Preocupações dos professores brasileiros com o uso da gamificação na educação: barreiras percebidas para sua adoção

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3228

Keywords:

Gamificação, Questionário, Desafios Éticos, Viés Percebido, Estudo Qualitativo

Abstract

A gamificação aplicada a ambientes de aprendizagem é amplamente aceita como tendo um impacto positivo nos aspectos psicológicos e cognitivos dos alunos, como motivação e desempenho de aprendizagem. De acordo com a literatura sobre o assunto, a gamificação tende a promover mais efeitos positivos nos alunos do que negativos. Enquanto isso, a literatura carece de uma compreensão mais profunda de como os profissionais da educação percebem a gamificação em ambientes de aprendizagem e suas preocupações sobre preconceitos implícitos e questões éticas. Pesquisas anteriores não examinaram a relação entre gamificação na educação, suas preocupações éticas e preconceitos. Como resultado, expandimos um estudo anterior para identificar e aprofundar possíveis vieses e preocupações éticas relacionadas à gamificação na perspectiva de professores brasileiros. Uma pesquisa foi elaborada e respondida por 61 professores brasileiros. De acordo com nossas descobertas, os professores não estão inclinados a usar a gamificação por vários motivos, como fatores sociais (por exemplo, aceitação por professores e alunos) e problemas de planejamento e avaliação (por exemplo, falta de conhecimento). Nosso estudo também descobriu que suas preocupações éticas dizem respeito a efeitos psicológicos, questões sociais, questões de privacidade, humanização e efeitos comportamentais. Como parte da contribuição deste artigo, listamos possíveis vieses e preocupações éticas que designers e pesquisadores devem ter em mente ao projetar e implementar gamificação e personalização baseada em gamificação em ambientes de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Armando Maciel Toda, Durham University

 

 

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Published

2024-10-08

Como Citar

TODA, A. M.; PALOMINO, P. T.; RODRIGUES, L.; KLOCK, A. C. T.; PEREIRA, F. D.; BORGES, S. de S.; GASPARINI, I.; OLIVEIRA, E. H. T. de; ISOTANI, S.; CRISTEA, A. I. Preocupações dos professores brasileiros com o uso da gamificação na educação: barreiras percebidas para sua adoção. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 510–532, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3228. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3228. Acesso em: 26 dez. 2024.

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