 [GS Search]

Cabero-Almenara, J., Barroso-Osuna, J., Gutiérrez-Castillo, J. J., & Palacios-Rodríguez, A. (2021b). The teaching digital competence of Health Sciences teachers. A study at Andalusian Universities (Spain). International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(5), 2552. doi: 10.3390/ijerph18052552 [GS Search]

Caena, F., & Redecker, C. (2019). Aligning teacher competence frameworks to 21st century challenges: The case for the European Digital Competence Framework for Educators (Digcompedu). European Journal of Education, 54(3), 356-369. [GS Search]

Conselho da União Europeia (2006). Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho sobre as Competências-chave para a Aprendizagem ao Longo da Vida- Quadro de Referência. 16 dez. 2006. Diário Oficial da União Europeia, 30, 10-18. Recuperado em 01 de outubro, 2022, de [Link]

Dias-Trindade, S., Moreira, J. A., & Ferreira, A. G. (2020). Assessment of university teachers on their digital competences. Qwerty-Open and Interdisciplinary Journal of Technology, Culture and Education, 15(1), 50-69. doi: 10.30557/QW000025 [GS Search]

Dias-Trindade, S., & Santo, E. E. (2021). Competências digitais de docentes universitários em tempos de pandemia: análise da autoavaliação Digcompedu. Revista Práxis Educacional, 17(45), 5. [GS Search]

García, C. M. (2009). Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista de ciências da educação, 8, 7-22. [GS Search]

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA. [GS Search]

Guillén-Gámez, F. D., Mayorga-Fernández, M. J., & Contreras-Rosado, J. A. (2021). Incidence of gender in the digital competence of higher education teachers in research work: Analysis with descriptive and comparative methods. Education Sciences, 11(3), 98. doi: 10.3390/educsci11030098 [GS Search]

ISTE Standards for teachers (2017). Retrieved from: [Link]

Laskaris, D., Kalogiannakis, M., & Heretakis, E. (2017). 'Interactive evaluation' of an e-learning course within the context of blended education. International Journal of Technology Enhanced Learning, 9(4), 339-353. doi: 10.1504/IJTEL.2017.087793 [GS Search]

Littlejohn, A., Beetham, H., & McGill, L. (2012). Learning at the digital frontier: a review of digital literacies in theory and practice. Journal of computer assisted learning, 28(6), 547-556. doi: 10.1111/j.1365-2729.2011.00474.x [GS Search]

Lucas, M.; Moreira, A. (2018) DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. UA Editora — Universidade de Aveiro. Recuperado em 02 de outubro, 2022, de http://hdl.handle.net/10773/24983

Patrício, M. R., & Osório, A. (2016). Competência Digital: conhecer para estimular o ensino e a aprendizagem. In IV Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC: Livro de Atas (pp. 175-189). Instituto Politécnico de Bragança. [GS Search]

Nwankwor, N. A. (2021). Application of ICT-Based Facilities for Teaching and Learning among Technology Education Lecturers in Nigerian Tertiary Institutions in North-East, Nigeria. New Visions in Science and Technology Vol. 6, 84-97. doi: 10.9734/bpi/nvst/v6/4853F [GS Search]

Redecker, C. (2017). European framework for the digital competence of educators: DigCompEdu (No. JRC107466). Joint Research Centre (Seville site). [GS Search]

Redecker, C. (2019). DigCompEdu Check-In. Recuperado em 02 de outubro, 2022, de [Link]

Santo, E. E., Dias-Trindade, S., & Reis, R. S. (2022). Autoavaliação das competências digitais dos professores universitários em Santo Amaro, Bahia. Research, Society and Development doi: 10.33448/rsd-v11i9.30725. [GS Search]

Santos, C. C., Pedro, N. S. G., & Mattar, J. (2021). Avaliação do nível da proficiência nas competências digitais dos docentes do ensino superior em Portugal. Educação (UFSM), 46(1), 61-63. doi: 10.5902/1984644461414 [GS Search]

UNESCO ICT Competency Framework for Teachers (2018). Recuperado em 01 de outubro, 2022, de [Link]

Arquivos adicionais

Published

2023-10-12

Como Citar

MARRONI, L. S.; CARVALHO, M. A. G. de. Um estudo das competências digitais dos docentes do ensino superior do Instituto Federal de São Paulo. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 31, p. 869–886, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2023.2943. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2943. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Edição Especial :: Ensino Remoto no Pós-Pandemia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)