Percepção do Ensino-Aprendizagem da Monitoria de Algoritmos e Programação em Cursos de Engenharia na Perspectiva de Estudantes, Monitores e Professores
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2021.2126Keywords:
Monitoria, ensino-aprendizagem, aprendizagem em pares, aprendizagem colaborativa, monitoria em engenharia, experiência com docênciaAbstract
A monitoria é caracterizada como uma modalidade de ensino e aprendizagem que auxilia na formação integrada dos estudantes. É considerada como uma oportunidade dos monitores desenvolverem habilidades relacionadas à docência, além de aprofundar conhecimentos na área específica. Contudo, a sua ação efetiva depende de muitos fatores que vão desde o interesse particular dos estudantes “monitorados” até à colaboração do professor da disciplina com o monitor. Assim, refletir e compreender como os estudantes “monitorados”, estudantes monitores e professores enxergam a monitoria constitui-se uma atividade fundamental, especialmente para impulsionar melhorias. Deste modo, este estudo relata a experiência vivenciada por esses três diferentes atores, participantes de um projeto de monitoria que auxilia disciplinas que envolvem tópicos relacionados à lógica e ao raciocínio matemático, notadamente à programação de computadores. Os resultados revelam que, embora os estudantes “monitorados” tenham consciência da importância da monitoria, muitos não sentem a necessidade de procurar o monitor, muitas vezes recorrendo à internet e aos colegas para sanarem suas dúvidas. Além disso, os estudantes consideraram as disciplinas apoiadas pela monitoria como essenciais para alcançar seus objetivos profissionais, e acham a profissão de Computação divertida. Considerando os monitores, os nossos resultados revelaram que “Contribuir significativamente com o processo de aprendizagem de outros estudantes” e o “Interesse em ingressar na vida acadêmica/docente” são os principais motivos que levam os estudantes a entrarem no projeto de monitoria. Também indicaram que a monitoria permitiu melhorar suas estratégias de ensino, o conhecimento sobre linguagens de programação e a oralidade. Com relação aos professores, os nossos resultados mostram que os professores enxergam o projeto de monitoria como um recurso importante no processo de aprendizado do estudante. Contudo, verificou-se que, embora os professores estejam abertos ao projeto de monitoria, ainda falta uma maior interatividade entre esses e o estudante monitor.
Downloads
Referências
Abegg, I., Bastos, F. P., & Müller, F. M. (2010). Ensino-aprendizagem colaborativo mediado pelo wiki do moodle. Educar em Revista, 205–218. doi: 10.1590/S0104-40602010000300014 [GS Search]
Amato, D. T., & Reis, A. C. (2016). A percepção dos monitores sobre o programa de monitoria do Ensino Superior do CEFET/RJ. Scientia Plena, 12(7). doi: 10.14808/sci.plena.2016.071302 [GS Search]
Assis, F., Borsatto, A. Z., Silva, P. D. D., Peres, P. L., Rocha, P. R., & Lopes, G. T. (2006). Programa de monitoria acadêmica: percepções de monitores e orientadores. Rev. enferm. UERJ, 14(3), 391–397. [GS Search]
Ausubel, D. P. (1968). Educational psychology: a cognitive view. Holt, Rinehart and Winston: New York. [GS Search]
Ausubel, D. P. (2003). Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 1. [GS Search]
Bazzo, W. A., & Pereira, L. T. V. (2010). Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. Ed. da UFSC. [GS Search]
Belloni, M. L., & Gomes, N. G. (2008). Infância, mídias e aprendizagem: autodidaxia e colaboração. Educação & Sociedade, 29(104), 717–746. [GS Search]
Brasil (1968). Lei nº 5.540, de 28 de novembro 1968. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Disponível em: [Link]. [Acesso em 12/06/2021]
Brasil (1981). Decreto nº 85.862, de 31 de março de 1981. Diário Oficial da União. Disponível em: [Link]. [Acesso em 12/06/2021]
Brasil (1988). Constituição da república federativa do brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal. Disponível em: [Link]. [Acesso em 12/06/2021]
Brasil (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro 1996. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Disponível em: [Link]. [Acesso em 12/06/2021]
CNE (2002). Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Resolução CNE/CES 11. Disponível em: [Link]. [Acesso em 12/06/2021]
Cordeiro, J. S., Almeida, N. N., Borges, M. N., Dutra, S. C., Valinote, O. L., & Pravia, Z. M. C. (2009). Um futuro para a educação em engenharia no brasil: desafios e oportunidades. Revista de Ensino de Engenharia, 27(3), 69–82. [GS Search]
Cunha Júnior, F. R. (2017). Atividades de monitoria: uma possibilidade para o desenvolvimento da sala de aula. Educação e Pesquisa, 43(3), 681–694. doi: 10.1590/S1517-9702201707154754 [GS Search]
Diesel, A., Martins, S. N., & Rehfeldt, M. J. H. (2018). Aproximações entre as metodologias ativas de ensino e as tecnologias digitais de informação e comunicação: uma abordagem teórica. Conexões-Ciência e Tecnologia, 12(1), 38–44. doi: 10.21439/conexoes.v12i1.1074 [GS Search]
Dourado, L. F., & Oliveira, J. F. (2009). A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cadernos Cedes, 29(78), 201–215. [GS Search]
Figuerêdo, J. S. L., Mascarenhas, R. S., & Bittencourt, R. A. (2017). Disseminando a aprendizagem colaborativa atraves do ambiente canvas. CoRR, abs/1709.07537. Disponível em: [Link]. [Acesso em 03/07/2021]
Freire, P. (2011). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa (1st ed.). Paz e Terra. [Paulo Freire 1996 Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa]
Frison, L. M. B. (2016). Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, 27(1), 133–153. [GS Search]
Gadotti, M. (2010). Qualidade na educação: uma nova abordagem. Produção de terceiros sobre Paulo Freire; Série Livros. [GS Search]
Galvani, D., Silva, B. C., Menezes, B. M., Galvani, D. Z., & Firpo, P. F. (2017). Monitorias em projeto pedagógico no ensino superior: Um relato de experiência. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 9(1). [GS Search]
Gatti, B. A. (2016). Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista internacional de formação de professores, 1(2), 161–171. [GS Search]
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (Vol. 4). Atlas São Paulo. Disponível em: [link]. [Acesso em 27/08/2021]
Godoy, E., & Almeida, E. (2017). A evasão nos cursos de Engenharia e a sua relação com a Matemática: uma análise a partir do COBENGE. Educação Matemática Debate, 1(3), 339–361. doi: 10.24116/emd25266136v1n32017a05. [GS Search]
Günther, H. (2006). Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia: teoria e pesquisa, 22(2), 201–209. doi: 10.1590/S0102-37722006000200010 [GS Search]
Guzdial, M. J., & Ericson, B. (2009). Introduction to computing and programming in python, a multimedia approach (2nd ed.). USA: Prentice Hall Press. [GS Search]
INEP (2010). Trajetória e estado da arte da formação em engenharia, arquitetura e agronomia–volume i: Engenharias. Disponível em: [link]. [Acesso em 12/06/2021]
INEP (2017). Censo da educação superior: notas estatísticas 2017. Disponível em: [link]. [Acesso em 12/06/2021]
Lins, L. F., Ferreira, L. M. C., Ferraz, L. V., & Carvalho, S. S. G. (2009). A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. IX Jornada de ensino, pesquisa e extensão. [GS Search]
Lira, M. O., Nascimento, D. Q., Silva, G. C. L., & Maman, A. S. (2015). Contribuições da monitoria acadêmica para o processo de formação inicial docente de licenciandos em ciências biológicas da UEPB. In 2º Congresso Nacional de Educação (CONEDU). [GS Search]
Lourenço, M. R., & Machado, J. (2017). Aprender juntos: projeto de apoio curricular entre pares. Revista Portuguesa de Investigação Educacional(17), 124–145. [GS Search]
Magalhães, L. D., Januário, I. S., & Maia, A. K. F. (2014). A monitoria acadêmica da disciplina de cuidados críticos para a enfermagem: um relato de experiência. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, 12(2), 556–565. doi: 10.5892/ruvrd.v12i2.1610 . [GS Search]
Martinelli, C. S., & Bartholomeu, D. (2007). Escala de motivação acadêmica: uma medida de motivação extrínseca e intrínseca. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, 6(1), 21–31. [GS Search]
Matoso, L. M. L. (2014). A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. CATUSSABA-ISSN 2237-3608, 3(2), 77–83. Disponível em: [Link]. [Acesso em 12/06/2021]
Mazur, E. (1999). Peer instruction: A user’s manual. American Journal of Physics, 67(4), 359-360. doi: 10.1119/1.19265. [GS Search]
Nascimento, F. B., & Barletta, J. B. (2011). O olhar do docente sobre a monitoria como instrumento de preparação para a função de professor. Rev Cereus, 3(1), 57–75. Disponível em: [Link]. [Acesso em 12/06/2021]
Pelizzari, A., Kriegl, M. L., Baron, M. P., Finck, N. T. L., & Dorocinski, S. I. (2002). Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista PEC, 2(1), 37–42. [GS Search]
Pereira, F. I. (2017). Aprendizagem por pares e os desafios da educação para o senso crítico. International Journal on Active Learning, 2(1), 6–12. doi: 10.15202/25262254.2017v2n1p6 [GS Search]
Piva Júnior, D., & Freitas, R. L. (2010). Estratégias para melhorar os processos de abstração na disciplina de algoritmos. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-sbie). [GS Search]
Reis, V. W., Cunha, P. J., & Spritzer, I. (2012). Evasão no ensino superior de engenharia no brasil: um estudo de caso no cefet/rj. In Xl Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Belém do Pará. [GS Search]
Ribeiro, L., Foss, L., & Cavalheiro, S. A. C. (2017). Entendendo o pensamento computacional. CoRR, abs/1707.00338. Retrieved from [Link]. [GS Search]
Robins, A., Rountree, J., & Rountree, N. (2003). Learning and teaching programming: A review and discussion. Computer Science Education, 13(2), 137-172. doi: 10.1076/csed.13.2.137.14200. [GS Search]
Santana, B. L., Figuerêdo, J. S. L., & Bittencourt, R. A. (2017). Motivação de estudantes nonmajors em uma disciplina de programação. In Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre, RS, Brasil: SBC. doi: 10.5753/wei.2017.3545. [GS Search]
Severino, A. J. (2009). Expansão do ensino superior: contextos, desafios, possibilidades. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 14(2), 253–266. [GS Search]
Silva, A. S. P., Bueno, M. R. P., Amaral, M. A. F., Sellmann, M. Z., & Koehler, S. M. F. (2012). Inovação didática-projeto de reflexão e aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior: uma experiência com “peer instruction”. Janus, 9(15). [GS Search]
Silva, E. L., & Menezes, E. M. (2001). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. [GS Search]
Silva, J. B. (2020). A teoria da aprendizagem significativa de david ausubel: uma análise das condições necessárias. Research, Society and Development, 9(4), e09932803–e09932803. doi: 10.33448/rsd-v9i4.2803 [GS Search]
Silveira, E., & Sales, F. (2016). A importância do programa de monitoria no ensino de biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). In CID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, 7(1), 131–149. doi: 10.11606/issn.2178-2075.v7i1p131-149 [GS Search]
Tarouco, L. M. R., Roland, L. C., Fabre, M. C. J. M., & Konrath, M. L. P. (2004). Jogos educacionais. RENOTE: revista novas tecnologias na educação, 2(1). doi: 10.22456/1679-1916.13719 [GS Search]
Tavares, R. (2004). Aprendizagem significativa. Revista conceitos, 10(55). [GS Search]
UEFS (2010). Resolução consepe resolução consepe 208/2010. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE. Disponível em: [link]. [Acesso em 12/06/2021]
UEFS (2021). Monitoria. Disponível em: [Link]. [Acesso em 12/06/2021]
Vasconcelos, C., Praia, J. F., & Almeida, L. S. (2003). Teorias de aprendizagem e o ensino/aprendizagem das ciências: da instrução à aprendizagem. Psicologia escolar e educacional, 7(1), 11–19. doi: 10.1590/S1413-85572003000100002 [GS Search]
Watson, C., & Li, F. W. (2014). Failure rates in introductory programming revisited. In Proceedings of the 2014 conference on innovation & technology in computer science education (p. 39–44). New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. doi: 10.1145/2591708.2591749. [GS Search]
Zanetti, H., & Oliveira, C. (2015). Práticas de ensino de programação de computadores com robótica pedagógica e aplicação de pensamento computacional. In Anais dos workshops do congresso brasileiro de informática na educação (Vol. 4, p. 1236). doi: 10.5753/cbie.wcbie.2015.1236. [GS Search]
Arquivos adicionais
Published
Como Citar
Issue
Section
Licença
Copyright (c) 2021 José Solenir Lima Figuerêdo, Jussara Gomes Machado, Samuel Vitório Lima, Cláudio Sérgio da Silva Cerqueira, Claudia Pinto Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.