Eles Percebem o que Queremos? Um Estudo Sobre a Percepção dos Estudantes em um Sistema Educacional Gamificado
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2023.3118Keywords:
Gamificação, Gamificação implementada, Gamificação percebida, Sistemas educacionais gamificados, Estudo quantitativoAbstract
Estudos recentes apontam a gamificação como um recurso capaz de aumentar a motivação e o engajamento dos estudantes em ambientes educacionais. No entanto, um importante desafio atual é entender como a gamificação implementada é percebida pelos usuários finais. Para enfrentar esse desafio, nessa pesquisa, conduzimos um estudo observacional (transversal, descritivo e temporalmente prospectivo) analisando a percepção de 61 estudantes de pós-graduação sobre a gamificação implementada em um sistema educacional gamificado (utilizado por 23 meses) bem como, quais os efeitos psicológicos e comportamentais da gamificação nos estudantes. Os principais resultados indicam que i) os estudantes tiveram percepções diferentes dos elementos de gamificação implementados no sistema e ii) apresentam diferentes efeitos psicológicos e comportamentais positivos decorrentes da gamificação. Os resultados do estudo contribuem especialmente para as áreas de tecnologias educacionais e gamificação em educação, fornecendo insights relacionados ao design de sistemas educacionais gamificados.
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