Projeto e avaliação de um jogo sério desenvolvido para apoiar o aprendizado sobre a cultura brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2023.3385Keywords:
Cultura Brasileira, Educação, Jogos SériosAbstract
A cultura é um dos elementos mais importantes para uma sociedade. Entretanto, muitos conteúdos culturais são difíceis de serem preservados e acabam sendo esquecidos. O rápido avanço computacional das últimas décadas amenizou esse problema, por exemplo, por meio dos jogos digitais, que se popularizaram e se difundiram não apenas como artefatos de entretenimento, mas também para a educação. Destaca-se que, revisando a literatura observa-se a existência de pesquisas que foram feitas sobre a atuação dos jogos sérios como ferramentas para o ensino de conteúdos culturais. Tal fato permite a catalogação de modelos e frameworks que auxiliam o desenvolvimento dos jogos sérios para esse fim. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo projetar e desenvolver protótipo de jogo sério para ensinar o comportamento de “caracterizar elementos culturais de estados brasileiros”, bem como avaliar evidências preliminares de usabilidade, engajamento e potencial eficiência para o ensino desse comportamento. Como caso de uso, optou-se por trabalhar no jogo os elementos culturais relacionados à culinária, monumentos históricos e história de cidades. Com base em frameworks atuais, foi construído um Game Design e desenvolveu-se um protótipo por meio do motor de jogos Unity. Posteriormente, juízes, que representam o público-alvo, avaliaram usabilidade, engajamento e potencial eficiência do protótipo. Como resultado, verificou-se que o protótipo foi positivamente avaliado pelos juízes e pode se tornar uma ferramenta auxiliar no ensino da cultura brasileira. Estudos futuros precisam testar o protótipo com participantes, buscando comparar conhecimento antes da aplicação do jogo e após, de modo a avaliar a sua eficiência para o ensino.
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