Nós Vemos Você: Compreendendo Professores de Matemática de Escolas Públicas Brasileiras para Projetar Tecnologia Educacional Equitativa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3649

Keywords:

Grupo Focal, Persona, Mapa de Empatia, Professor de Matemática, Escola Pública

Abstract

Alunos de escolas públicas brasileiras precisam de ajuda com matemática. Nesse sentido, a literatura científica tem explorado formas, por meio da tecnologia, de auxiliar professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, a investigação geralmente visa propor soluções sem primeiro investigar as necessidades daqueles que estão na linha da frente: os professores. Assim, este artigo tem como objetivo investigar aspectos relevantes do cotidiano da sala de aula sob o ponto de vista dos professores de matemática das escolas públicas brasileiras. Usamos as duas primeiras fases do Design Thinking: empatia e definição. Na primeira fase, realizamos um grupo focal com quatro professores de quatro escolas públicas de ensino fundamental, que analisamos qualitativamente por meio do Grounded Theory (GT). Com base nos resultados do GT, na segunda fase do Design Thinking, propusemos uma persona e o mapa de empatia. Nossos resultados fornecem implicações práticas para designers e desenvolvedores de soluções tecnológicas educacionais a partir da aplicação prática da pesquisa sobre experiência do usuário. Além disso, esperamos que nosso estudo seja um ponto de partida para novos pesquisadores da área explorarem as necessidades dos professores das escolas públicas brasileiras.

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Published

2024-07-05

Como Citar

GUERINO, G.; RODRIGUES, L.; OLIVEIRA, L.; MARINHO, M.; SILVA, T.; AMORIM, L.; DERMEVAL, D.; PENHA, R. da; BITTENCOURT, I.; ISOTANI, S. Nós Vemos Você: Compreendendo Professores de Matemática de Escolas Públicas Brasileiras para Projetar Tecnologia Educacional Equitativa. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 336–358, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3649. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3649. Acesso em: 22 dez. 2024.

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