Aplicação do Ensino Híbrido na busca pela aprendizagem significativa em alunos do Ensino Médio brasileiro: estado da arte

Authors

  • Andréia Ambrósio-Accordi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Viamão https://orcid.org/0000-0001-6247-9852
  • Marcelo Augusto Rauh Schmitt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Porto Alegre https://orcid.org/0000-0003-1290-5029
  • Silvia de Castro Bertagnolli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Porto Alegre https://orcid.org/0000-0001-7495-6636
  • Iury de Almeida Accordi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Viamão https://orcid.org/0000-0002-3458-998X

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2024.3791

Keywords:

Ensino híbrido, Aprendizagem significativa, Tecnologias digitais da informação e comunicação

Abstract

Na era digital em constante evolução, as abordagens educacionais tradicionais estão se adaptando às necessidades da geração nativa digital. O ensino híbrido, que combina presencial e on-line, oferece flexibilidade e engajamento. Este artigo explora a interseção entre o ensino híbrido e a aprendizagem significativa, destacando sua complementaridade. A aprendizagem significativa envolve a construção ativa de conhecimento, enquanto o ensino híbrido personaliza a educação. A sinergia entre eles é poderosa, pois permite aos alunos conectar novos conteúdos a experiências anteriores. O artigo descreve como essa abordagem é aplicada no Ensino Médio do Brasil, utilizando uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte. Primeiramente, foram definidos descritores de busca, como "ensino híbrido" e suas variações, para orientar as pesquisas. Em seguida, escolheu-se plataformas online representativas. Foram estabelecidos critérios de seleção, priorizando artigos revisados por pares e teses/dissertações. A análise dos materiais foi sistematizada, incluindo informações como ano de publicação, autoria, tipo de publicação, escola, modelos híbridos utilizados, metodologia de pesquisa, áreas de conhecimento e objetivos relacionados à aprendizagem significativa. O estudo da aplicação do ensino híbrido com base na aprendizagem significativa revelou a escassez de pesquisas, com destaque para a recente abordagem do tema. Os trabalhos indicam a reflexão dos professores sobre suas práticas, especialmente em programas de pós-graduação. Há a necessidade de mais estudos voltados para a Educação Básica, Profissional e Tecnológica (EBTT) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Alguns autores aplicaram o ensino híbrido, influenciados pela pandemia da COVID-19. A sala de aula invertida foi o modelo mais comum, mas a rotação por estações também se mostrou amplamente usada. Personalização do ensino e avaliação adequada são áreas que requerem mais estudos. A aplicação do ensino híbrido em cursos inteiros é uma área a explorar, assim como a adaptação durante a pandemia mostrou ser valiosa para a educação.

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Arquivos adicionais

Published

2024-08-08

Como Citar

AMBRÓSIO-ACCORDI, A.; SCHMITT, M. A. R.; BERTAGNOLLI, S. de C.; ACCORDI, I. de A. Aplicação do Ensino Híbrido na busca pela aprendizagem significativa em alunos do Ensino Médio brasileiro: estado da arte. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 32, p. 422–449, 2024. DOI: 10.5753/rbie.2024.3791. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3791. Acesso em: 3 dez. 2024.

Issue

Section

Artigos