Aplicação do Ensino Híbrido na busca pela aprendizagem significativa em alunos do Ensino Médio brasileiro: estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3791Keywords:
Ensino híbrido, Aprendizagem significativa, Tecnologias digitais da informação e comunicaçãoAbstract
Na era digital em constante evolução, as abordagens educacionais tradicionais estão se adaptando às necessidades da geração nativa digital. O ensino híbrido, que combina presencial e on-line, oferece flexibilidade e engajamento. Este artigo explora a interseção entre o ensino híbrido e a aprendizagem significativa, destacando sua complementaridade. A aprendizagem significativa envolve a construção ativa de conhecimento, enquanto o ensino híbrido personaliza a educação. A sinergia entre eles é poderosa, pois permite aos alunos conectar novos conteúdos a experiências anteriores. O artigo descreve como essa abordagem é aplicada no Ensino Médio do Brasil, utilizando uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte. Primeiramente, foram definidos descritores de busca, como "ensino híbrido" e suas variações, para orientar as pesquisas. Em seguida, escolheu-se plataformas online representativas. Foram estabelecidos critérios de seleção, priorizando artigos revisados por pares e teses/dissertações. A análise dos materiais foi sistematizada, incluindo informações como ano de publicação, autoria, tipo de publicação, escola, modelos híbridos utilizados, metodologia de pesquisa, áreas de conhecimento e objetivos relacionados à aprendizagem significativa. O estudo da aplicação do ensino híbrido com base na aprendizagem significativa revelou a escassez de pesquisas, com destaque para a recente abordagem do tema. Os trabalhos indicam a reflexão dos professores sobre suas práticas, especialmente em programas de pós-graduação. Há a necessidade de mais estudos voltados para a Educação Básica, Profissional e Tecnológica (EBTT) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Alguns autores aplicaram o ensino híbrido, influenciados pela pandemia da COVID-19. A sala de aula invertida foi o modelo mais comum, mas a rotação por estações também se mostrou amplamente usada. Personalização do ensino e avaliação adequada são áreas que requerem mais estudos. A aplicação do ensino híbrido em cursos inteiros é uma área a explorar, assim como a adaptação durante a pandemia mostrou ser valiosa para a educação.
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