Prática do Pensamento Computacional e da Aprendizagem Criativa na Língua Inglesa utilizando o Scratch: uma sequência didática
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2866Keywords:
Pensamento Computacional, Scratch, Aprendizagem Criativa, Programação de Computadores, Ensino FundamentalAbstract
É crescente o número de iniciativas de Pensamento Computacional (PC) na escola em diversos países. Entretanto, o Brasil ainda carece de ações que implementem tal prática. No país, foi criada uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que visa assegurar o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns. O documento define as principais diretrizes da educação básica, visando promover o desenvolvimento dos alunos de forma igualitária. Dentre as habilidades, estão a programação e a Língua Inglesa, que podem ser uma alternativa para a prática do PC. Este trabalho apresenta uma sequência didática de aulas de programação em Inglês, com Scratch, para estudantes do Ensino Fundamental I, aplicando a metodologia de Ensino de Segunda Língua Baseado em Conteúdo junto com elementos da Aprendizagem Criativa. Este design de experimento foi resgatado dos planos de aula de 2018, que foram reestruturados e reclassificados de acordo com a Taxonomia de Bloom revisada, para a proposição de uma sequência didática. A partir dela e de sua reestruturação, foi possível analisar a evolução dos níveis hierárquicos do domínio cognitivo e da complexidade dos projetos desenvolvidos, além de mostrar que é possível praticar uma segunda língua ou qualquer outro conteúdo enquanto se aprende programação. Também foi possível experimentar um projeto livre, com estudantes do quarto ano, utilizando o Scratch na perspectiva da Aprendizagem Criativa. Neste experimento piloto, observou-se que, quando os estudantes têm a oportunidade de fazer algo de interesse próprio, com paixão e em equipe, eles ficam mais engajados na criação do projeto e alcançam níveis diferentes da aprendizagem criativa, por vezes até maior do que desenvolveriam em um projeto pré-definido pelo professor.
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