AutiBots: Jogo Digital Educativo para Desenvolvimento Cognitivo e Motor de Crianças com Autismo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2025.3300

Keywords:

Autismo, Jogo Digital Educativo, Aspectos Cognitivos, Coordenação Motora

Abstract

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado como um transtorno do neurodesenvolvimento, podendo comprometer habilidades de comunicação, habilidades cognitivas, interações sociais, além da presença de padrões restritos e repetitivos. Quando o diagnóstico é realizado precocemente, aumentam as chances do indivíduo receber intervenções terapêuticas e educacionais adequadas. Essas intervenções são fundamentais para que a criança possa estimular e adquirir novas habilidades, incluindo o desenvolvimento cognitivo e motor. Nesse contexto, e entendendo que os jogos digitais podem oferecer uma plataforma interativa e lúdica como apoio a essas intervenções, este trabalho descreve o desenvolvimento do AutiBots, um jogo tridimensional para dispositivos móveis Android, destinado principalmente as crianças do espectro autista, no qual o jogador auxilia os robôs a percorrerem caminhos com diferentes desafios e obstáculos, estimulando a coordenação motora fina, direção e lateralidade, percepção visual, linguagem verbal e não verbal, raciocínio lógico e funções executivas (memória de trabalho ou operacional, solução de problemas e atenção). O jogo foi desenvolvido seguindo a ciência Applied Behavior Analysis (ABA) e as diretrizes de desenvolvimento de jogos sérios destinados aos aprendizes com TEA, e validado por meio da adaptação do modelo de avaliação de jogos educacionais MEEGA+, possibilitando sua aplicação junto a profissionais, educadores e familiares. Durante o processo de validação, foram obtidas 17 avaliações de profissionais da área de tecnologia e, em uma segunda etapa, de 12 professores, especialistas e pais de crianças com autismo. Os resultados apontam o Autibots como uma ferramenta em potencial para estimular diversas habilidades cognitivas, visto que a percepção dos respondentes sobre a usabilidade e as dimensões de aprendizagem, confiança, satisfação, diversão e relevância foram bem avaliadas pelos dois grupos. Por fim, ao aplicar a escala do MEEGA+ nas respostas dos questionários, foram alcançadas as pontuações de 57.22 para o primeiro grupo e de 69.4 para o segundo, classificando-o como um jogo de boa e excelente qualidade, respectivamente.

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Arquivos adicionais

Published

2025-01-09

Como Citar

SAMPAIO, L. P.; PEREIRA, C. P. AutiBots: Jogo Digital Educativo para Desenvolvimento Cognitivo e Motor de Crianças com Autismo. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 33, p. 1–34, 2025. DOI: 10.5753/rbie.2025.3300. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3300. Acesso em: 24 jan. 2025.

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