Percepção do Ensino-Aprendizagem da Monitoria de Algoritmos e Programação em Cursos de Engenharia na Perspectiva de Estudantes, Monitores e Professores

Authors

  • José Solenir Lima Figuerêdo Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0003-1892-3455
  • Jussara Gomes Machado Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Samuel Vitório Lima Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Cláudio Sérgio da Silva Cerqueira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Claudia Pinto Pereira Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0002-2552-2089

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2021.2126

Keywords:

Monitoria, ensino-aprendizagem, aprendizagem em pares, aprendizagem colaborativa, monitoria em engenharia, experiência com docência

Abstract

A monitoria é caracterizada como uma modalidade de ensino e aprendizagem que auxilia na formação integrada dos estudantes. É considerada como uma oportunidade dos monitores desenvolverem habilidades relacionadas à docência, além de aprofundar conhecimentos na área específica. Contudo, a sua ação efetiva depende de muitos fatores que vão desde o interesse particular dos estudantes “monitorados” até à colaboração do professor da disciplina com o monitor. Assim, refletir e compreender como os estudantes “monitorados”, estudantes monitores e professores enxergam a monitoria constitui-se uma atividade fundamental, especialmente para impulsionar melhorias. Deste modo, este estudo relata a experiência vivenciada por esses três diferentes atores, participantes de um projeto de monitoria que auxilia disciplinas que envolvem tópicos relacionados à lógica e ao raciocínio matemático, notadamente à programação de computadores. Os resultados revelam que, embora os estudantes “monitorados” tenham consciência da importância da monitoria, muitos não sentem a necessidade de procurar o monitor, muitas vezes recorrendo à internet e aos colegas para sanarem suas dúvidas. Além disso, os estudantes consideraram as disciplinas apoiadas pela monitoria como essenciais para alcançar seus objetivos profissionais, e acham a profissão de Computação divertida. Considerando os monitores, os nossos resultados revelaram que “Contribuir significativamente com o processo de aprendizagem de outros estudantes” e o “Interesse em ingressar na vida acadêmica/docente” são os principais motivos que levam os estudantes a entrarem no projeto de monitoria. Também indicaram que a monitoria permitiu melhorar suas estratégias de ensino, o conhecimento sobre linguagens de programação e a oralidade. Com relação aos professores, os nossos resultados mostram que os professores enxergam o projeto de monitoria como um recurso importante no processo de aprendizado do estudante. Contudo, verificou-se que, embora os professores estejam abertos ao projeto de monitoria, ainda falta uma maior interatividade entre esses e o estudante monitor.

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Arquivos adicionais

Published

2021-12-22

Como Citar

FIGUERÊDO, J. S. L.; MACHADO, J. G.; LIMA, S. V.; CERQUEIRA, C. S. da S.; PEREIRA, C. P. Percepção do Ensino-Aprendizagem da Monitoria de Algoritmos e Programação em Cursos de Engenharia na Perspectiva de Estudantes, Monitores e Professores. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 1433–1462, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.2126. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2126. Acesso em: 22 dez. 2024.

Issue

Section

Edição Especial :: EduComp 2021