"O Jogo é a Prova!": um relato sobre o uso de jogo educacional articulado ao raciocínio computacional nos Anos Finais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2025.3323Keywords:
Intencionalidade Pedagógica, Habilidades e Competências, Ensino de Computação, Design de Jogos, Protagonismo DiscenteAbstract
O ensino da Computação nas escolas é geralmente confundido com as aulas instrumentais de informática, em que são apresentadas tecnologias para uso cotidiano ou em outras disciplinas escolares. Sendo, portanto, aulas em que não há necessariamente construção de conceitos, mas compreensão de técnicas ou tecnologias. Porém, a Computação apresenta um conjunto de conceitos e métodos não limitantes, potencialmente favorecedores do desenvolvimento de importantes competências de formação humana. Parte desse conjunto conceitual e metodológico tem sido chamado de Raciocínio Computacional (RC). Este artigo apresenta uma experiência de como práticas didáticas minuciosamente construídas com suporte das habilidades do RC, e a construção de um jogo de tabuleiro utilizado para o ensino da Língua Portuguesa no 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, puderam contribuir para a ampliação do repertório metodológico docente, bem como os efeitos da intencionalidade pedagógica quanto ao uso do RC no protagonismo discente. Nos resultados iniciais observados dessa experiência, encontramos evidências de que a proposta didática possibilitou, na perspectiva docente, desenvolvimento e uso de habilidades diretas e transversais do RC, e de habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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